MENU

9 de setembro de 2015 - 16:32United Sports Car Championship

38 carros confirmados para o TUSC em Austin

2014-COTA-9-Photo-Paul-Rtan-cua-JanMagnussen-site

O grid da próxima etapa do Tudor United SportsCar em Austin terá 38 carros

RIO DE JANEIRO - O Circuito das Américas (COTA) vai receber novamente dose dupla de Endurance: no próximo dia 19, teremos a 5ª etapa do Campeonato Mundial (FIA WEC) e a penúltima etapa do Tudor United SportsCar Championship (TUSC). A IMSA, organizadora do certame, divulgou hoje a prévia da lista de inscritos, que traz um plantel melhor que o aguardado: 38 carros estão confirmados para a prova de Austin.

Embora constem da relação o #7 da Starworks (classe Prototype) e o #58 da Wright Motorsports (classe GTD), tudo indica que esses dois carros não disputarão o evento texano e assim teremos nove bólidos da classe Prototype, outros nove da Prototype Challenge, oito da GTLM e doze da GTD.

Lista de inscritos do Lone Star Le Mans

A divisão PRO-AM dos modelos Grã-Turismo é a que apresenta mais novidades para Austin: além da volta da Flying Lizard Motorsports, ausente desde a etapa de Laguna Seca, há a estreia da Lone Star Racing, com um Dodge Viper GT3-R alinhado para o texano Dan Knox e o belga Marc Goossens. É o mesmo carro que foi visto no Pirelli World Challenge neste ano. Os Lagartos Voadores voltam com Mike Vess e Jason Hart a bordo.

Na PC, a Starworks inscreve um segundo carro, para Mike Hedlund/Alex Popow, enquanto no #8 o holandês Renger Van der Zande não tem ainda anunciado o seu companheiro para o fim de semana. A BAR1 volta a alinhar com dois carros: Todd Slusher/Jon Falb correrão juntos novamente no #16 e o #61 traz um estreante – o texano Don Yount – ao lado do experiente Ryan Lewis, que já correu com o protótipo Oreca FLM09 outras vezes.

Na Performance Tech, Conor Daly regressa ao volante do #38 com James French – o que não era esperado, pois o filho do ex-Fórmula 1 Derek Daly não tinha esta aparição prevista no seu calendário de corridas. E a JDC/Miller Motorsports traz o jovem Matt McMurry para competir com Mikhail Goikhberg.

O plantel da Prototype traz como novidades em relação às últimas provas a inscrição dos dois protótipos Mazda SLR14 com motor Turbodiesel, embora o #70 de Tristan Nunez/Jonathan Bomarito esteja ausente desde a prova de Laguna Seca. O DeltaWing DWC13 participará da corrida, ao contrário do que aconteceu no ano passado. E a Michael Shank Racing traz uma decoração diferente para seu Ligier JS P2 HPD em homenagem ao britânico Justin Wilson, recém-falecido.

Restando duas etapas, a situação do campeonato da Prototype traz Michael Valiante/Richard Westbrook na liderança com 248 pontos, somente um a mais que os atuais campeões João Barbosa/Christian Fittipaldi. Dane Cameron/Eric Curran, que venceram na corrida anterior em Road America, são a surpresa da temporada: estão em 3º no campeonato, dois pontos atrás dos líderes. Oswaldo Negri e seu parceiro John Pew ocupam o 6º lugar, já sem chance de título, com 221.

Na Prototype Challenge, o panorama é favorável a Jonathan Bennett/Colin Braun. Os atuais campeões têm cinco pontos de frente para Mike Guasch/Tom Kimber-Smith (253 a 248). É difícil apontar outra dupla com chance: a matemática não é favorável para Bruno Junqueira/Chris Cumming, que seguem em 3º lugar com 242. A GTLM mudou seu panorama após a etapa do Virginia International Raceway, com Patrick Pilet isolado na liderança. O francês soma 248 pontos, cinco à frente de Antonio Garcia/Jan Magnussen e oito a mais que Bill Auberlen/Dirk Werner.

A dinamarquesa Christina Nielsen tem grandes chances de conquistar um título histórico na divisão GTD. Para isso, a piloto da TRG-AMR precisa ampliar ou manter os seis pontos de vantagem para Townsend Bell/Bill Sweedler, da Scuderia Corsa. Christopher Haase/Dion Von Moltke, que estão em 3º lugar com oito pontos, também reúnem chances.

Três dos pilotos inscritos no TUSC vão também correr no WEC: Pierre Kaffer, pela ByKolles, com o CLM P1/01 AER Biturbo; Patrick Pilet pela equipe oficial da Porsche e Earl Bamber, na Abu Dhabi-Proton, ambos com Porsche 991 RSR. E os quatro brasileiros confirmados são Christian Fittipaldi, Oswaldo Negri, Bruno Junqueira e o gaúcho Pierre Kleinubing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>