MC Tubarão vence no Gaúcho de Endurance em Guaporé

No clique de André Kotoman, o vencedor em Guaporé
No clique de André Kotoman, o vencedor em Guaporé

 

RIO DE JANEIRO – A penúltima etapa do Endurance RS foi disputada neste fim de semana em paralelo com os 500 km de São Paulo. Enquanto a disputa acontecia no Velo Città, 28 carros deram a largada para o quinto evento do campeonato no Autódromo Nelson Luiz Barro, em Guaporé, na região serrana do Rio Grande do Sul.

Para nenhuma surpresa, o protótipo MRX Audi Turbo de Juliano Moro/Cristiano “Tigrinho” Almeida conquistou a pole position nos treinos de classificação com o tempo de 1’03″890, quase um segundo mais rápido que o MC Tubarão de Tiel de Andrade. A disputa entre os dois carros pontuou a primeira hora e o carro #5 da equipe de Campo Bom chegou à metade do tempo máximo previsto para a corrida com 2″487 de vantagem e 44 voltas cumpridas.

O ritmo aumentou na segunda hora e a disputa acirrou-se ainda mais. O MC Tubarão foi melhor no tráfego e chegou à vitória com 1″278 de vantagem para o MRX #28. Foi a menor diferença aferida numa prova do Gaúcho de Endurance neste ano.

Com um protótipo MRX Cosworth, Henrique Assunção e Ronaldo Kastropil foram os únicos a terminar na volta dos dois primeiros, completando o pódio e os três primeiros da principal categoria, a GP1. Renan Guerra, inscrito também no Maserati Granturismo com Dirceu Adam e Ricardo Kastropil, assumiu o protótipo MRX de Emílio Padron e ganhou na categoria P2 com o 4º posto na geral. O novo protótipo Spmec R1 deu a vitória a Jefferson Leandrini na P3 e o quinto lugar à frente de Franco Pasquale, vencedor geral em Rivera, no Uruguai.

Apesar do 11º lugar na geral, Humberto Giacomello e André Senger (Chevrolet Sonic) ganharam na divisão GT1. O Maserati de Luiz Fernando Bassani/Luiz Augusto Bassani/Telmo Tecchio completou a prova em 8º para ganhar na GT2. Aldoir Sette/Marçal Müller faturaram a prova na T1, Érico Postal/Edi Postal/Giancarlo Scomazzon foram os melhores da T2 e o Volvo de Ricardo Bacher/Cícero Paiva levou a melhor na TS.

A última etapa do Gaúcho de Endurance será em Tarumã, no dia 11 de outubro.

Resultado final de Guaporé:

1º #5 Tiel de Andrade
Protótipo MC Tubarão – categoria GP1
92 voltas em 2h01’01″434

2º #28 Juliano Moro/Cristiano de Almeida
Protótipo MRX Audi Turbo – categoria GP1
a 1″278

3º #75 Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil
Protótipo MRX Cosworth – categoria GP1
a 38″399

4º #117 Emílio Padron/Renan Guerra
Protótipo MRX – categoria P2
a 1 volta

5º #144 Jefferson Leandrini
Protótipo Spmec R1 – categoria P3
a 4 voltas

6º #78 Franco Pasquale
Protótipo MC Tubarão VIII – categoria P3
a 4 voltas

7º #96 Hardy Kohl/Lucas Bell Kohl/Marcelo Costa
Protótipo MCR – categoria P3
a 6 voltas

8º #6 Luiz Fernando Bassani/Luiz Augusto Bassani/Telmo Tecchio
Maserati Trofeo – categoria GT2
a 10 voltas

9º #9 Ivo Siviero
Maserati Trofeo – categoria GT2
a 10 voltas

10º #177 Cícero Paiva/Ricardo Bacher
Volvo C30 – categoria TS
a 11 voltas

Comentários

    • O grid do início do ano?
      Acho que alguns vieram para São Paulo.
      O pessoal precisa tentar evitar coincidências de datas. Assim as corridas de longa distância (ou de curta também) podem ter alinhamentos mais substanciosos.