Classe GTD vai pegar fogo nos EUA em 2016

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A segunda geração do Audi R8 LMS será uma das atrações da próxima temporada do WeatherTech SportsCar Championship na classe GTD em 2016

RIO DE JANEIRO – A IMSA vai ter uma dor de cabeça – das grandes – para equalizar inscritos do WeatherTech SportsCar Championship em 2016 na classe GTD (GT Daytona). Com a transformação desta categoria num regulamento próximo ao da FIA no que tange aos GT3, choverão interessados e o número de marcas novas pode aumentar consideravalmente, tornando a divisão mais atrativa para os pilotos, até porque a GTD é uma divisão Pro-Am, onde os gentlemen drivers pagam a conta.

Os novos carros que serão homologados, como a nova M6 da BMW, a recém-concebida versão do Audi R8 LMS e o Lamborghini Huracán vão dar um colorido e uma dinâmica diferenciada a uma divisão que começou forte em 2014 e definhou este ano por conta de um Balance of Performance (BoP) inconsistente, que afastou equipes. Sem contar os custos para manter uma equipe por toda uma temporada com pelo menos quatro provas longas – Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans. Não à toa, houve uma compreensível debandada para o Pirelli World Challenge.

Mas o panorama tem tudo para mudar e é o que o blog vai mostrar a partir de agora.

Porsche

Terá o novo modelo 911 GT3-R, baseado no 991 RSR. Duas equipes já confirmaram presença nesta classe – Alex Job Racing (provavelmente com os mesmos pilotos de 2015) e Black Swan Racing, esta com Tim Pappas e Nicky Catsburg. Mais duas escuderias devem encomendar carros do construtor de Weissach para a próxima temporada.

Previsão: de 4 a 6 carros

Audi

Até novembro, serão entregues a equipes dos EUA cinco encomendas da nova versão do modelo R8 LMS que estreou com sucesso nas séries Blancpain na Europa. A geração 2 do modelo de Ingolstadt será vista não só no WeatherTech SportsCar Championship como também no Pirelli Wold Challenge. Na série estadunidense de Endurance, o construtor germânico deve contar mais uma vez com a Paul Miller Racing e com outros clientes do programa Audi Sport Customer Racing.

Previsão: de 2 a 4 carros

BMW

Outra que vem com novidade: o modelo M6 GT3 vem para suceder a Z4 e a Turner Motorsport, tradicional cliente da marca de Munique nos EUA, já encomendou dois carros que estrearão em janeiro nas 24h de Daytona. Um deles deve fazer o campeonato completo e o outro alternará o Pirelli World Challenge com o Tequila Patrón North American Endurance Cup. Não está descartada a passagem de outro time para se tornar cliente dos bávaros.

Previsão: de 1 a 3 carros

Ferrari

O novo modelo F488 GTB com motor biturbo, que poderá ser adaptado tanto nas divisões LMGTE quanto para as séries GT3, fracassou nos testes de equalização da FIA em Ladoux, por problemas de superaquecimento e, por isso, não pôde ser avaliado. A Michelotto, ciente das falhas, deve continuar o desenvolvimento do carro até que o desempenho seja satisfatório. A Scuderia Corsa tem tudo para permanecer na categoria como cliente do construtor italiano. Possíveis participações da Spirit of Race (leia-se AF Corse) e até da R.Ferri Motorsports pelo menos em Daytona não estão descartadas.

Previsão: de 1 a 3 carros

Lamborghini

O modelo Huracán que fez sua estreia este ano no Blancpain Endurance Series vai aparecer em grande quantidade no WeatherTech SportsCar Championship. Duas equipes do Blancpain Super Trofeo nos EUA vão dar as caras: Change Racing e O’Gara Motorsports estão confirmadas para disputar a temporada 2016. A Konrad Motorsport, tradicional equipe europeia, deve pelo menos participar nas 24h de Daytona, assim como a Grässer Racing, escuderia que usa o modelo de Sant’Agata na Europa.

