Direto do túnel do tempo (291)

plm98

RIO DE JANEIRO – Neste sábado, acontece a 18ª edição da Petit Le Mans, prova final da temporada 2015 do Tudor United SportsCar Championship, campeonato que a partir do ano que vem passa a se chamar WeatherTech SportsCar Championship. A prova disputada no circuito de Road Atlanta, em Braselton, cidade do estado da Geórgia, foi a primeira tentativa de reaproximação dos ianques do regulamento das 24h de Le Mans, graças a Don Panoz.

Foi por iniciativa dele que a prova foi realizada pela primeira vez e também a American Le Mans Series (ALMS) acabou criada no ano seguinte, em substituição ao IMSA GT Championship. A primeira Petit Le Mans, disputada no dia 11 de outubro de 1998, abriu espaço para carros de várias subclasses: correram protóitipos LMP1 enquadrados no regulamento do Automobile Club de l’Ouest (ACO) e da WSC; modelos grã-turismo LMGT1 e LMGT2 do ACO e os GT1, GT2 e GT3 do IMSA.

Largaram 29 carros entre 31 inscritos. O Porsche 911 GT1-98 #26 de Yannick Dalmas/Üwe Alzen/Allan McNish conquistou nos treinos a pole position com o tempo de 1’13″754, mas este carro acabou por sofrer um acidente na altura da 235ª volta, quando sofreu um voo cinematográfico com Dalmas no comando.

A vitória, após 391 voltas percorridas, foi da Ferrari 333SP de Eric Van de Poele/Wayne Taylor/Emmanuel Collard, alinhada pela Doyle-Risi Racing. Em segundo, completou o Porsche LMP1-98 de Michele Alboreto/Stefan Johansson/Jörg Müller e o Porsche 911 GT1-EVO de Thierry Boutsen/”Brilliant” Bob Wollek/Ralf Kelleners completou o pódio – dez voltas atrás dos dois primeiros.

Há 17 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários