É apenas um ensaio, mas…

11949439_10204964741301240_622471621717440595_n

RIO DE JANEIRO – … bem que podia se tornar realidade, não é mesmo?

Começaram a pipocar algumas imagens do que poderia vir a ser um protótipo LMP1 Híbrido a ser alinhado pela BMW no futuro. O que, aliás, colocaria mais fogo na briga de equipes oficiais de fábrica do Mundial de Endurance, que tem hoje Audi, Porsche e Toyota. E cabe lembrar que até os japoneses têm sua base de motorsport na Alemanha, em Colônia.

Já pensaram os bávaros no WEC? Seria demais!

Essa imagem foi roubartilhada do grande João Carlos Costa, jornalista que trabalha para o canal Eurosport em Portugal.

Comentários

    • Eu lembro de uma declaração do ex presidente da ferrari da F1, que a marca queria voltar a competir em le mans, mas ate entao eu nao vi nada, seria muito legal se isso acontecesse, e ainda mais se esse projeto da BMW for real.
      Muito bonito este prototipo da ferrari Jarno

      • De pensar que podem usar a experiencia na F1 dos motores HY pra desenvolver ou até mesmo adaptar ao LMP.

        Mas não acredito que a Ferrari crie uma divisão de endurance dentro de Maranello.

        Acho que os valores de desenvolvimento F1 – WEC seriam proibitivos.

      • Sinto informa-los Ferraristas de plantão ,a equipe de Maranello nunca venceu carros alemães na principal categoria do Endurance .É só consultar a história das competições . Para tristeza da minha origem materna que é italiana ,más infelizmente contra fatos não há argumentos ( 17 vitórias da Porsche , 12 da AUDI , 1 da B M W , 1 da Sauber Mercedes)

      • Caros Rafael e Matheus , eu também acho muito parecidos os carros tanto no W E C como nos formulas de rodas a descoberto ,más infelizmente é o preço que se paga pela aerodinâmica ser um dos itens mais importantes em um projeto hoje em dia ,foi-se (e a boa data) o tempo em que homens como Il Commendatore falavam que : Quem sabe fazer motor não precisa de muita aerodinâmica. Hoje (já a algum tempo) todos copiam aquele que esta demonstrado melhor desempenho e por isso estão quase todos muito parecidos. Eu particularmente esperava um desempenho bem melhor para o projeto Nissan ,mas quando vi que não se apresentaram em Silverstone e Spa percebi que algo não ia tão bem no projeto e em Le Mans vimos o vexame (pior que LM P 2) . tenho a opinião de que somente com tração dianteira o projeto fracassa pois pelo conhecimento que tenho aplicar um torque muito alto em roda de tração e direção é quase impossível pois ou você perde dirigibilidade ou perde tração (em saída de curva com rio pequeno , bem entendido! ou seja ; chicanes ; playstation 2 ,Michelin e Ford) , curvas ;Mulsane , Indianápolis , Anarge . praticamente a maioria das curvas de Le Mans) . No meu entendimento não poderia ter bons resultados mesmo , quando achava que teria tração nas quatro sob demanda ainda acreditava que poderia ser um divisor de águas ou quebrar paradigmas ,más só com tração dianteira ,foi um Blefe mal sucedido ,pois apostou na durabilidade e nem isto teve. Agora vamos convir que além de ruim de pista era um dos mais feios carros de competição que eu já vi ,O Panoz era estranho mas eu não o achava tão feio ,mas este Nissan ………………
        Bom final de semana e feriado a todos !

  • Cada dia que passa ouvimos mais boatos de equipes e montadoras rumando para o WEC.

    Olha o nível desse campeonato, Audi, Porsche numa grande briga, Toyota que errou a mão, mais já está vindo com um novo carro para 2016.
    Uma Nissan que falhou no desenvolvimento ao arriscar algo “novo”, as equipes independentes evoluindo, gostei muito de ver a Kolles terminando a corrida em P1.

    Na GT a Porsche que acredito que vai usar como base para seu novo carro de corrida o Cayman GT4 com motor central, uma vez que esse carro tem muitas partes compartilhadas do 911 e foi tão rápido quanto nos testes das revistas especializads (apenas um achismo tendo em vista a historia de a Porsche falar em usar um motor Central no seu novo carro de corrida.)

    ai temos a nova Ferrari, Ford GT, talvez a Corvette na Pro, Aston Martin que apesar de penalizada, ao meu ponto de ver injustamente pelo BoP, Sempre está ai e nunca ouvi falar deles deixarem o WEC

    Se o campeonato passou uma fase de desconfiança, essa fase foi superada e o campeonato tende a ter um crescimento, nos próximos anos.

    De longe o melhor campeonato do mundo.

    Só sinto falta das 12 horas de Sebring abrindo o calendário como era antigamente quando os LMP1 ainda corriam na ALMS.

  • É… WEC, Endurance, Daytona, Siebring, LeMans, Spa,…

    Isso sim é campeonato onde se desenvolve tecnologia para os carros dos consumidores.

    Não a porcaria da F1 e toda sua eletrônica besta que mal funciona na pista e quando funciona atrapalha a corrida de automóvel conduzidos por um ser humano…

    Graças a Deus tiraram o controle de largada… já haviam tirado o controle de tração. GLÓRIA A DEUS !!!

    Agora é no piloto, na sensibilidade, no fator humano, mesmo não tendo pedal de embreagem e sendo solta com a mão…

    Pra mim, teriam que colocar acelerador por cabo e embreagem também, assim eliminando tramóias eletrônicas que venham a ajudar a não errar…

    Por acaso algum carro de rua usa toda a parafernália Eletro_Hidro_Mecânica que faz largar automaticamente até atingir uma certa velocidade para o piloto aí sim inciar a conduzir o carro ???

    Dúvido…

    Quanto mais autorama melhor… mas sem ter a guia na frente pra andar enfileirados… ehehheheheehhe

    • Recentemente lendo Nigel Roebuck (jornalista britânico de automobilismo) ele citou Dan Gurney.
      Dan Gurney disse que a Fórmula Um acabou no dia em que puseram asas nos veículos (final da década de 1960).

  • Que venha a BMW então!

    E até já sonho com o trio provável da marca lá! Heidfeld/Farfus/Kubica(Assim ele pode bater a vontade sem correr muitos riscos,pois terá toda a segurança do mundo pra isso),

  • Eu virei fã da BMW quando vi uma 635 CSi verde no estacionamento de Interlagos, anos 70, nunca esqueci. E anos depois, ainda mais, quando fui na fábrica em Munique. E quando dirigi uma, pela primeira vez, a mais de 220 km/h na Autobahn perto de Colônia.
    Vibrei quando ganharam Le Mans em 99. Tomara que corram no WEC!

  • Que venha…será muito bem vindo o suposto novo LMP1…Sei não, mas parece que em pouco tempo o WEC roubará da F1 a chancela de “categoria maior do automobilismo”, por conta deste crescimento em todos os sentidos…O regresso da Porsche, Toyota já trabalhando o novo carro de 2016, a Ford investindo pesado no novo Ford GT, a Ferrari com a nova F488 GTB…pilotos cada vez mais interessados, como um tal de Fernando Alonso…o público de Nurburgring, que praticamente sepultou as chances de regresso do Brasil com Interlagos…para completar, só falta uma emissora de tv com disposição em transmitir, e não uma que apenas compra os direitos de transmissão para assegurar que outros não transmitam, como temos hoje no “canal onde não somos campeões”.