Previsão: de 4 a 5 carros

Lexus

Embora não tenha sido incluído no pacote de novos modelos GT3 que participaram do teste de equalização em Ladoux, o modelo RC-F da Lexus (leia-se Toyota) tem chance de figurar entre os inscritos da classe GTD do certame estadunidense em 2016. Uma equipe já existente da categoria estaria interessada em fazer a parceria com o construtor nipônico através da Toyota Racing Development (TRD).

Previsão: 2 carros

Mercedes-Benz

A marca da estrela de três pontas está em conversações com potenciais interessados em adquirir o modelo sucessor da SLS AMG GT3, que se despede das pistas ao fim deste ano. A nova Mercedes AMG GT3 poderá ser vista nos EUA em 2016, mas depende de interessados.

Previsão: de 1 a 2 carros

Nissan

Campeã do Blancpain Endurance Series e com boa passagem pelo Pirelli World Challenge, a marca japonesa deve ingressar no WeatherTech SportsCar Championship com seu “Godzilla” Nissan GT-R GT3 Nismo. A equipe Always Evolving demonstrou interesse em fazer as provas do Tequila Patrón North American Endurance Cup em paralelo com o Pirelli World Challenge.

Previsão: de 1 a 2 carros

SRT Viper

Embora o modelo SRT Viper GT3-R não tenha mais nenhum apoio oficial de fábrica, uma vez que a Fiat descontinuou todos os programas da Dodge para o Motorsport, a Riley Technologies deve permanecer no certame em 2016, graças ao interesse do piloto Ben Keating. Um carro proveniente de um time do Pirelli World Challenge deve, eventualmente, aparecer no grid.

Previsão: de 1 a 2 carros

Aston Martin

A equipe TRG está na mesma situação da Riley Technologies, pois não é considerada pela IMSA o que os ianques chamam de “automotive partner”, o que pode pôr em risco a presença do V12 Vantage GT3 no certame em 2016. Mas o construtor britânico deve trabalhar para que a parceria não fique a ver navios. E Buckler, por seu turno, quer continuar a parceria. Vamos ver o que teremos pela frente.

Previsão: de 1 a 2 carros

McLaren

Apesar das controvérsias com relação ao modelo 650S GT3 no Pirelli World Challenge, a marca britânica deve permanecer nos EUA através da K-PAX em parceria com a Flying Lizard. E pode ser que o carro que estreou este ano nas pistas tenha sua primeira participação como modelo GTD em 2016.

Previsão: de 2 a 3 carros

Bentley

O construtor britânico também pode ser uma das novidades para o WeatherTech SportsCar Championship no próximo ano, linkado a novos interessados num programa de participação com o modelo Continental GT3. A Dyson Racing, que disputa o PWC com carros da marca, não está interessada num possível retorno.

Previsão: de 1 a 2 carros

Comentários

  • Se as previsões se confirmarem poderemos ter até 36 carros (conta em cima das previsões acima pegando o número máximo)
    São DOZE construtores.
    Nada mal. Ter bons gentlemen drivers (que saibam dirigir) pagando a conta pode ser mais benéfico do que se imagina.

  • Vale salientar que daqui a uns dias já teremos um novo modelo para o Corvette ,mais pode-se se dizer que seria uma atualização do mesmo que já seria mostrada nos próximos dias. Quanto ao resto só tenho a ficar mais ansioso pelas próximas temporadas de Gran turismo em todas as categorias existentes e principalmente as citadas pelo nobre amigo Rodrigo Matar, obg pelo fantástico espaço e suas informações !

  • Se todas as inscrições se confirmarem será excelente e provavelmente um fortíssimo grid para o ano que vem. Para ficar perfeito faltava apenas a Ford apresentar uma versão/configuração GT3 para o novo GT e a Chevrolet também atualizar a versão Zo6, que normalmente é a que recebe a configuração GT3 nos Corvettes.