Brasileiro no pódio no Mundial de Kart

265064_544176_ksp_106_7608
Caio Collet teve ótima participação no Mundial de Kart da categoria KF-Junior e foi ao pódio neste domingo com o 3º lugar (Foto: KSP-Kartcom/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – O Brasil voltou a figurar na elite do kartismo mundial neste fim de semana, durante a disputa do Mundial das categorias KF e KF-Junior, na pista de La Conca, localizada no sul da Itália, em Lecce. Com quatro pilotos inscritos no evento, dois deles foram para a prova final deste domingo, terminando entre os dez melhores – e um deles foi ao pódio.

Caio Collet terminou a prova final da KF-Junior num excelente 3º lugar, atrás do estadunidense Logan Sargeant e do francês Clément Novalak. Com um chassi Kosmic e motor Vortex, o jovem piloto fez um ótimo trabalho durante o evento que contou com quase 100 inscritos. Fez o 5º melhor tempo entre todos os participantes, foi quarto na primeira pré-final, o que o deixou em 7º lugar no grid da final, com participação de 34 kartistas. Seu desempenho na decisão foi ótimo: chegou a andar em segundo, mas acabou superado por Novalak e fechou mesmo em terceiro.

“A corrida final foi muito boa. Tive sorte e larguei muito bem. Fui pra terceiro e consegui abrir uma boa vantagem para o quarto colocado. Cheguei a passar o segundo, estive bem próximo do primeiro, mas ele levava um pouco de vantagem na reta. Na 15ª volta (de 21 voltas), acabei sendo ultrapassado e cai pra terceiro. Comecei a perder um pouco de ritmo, mas deu pra manter a terceira posição e estou muito feliz com este pódio”, declarou Collet, que além dos excelentes resultados no Europeu deste ano também conquistou o bicampeonato brasileiro e o Top Kart Brasil.

Um dos três brasileiros campeões mundiais de Kart, junto a Guga Ribas e Ruben Carrapatoso, Gastão Fráguas, manager de Caio Collet, comemorou o resultado. “Campeonato Mundial é sempre muito difícil. Então, por ser o primeiro, foi sem dúvida um resultado excelente. O Caio foi constante o final de semana inteiro e o terceiro lugar coroou todo o trabalho que fizemos ao longo do ano. Um ano de experiência internacional, grandes conquistas e títulos no Brasil”, analisou Fráguas.

Felipe Drugovich também teve boa atuação no Mundial de Kart em La Conca: com o mesmo equipamento de Collet (Kosmic/Vortex), foi 3º colocado na segunda pré-final, resultado que lhe deu o 6º lugar no grid da prova decisiva. Mas na corrida, acabou mesmo em 8º lugar, a milésimos do 6º colocado, beneficiado também por uma punição de 10 segundos imposta pelos comissários a um dos grandes favoritos, o dinamarquês Christian Lundgaard, que acabara em sétimo.

Os outros dois pilotos brasileiros inscritos na KF-Junior, Murilo e Marcel Della Colletta, ficaram em 25º e 33º nas suas pré-finais, respectivamente, o que os deixou de fora da final.

O top 10 da KF-Junior em La Conca:

1. Logan Sargeant (EUA) – FA Kart/Vortex – 21 voltas
2. Clément Novalak (FRA) – Tony Kart/Vortex – a 1″806
3. Caio Collet (BRA) – Kosmic/Vortex – a 2″229
4. Sami Worship (GBR) – FA Kart/Vortex – a 6″490
5. Sebastián Fernandez Wahbeh (VEN) – FA Kart/Vortex – a 9″967
6. Artem Petrov (RUS) – DR/TM Racing – a 10″343
7. Milen Ponomarenko (RUS) – Lenzokart/LKE – a 10″398
8. Felipe Drugovich (BRA) – Kosmic/Vortex – a 10″515
9. Nicola Abrusci (ITA) – Tony Kart/Vortex – a 11″411
10. Noah Watt (DEN) – FA Kart/Vortex – a 12″461

Comentários