Caras novas no WEC

O dinamarquês Nicolai Sylvest é um dos novos pilotos que disputarão o WEC nas 6h de Fuji, no próximo dia 11 de outubro

RIO DE JANEIRO – A próxima etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) terá dois novos pilotos na história da categoria: o dinamarquês Nicolai Sylvest, de apenas 18 anos de idade, vai para sua primeira aparição na competição após disputar a Fórmula 3 alemã ano passado e o Blancpain Endurance Series neste ano, com uma Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da Rowe Racing. Ele foi requisitado pela Larbre Competition para disputar no próximo dia 11 de outubro as 6h de Fuji, 6ª e antepenúltima etapa da temporada 2015.

Com estatura elevada para os padrões de um piloto de competição – perto de 2 metros de altura – Sylvest vai substituir o compatriota Kristian Poulsen, alijado do evento do Japão por motivos pessoais. O batismo de fogo do jovem nórdico a bordo do Chevrolet Corvette C7-R do time chefiado por Jack Lecomte  na classe LMGTE-AM acontecerá na companhia dos italianos Gianluca Roda e Paolo Ruberti – que chegam à marca de 30 participações no WEC, um feito que poucos pilotos do certame possuem.

A estreia de Sylvest aumenta a estatística de pilotos do país no Mundial de Endurance: além do mito Tom Kristensen e do próprio Kristian Poulsen, o rol de dinamarqueses no WEC tem ainda os irmãos Benny e Allan Simonsen (este já falecido), David Heinemeier-Hänsson, Marco Sørensen, Christoffer Nygaard, Nicki Thiim e Michael Christensen.

Na Aston Martin Racing, o alemão Roald Goethe estará mais uma vez ausente do volante do carro #96, que ele financia na temporada 2015 da classe LMGTE-AM. Substituído por Benny Simonsen na prova do COTA, ele dará lugar ao novato inglês Liam Griffin. O piloto de 41 anos vem de uma temporada no British GT, a bordo de um Aston Martin V12 Vantage da equipe Oman Racing Team, com o qual terminou o campeonato deste ano em 4º lugar.

Aliás, para nenhuma surpresa, a lista de entradas das 6h de Fuji contempla os mesmos 31 carros que disputaram a etapa de Austin. Outras novidades são a ausência de Nick Heidfeld no #12 da Rebellion Racing; a estreia de Chris Cumming pelo Team SARD Morand; a volta de Nick Tandy ao #47 da KCMG; e a participação de Stefan Mücke no Aston Martin #99 ao lado do brasileiro Fernando Rees e do britânico Alex MacDowall. É que Richie Stanaway estará disputando, no mesmo fim de semana da etapa japonesa do Mundial de Endurance, a rodada dupla de Sochi da GP2 Series, campeonato no qual o neozelandês ocupa o 13º lugar na classificação, com 42 pontos somados.

Comentários

  • É uma pena que não será possível assistir essas feras do endurance em Interlagos tão cedo, já que no calendário do ano que vem preferiram colocar uma prova a mais no México deixando a etapa brasileira de fora :(

  • Só uma curiosidade: O Stefan Mucke formava uma dupla sólida e tradicional com o Darren Turner. Também não notei a presença do #97 da Aston Martin no compacto do Cota no Fox Sports. Foi retirado??