Equipes históricas – Ligier, parte IV

f4b8f06e514e1634effe344c9d146915
A contratação de Jean-Pierre Jabouille foi um tremendo risco para a Talbot-Matra: o francês se acidentara no GP do Canadá e começou o ano em péssima forma física

RIO DE JANEIRO – A Ligier chegara a um patamar de equipe grande na Fórmula 1 e era considerada como tal na pré-temporada de 1981. Mesmo com a volta dos motores Matra V12, remodelados e sob a sigla MS81, havia essa certeza. Com a compra de parte das ações do time pelo grupo Talbot, a equipe assumiria o nome de Talbot-Ligier Sport para o sexto campeonato de sua existência.

Com projeto de Gérard Ducarouge e Michel Beaujon, o modelo JS17 seria pilotado por Jacques Laffite e Jean-Pierre Jabouille, que servira à Renault. Mas o veterano ex-Régie ainda se recuperava de sérias fraturas em ambas as pernas, decorrência de um acidente no GP do Canadá de 1980. Assim, Guy Ligier colocou outro Jean-Pierre, o Jarier, de sobreaviso.

Na abertura do campeonato, os dois Talbot-Ligier alinharam no meio do pelotão. Laffite chegou ao 6º lugar, mas desistiu na 41ª volta por quebra da bomba de combustível. Jarier avançou na disputa e estava em oitavo quando bateu, a onze voltas do final. Para o GP do Brasil, Jabouille chegou a participar dos treinos livres de quinta-feira (que eram permitidos quando se estreava uma pista nova – o que até não era o caso de Jacarepaguá, usada em 1978) e foi três segundos mais lento que Jarier, que fora ao Rio de stand-by – para acabar como o titular do carro #25 novamente, com a desistência de Jabouille.

1981jeanpierrejarierligud0
Jean-Pierre Jarier “vazou” da Ligier após as duas primeiras etapas de 1981: o “Jumper” não aceitava ser piloto regra-três de Jean-Pierre Jabouille

O “Jumper” não estava nem um pouco satisfeito com a condição de regra três e ficou menos contente ainda quando se viu em 23º no grid, sete posições abaixo de Laffite. Na corrida, sob chuva, os dois Talbot-Ligier foram bem: Jarier conseguiu alcançar a 6ª posição, mas recebeu placa de sinalização e teve que trocar com Laffite. Os dois acabaram em 6º e 7º – e Jarier decidiu não mais prestar serviços ao time enquanto a situação de Jabouille não fosse resolvida.

A equipe decidiu correr o risco e escalou Jabouille na lista de inscritos para o GP da Argentina – e teria sido melhor que não fosse assim. O piloto do #25 fez o penúltimo tempo a 6″916 da pole position e dois segundos pior que o 24º colocado, o argentino Ricardo Zunino – último apto a largar. O desempenho do motor Matra V12 no calor de Buenos Aires foi sofrível: Laffite largou em 21º e abandonou com problemas de dirigibilidade.

ecd68d0c4231e785874f88723a10b3ea
Jabouille pouco fez no JS17 da Talbot-Ligier e rescindiu seu contrato de comum acordo com Guy Ligier

Em Imola, na primeira disputa do GP de San Marino, Jabouille já estava um pouco melhor fisicamente e até conseguiu uma classificação bem razoável no grid: 18º tempo, com Laffite em décimo. A corrida foi para esquecer: Jabouille teve sérios problemas mecânicos com seu Talbot-Ligier e dividiu seu tempo entre a pista e os boxes. Levou 15 voltas do vencedor Nelson Piquet e não foi classificado. Laffite desistiu na 7ª volta após um acidente.

Na Bélgica, Laffite fez o 9º melhor tempo do grid e Jabouille o 16º. Enquanto o veterano se debatia com problemas desde o início para desistir novamente, com problemas de transmissão, Laffite fez uma ótima corrida e chegou em 2º, conquistando o primeiro pódio do ano – numa corrida interrompida pela chuva a quinze voltas do final. Em Mônaco, outro pódio do Talbot-Ligier, com mais um 3º posto de Laffite. Jabouille bem que tentou, mas acabou a meio segundo do 20º colocado e não se classificou para a corrida.

No intervalo entre o GP de Mônaco e a prova seguinte, na Espanha, a Talbot-Ligier fez uma bateria de testes em Dijon-Prénois, visando também a corrida naquele circuito. Os treinos foram extremamente benéficos e Laffite fez sua terceira pole position consecutiva em Jarama, mostrando sua aptidão para o traçado madrilenho e o excelente acerto da Ligier para a pista. Por sinal, esta seria a 9ª e última pole da história da equipe na F1.

Tr4RYck
Pole no GP da Espanha, Laffite recuperou de 11º ao fim da primeira volta para chegar num espetacular segundo lugar

Mas no GP da Espanha, Laffite não foi páreo para o infernal Gilles Villeneuve. Aliás, ninguém seria. O francês recuperou de uma largada terrível que o fez baixar para 11º na primeira volta para terminar em segundo, engatado na caixa de câmbio do canadense da Ferrari. Com esse resultado, Laffite alcançava 17 pontos no campeonato e um total de três pódios consecutivos. Jabouille não fez nem cosquinha: 19º no grid, abandonou após 52 voltas com problemas de freios.

