Não subiu no telhado: habemus Dakar 2016!

dakar
A festa da largada do Rali Dakar volta para Buenos Aires e o evento vai acontecer entre a Argentina e a Bolívia

RIO DE JANEIRO – Habemus Dakar 2016! A organização do evento, através da Amaury Sports Organsation (ASO) e do Ministério de Turismo da Argentina, confirmaram hoje em coletiva de imprensa o percurso para a 37ª edição da história do maior evento off-road do mundo.

Embora houvesse uma discordância financeira, parece que ambas as partes chegaram a um acordo e o evento, que perdera o Chile e também o Peru, anunciado na rota anterior, vai ser normalmente realizado no próximo ano, no início de janeiro.

A rota será Buenos Aires-Salta-Rosario, substituindo o percurso anterior Lima-Salta-Rosario, que igualmente passaria pela Bolívia. Agora, a logística será toda transferida para a capital argentina e o parque de verificações técnicas e administrativas será o Tecnopolis, nas imediações da cidade.

“Graças ao esforço imediato e ao enorme comprometimento das autoridades bolivianas e argentinas, bem como sua colaboração, conseguimos encontrar soluções técnicas adequadas para encarar o novo desafio que enfrentamos no fim de agosto [com a retirada do Peru da rota do Dakar]. Graças à fidelidade das instituições dos dois países, ofereceremos aos competidores uma edição 2016 de qualidade”, afirmou o chefão Etienne Lavigne.

Sem o Deserto do Atacama e suas dunas, principalmente as de Copiapó, o percurso será mais técnico. Mas haverá desafios, principalmente na Bolívia, nos salares de Uyuni – uma região de grande altitude. “Antes de chegar (à Bolívia), os pilotos enfrentarão uma etapa Maratona inédita”, comentou Marc Coma, lendário multicampeão do Dakar e agora diretor esportivo do Dakar. “Em Jujuy, instalaremos um parque totalmente fechado, enquanto os veículos de apoio vão passando em um roteiro até Uyuni. O caminho pela Bolívia vai levar os competidores a três etapas da prova na altitude”, explicou o catalão.

O roteiro do Rali Dakar 2016 é este:

31/12 e 1/1: Verificações administrativas e técnicas
2/1: Rampa de largada em Buenos Aires
3/1: Buenos Aires – Villa Carlos Paz
4/1: Villa Carlos Paz – Termas de Río Hondo
5/1: Termas de Río Hondo – Jujuy
6/1: Jujuy – Jujuy
7/1: Jujuy – Uyuni
8/1: Uyuni – Uyuni
9/1: Uyuni – Salta
10/1: Dia de descanso em Salta
11/1: Salta – Belén
12/1: Belén – Belén
13/1: Belén – La Rioja
14/1: La Rioja – San Juan
15/1: San Juan – Villa Carlos Paz
16/1: Villa Carlos Paz – Rosário

Comentários