“Oribeira” assume liderança do Super GT

106YOS_7500
Mais um pódio para João Paulo de Oliveira e Hironobu Yasuda no Super GT: dupla do Nissan #12 assumiu a liderança do campeonato

RIO DE JANEIRO – Mesmo sem conquistar vitórias nas quatro primeiras provas da temporada, o brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Hironobu Yasuda são os novos líderes do Super GT. Largando da 8ª colocação, a dupla do Nissan GT-R #12 da equipe Calsonic Team Impul contou com uma excelente performance ao longo das 66 voltas da disputa. E apesar dos 54 kg adicionais por conta do desempenho nas corridas anteriores, “Oribeira” e Yasuda completaram num ótimo 3º lugar. Com o segundo pódio no ano – o outro foi também em Fuji na prova de 500 km de percurso – eles chegaram a 38 pontos, superando os antigos líderes Andrea Caldarelli/Ryo Hirakawa, que terminaram apenas em décimo-segundo.

SYO_9064
Sem lastro extra, Michael Krumm e Daiki Sasaki conquistaram a primeira vitória do Nissan da Kondo Racing em 2015

A vitória, de forma tão espetacular quanto surpreendente, foi do Nissan GT-R da D’Station Advan Kondo de Daiki Sasaki/Michael Krumm, este em seu retorno ao campeonato após participar do desenvolvimento do fracassado (até aqui) protótipo GT-R LM Nismo. Sem lastro adicional, posto que o #24 vinha sem marcar ponto algum nas três primeiras provas, a dupla largou em 6º e contou com uma estratégia eficiente e o bom desempenho dos pneus Yokohama para cruzar com 4″704 de vantagem para Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura, que largaram da pole position com o Lexus RC-F da ZENT Cerumo.

A boa performance da dupla Kosuke Matsuura/Tomoki Nojiri, com o Honda NSX Concept GT da ARTA, equipe do ex-píloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki, que largou em 2º no grid, não resultou na disputa. A dupla foi a única da GT500 que não viu a quadriculada. O melhor carro da marca chegou em 5º com Naoki Yamamoto/Takuya Izawa, logo adiante de Takashi Kogure/Oliver Turvey.

201EXR_5192
O Honda CR-Z da ARTA levou a melhor na divisão GT300, que contou com 29 carros na pista de Fuji

Na GT300, porém, a ARTA levou a melhor com seu modelo Honda CR-Z dotado de sistemas híbridos. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi largaram da pole, conquistada na qualificação apesar dos 32 kg extras em seu carro e dominaram praticamente toda a corrida, ganhando com 9″310 de vantagem para o Mercedes-Benz SLS AMG GT3 de Haruki Kurosawa/Naoya Gamou, da Leon Racing. Outra “Gaivotinha” chegou em 3º lugar, com Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim.

205EXR_5122
Pódio para Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka: a dupla do Mercedes da Gainer está em 5º no campeonato

André Couto e seu parceiro Katsumasa Chiyo completaram em sexto com o Nissan da Gainer Tanax. Com o resultado, o português nascido em Macau segue na liderança da classificação com 44 pontos, seis a mais que Kazuki Hoshino/Mitsunori Takaboshi. A dupla da B-MAX sofreu um tremendo revés na prova deste fim de semana, abandonando sem ter completado sequer a primeira volta. A vitória deu a Takagi/Kobayashi a 3ª colocação na tabela, com 36 pontos.

A próxima etapa do Super GT será a 44ª edição dos tradicionais 1000 km de Suzuka, no dia 30 de agosto. Com pontuação diferenciada, a prova será fundamental para quem tem pretensões de título. Uma vitória garante 25 pontos contra os 20 das corridas normais do calendário. Sem dúvida, um handicap bastante importante.

A classificação do campeonato após a 4ª etapa é esta:

GT500

1. João Paulo de Oliveira/Hironobu Yasuda – 38 pontos
2. Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda – 34
3. Andrea Caldarelli/Ryo Hirakawa – 30
4. Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura – 26
5. Satoshi Motoyama/Masataka Yanagida – 24
6. Koudai Tsukakoshi/Hideki Mutoh – 22
7. Naoki Yamamoto/Takuya Izawa – 21
8. Daiki Sasaki e Michael Krumm – 20
10. Kazuya Oshima/Yuji Kunimoto – 19
11. Daisuke Ito/James Rossiter e Kohei Hirate/Heikki Kövalainen – 18
13. Takashi Kogure/Oliver Turvey – 14
14. Kosuke Matsuura/Tomoki Nojiri e Juichi Wakisaka/Yuhi Sekiguchi – 8

GT300

1. André Couto – 44 pontos
2. Kazuki Hoshino/Mitsunori Takaboshi – 38
3. Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi – 36
4. Koki Saga/Yuichi Nakayama – 32
5. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 30
6. Katsumasa Chiyo – 29
7. Haruki Kurosawa/Naoya Gamou – 25
8. Jörg Müller/Seiji Ara – 16
9. Ryuchiro Tomita e Takeshi Tsuchiya/Takamitsu Matsui – 15
11. Morio Nitta/Shigekazu Wakisaka e Nobuteru Taniguchi/Tetsuya Kataoka – 12
13. Richard Lyons/Tomonobu Fujii e Takuto Iguchi/Hideki Yamauchi – 11
15. Shinya Hosokawa e Christian Mamerow – 9
17. Kota Sasaki – 8
18. Manabu Orido e Kimiya Sato – 4
20. Alexandre Imperatori/Kenta Yamashita – 3
21. Hisashi Wada/Masaki Jyonai e Akira Iida/Hiroki Yoshimoto – 1

Comentários