Antes da 8ª etapa do campeonato, Guy Ligier e Jabouille, por interferência de um amigo em comum a ambos, Jean-Pierre Paoli, chegaram a um acordo e rescindiram o contrato do veterano piloto de 39 anos. Com Jean-Pierre Jarier prestando serviços à Osella, a única opção francesa disponível no mercado estava na minúscula Theodore: Patrick Tambay assinou para o restante do ano e passou a ocupar o cockpit do carro #25.

Tambay_81_Holland_01
Patrick Tambay trocou a Theodore pela Ligier e só colecionou abandonos ao substituir Jabouille

A escolha não resultou a princípio: Tambay fez o 16º tempo para o grid do GP da França e Laffite, cujo carro estampava o pôster promocional da corrida, ficou com a sexta posição nos treinos. Na corrida, Tambay desistiu na 30ª volta e Laffite, que vinha em 7º, acabou vítima da tromba d’água que levou inclsuvie à interrupção da corrida. Em Silverstone, os Talbot-Ligier não tiveram bom desempenho nos treinos e Tambay voltou a desistir logo cedo. Laffite recuperou da 14ª posição no grid e numa corrida pautada pela discrição, conquistou seu quarto pódio em 1981 – beneficiado por muitos abandonos, é verdade.

Em Höckenheim, onde vencera o GP da Alemanha no ano anterior, Laffite emplacou o quinto pódio da temporada: chegou em 3º lugar atrás de Nelson Piquet e Alain Prost. Patrick Tambay conseguiu seu melhor grid com o Talbot-Ligier, mas abandonou novamente com problemas de rolamento de roda. Na Áustria, Jacques conseguiu um resultado fundamental para as pretensões dele e da equipe no campeonato: o piloto partiu da 4ª posição, figurando entre os três primeiros desde o início ao superar a Brabham de Nelson Piquet.

4ed62dbec420507cfeae253bf3fbfc35
Uma vitória fundamental: no GP da Áustria, Laffite superou a Renault de René Arnoux e mostrou ter chances reais de título

Com os problemas da Renault de Alain Prost, que liderava, o compatriota René Arnoux tornou-se presa fácil e Laffite chegou a uma importante conquista que o deixou com 34 pontos, a cinco de Nelson Piquet e onze do líder do campeonato, Carlos Reutemann. Tambay largou em 17º e só enfrentou problemas, desistindo mais uma vez.

Nas corridas seguintes, fundamentais para a decisão do campeonato, Laffite teve dois azares que puseram tudo a perder: no GP da Holanda, cometeu um erro ao negociar uma ultrapassagem e bateu em cheio na Williams do então líder do campeonato, Carlos Reutemann. Para o bem da temporada, o incidente pôs fogo na disputa. Em Monza, o piloto foi traído por um pneu furado quando já chovia e saiu da pista, abandonando novamente. Para Tambay, nada dava certo: sem completar uma volta sequer em Zandvoort, ele fez sua melhor corrida do ano na Itália. O piloto ocupou o 4º lugar por quatro passagens… até um pneu furar.

2550 (1)
Último suspiro: após problemas na Holanda e Itália, Laffite venceu no Canadá; o francês ainda chegou em 6º na última prova do ano e em quarto no campeonato

No dilúvio do Canadá, Laffite conseguiu o que parecia impossível: venceu a corrida e se colocou com chances matemáticas, embora mínimas, de ser campeão mundial com um conjunto 100% francês de carro, motor e pneus. Tambay largou em 17º e rodou logo no início, abandonando na sexta volta. Em Vegas, na última prova do ano, um fortíssimo acidente acabou com a corrida de Patrick após duas voltas e praticamente dividiu seu Talbot-Ligier em dois. O piloto saiu dos destroços qual saci-pererê, numa perna só.

Com chances retóricas de título, já que estava seis pontos atrás do então líder Carlos Reutemann, Jacques Laffite esteve longe de fazer algo para lhe dar o Mundial de Pilotos. Quando foi ultrapassado primeiro por Alain Prost e depois por Nelson Piquet na altura da 50ª volta, depois de andar justamente em segundo – resultado que lhe deixaria empatado em pontos com o argentino da Williams, Laffite ficou mais e mais para trás, terminando num magro 6º lugar. Acabou o ano em quarto, com 44 pontos somados.

