Latvala supera Meeke e lidera 1º dia do Rali da Austrália

Latvala-Australia

RIO DE JANEIRO – Em busca do impossível, Jari-Matti Latvala começa o Rali da Austrália, 10ª etapa do WRC, com vantagem sobre o companheiro de equipe e atual bicampeão Sébastien Ogier. Na verdade, uma vantagem de pouco menos de cinco segundos, o que é quase nada: o finlandês recuperou terreno para o então líder Kris Meeke, que fechara as quatro especiais da manhã de sexta com os melhores tempos no agregado. À tarde, o piloto da Volkswagen foi melhor, ganhando seis segundos e meio numa das especiais e Ogier se aproximou deles. Meeke está em 2º na geral, espremido entre os dois da casa de Wolfsburg e superado por apenas dois segundos.

Já um pouquinho mais longe da briga pelo primeiro lugar, vem o terceiro piloto Volkswagen: Andreas Mikkelsen segue sua difícil missão de comboiar os companheiros de equipe, trazendo a três segundos dele o melhor piloto Hyundai na sexta-feira, que foi o espanhol Dani Sordo. Ele e o neozelandês Hayden Paddon, por sinal, começaram o Rali da Austrália com força, liderando as duas primeiras etapas pela manhã, em dobradinha. Mas acabaram deixados para trás. Sordo alegou falta de visibiliade em Newry Long, o mesmo problema que afetou Meeke, enquanto Paddon saiu do primeiro dia convencido de que algo quebrara em seu i20, pois o comportamento do carro era, segundo o piloto, “muito estranho”.

Thierry Neuville vem na 7ª posição, distante 22 segundos de Sordo e a quase doze de Paddon – sem dúvida, um começo pouco auspicioso para o belga. Atrás dele está Ött Tanak, com o Ford Fiesta da M-Sport. O estoniano inclusive chegou a rodopiar num dos trechos cronometrados, queixando-se também de problemas no diferencial de seu carro.

Stéphane Lefévbre vinha num convincente 9º lugar, substituindo de última hora o norueguês Mads Østberg na Citroën. Mas quebrou a suspensão de seu carro ao chocar-se com uma rocha à margem da estrada no trecho de Newry Long. Desconfortável com o carro e vítima de um furo de pneu logo no início, o galês Elfyn Evans herdou a posição, trazendo em 10º o italiano Lorenzo Bertelli. Nasser Al-Attiyah despontou no primeiro dia como o mais rápido entre os pilotos do WRC2.

Classificação após o 1º dia:

1. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) – 1.15’29”1
2. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 2”0
3. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 4”6
4. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 12”9
5. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) – 15”9
6. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 25”5
7. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) – 37”2
8. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 40”2
9. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 2’21”8
10. Bertelli-Granai (Ford Fiesta RS Wrc) – 3’37”9

Comentários