Para 1982, a Talbot-Ligier sofreu uma baixa considerável na parte técnica: após sete temporadas de bons serviços prestados à equipe francesa, Gérard Ducarouge aceitou uma proposta tentadora da Alfa Romeo e trocou Vichy por Turim, na Itália. Com a volta do regulamento que permitia o efeito-solo, a equipe se socorreu de uma versão “B” do modelo JS17, enquanto o novo carro – projeto de Michel Beaujon com supervisão de Jean-Pierre Jabouille – que além de piloto tinha um amplo conhecimento de mecânica e engenharia – não ficava pronto a tempo. Outra má notícia para o time foi o arquivamento definitivo dos planos de construção de um motor Matra V6 Turbo e a equipe seguiria com a unidade MS81 do lendário V12 do fabricante de Vélizy.

ligier_js17_1982_photos_1
Cara nova: Eddie Cheever foi o primeiro piloto não-francês da história da Ligier na F1

Digna de registro, a contratação do primeiro piloto estrangeiro da história do time de Guy Ligier: após dois anos na categoria defendendo Osella e Tyrrell, o estadunidense Eddie Cheever, então com 24 anos, foi confirmado como o novo companheiro de equipe do veterano Jacques Laffite.

A equipe sabia que o início do campeonato, com o carro velho adaptado a um novo regulamento, não seria dos mais fáceis. Na África do Sul, os dois pilotos tiveram problemas com o chamado “vapor lock”, bolhas que se formavam entre o sistema de combustível e o motor, obrigando ao abandono de Cheever e Laffite. No forte calor do fim do verão brasileiro, em Jacarepaguá, os Talbot-Ligier fizeram papel de time pequeno: Laffite classificou-se em 24º no grid e Cheever, em último. O suplício dos dois terminou com menos de 20 voltas.

Em Long Beach, Cheever classificou-se pela primeira vez à frente do companheiro de equipe, mas nem ele e nem Laffite conseguiram alguma coisa no GP dos EUA-Oeste, abandonando a disputa. A Talbot-Ligier boicotou o GP de San Marino e na Bélgica, surpresa: a desclassificação da McLaren de Niki Lauda, abaixo do peso mínimo de 580 kg conforme a vistoria técnica, deu a Cheever o primeiro pódio na F1 com o 3º lugar em Zolder. Laffite, aos trancos e barrancos, chegou em nono, quatro voltas atrasado.

ooerNJQ
O Talbot-Ligier JS19 estreou em Mônaco: notem que a carenagem traseira ia além do eixo posterior e a equipe teve que serrá-la para disputar sua primeira corrida, temendo polêmicas com a FISA

Por pressão dos patrocinadores, a Talbot-Ligier foi obrigada a estrear o modelo JS19 sem que houvesse um mínimo de testes que provassem sua competitividade. E o carro logo criou polêmica por seu design arrojado: a carenagem traseira ia além do eixo posterior, o que poderia ser considerado ilegal pela FISA de Jean-Marie Balestre. Temendo uma polêmica, Guy Ligier autorizou que os mecânicos serrassem a saia traseira do JS19 e a proposta do projeto de Beaujon e Jabouille se perdeu completamente – até que a equipe recebesse o aval acerca da legalidade do projeto.

Mônaco, convenhamos, também não era dos lugares mais recomendáveis para se estrear um carro novo. Cheever fez o 16º tempo e Laffite o 18º. Os dois abandonaram cedo, por problemas mecânicos. E o jeito foi mandar o JS19 para a oficina e realizar mais testes, antes que o carro tivesse um mínimo de competitividade. E os JS17B foram empacotados para as provas na América do Norte, no novo circuito de Detroit e em Montreal, no Canadá.

gp_eua_lb_1982_004
Agradável surpresa: Cheever deu show no difícil circuito de Detroit e foi 2º no GP dos EUA

Sábia decisão: correndo em casa (embora tenha nacionalidade italiana, foi registrado como estadunidense), Cheever foi 2º no tortuoso circuito de Detroit. Laffite pôs fim ao jejum e somou o primeiro ponto do ano. Em Montreal, Eddie andou muito bem e tinha o 4º lugar nas mãos até faltarem três voltas para a quadriculada. Mas seu Talbot-Ligier “bebeu” mais gasolina que o previsto e o piloto ficou a pé…

Em Zandvoort, por conta dos resultados até aquele momento do campeonato, Jacques Laffite foi relegado ao JS17B e Cheever teve o novo JS19. E teria sido melhor que não tivesse sido assim, pois após suas ótimas performances no EUA e Canadá, Cheever acabou de fora do GP da Holanda. Laffite largou em 21º e foi o primeiro a desistir, após apenas quatro voltas. Na Grã-Bretanha, os dois trocaram: Jacques andou com o JS19 e parou por quebra de câmbio. Com a velha JS17B, Cheever foi nocauteado por um vazamento de óleo no motor Matra V12.

jacques_laffite__austria_1982__by_f1_history-d641873 (1)
Em meio a muitos abandonos, uma alegria para Jacques Laffite com o 3º lugar na Áustria

O GP da França foi o primeiro em que o time teve os dois JS19 na pista após Mônaco e a corrida foi simplesmente desastrosa para a Talbot-Ligier. Os dois tiveram vários problemas e terminaram em 14º e 16º, respectivamente. Na Alemanha, um insólito problema com a minissaia do carro tirou os dois pilotos da disputa. E na Áustria, com as múltiplas quebras, Jacques Laffite ainda conquistou um improvável 3º lugar, voltando ao pódio desde a vitória no Canadá, quase um ano antes. Cheever desistiu com problemas nas molas de válvulas do motor.

Cheever_1982_Italy_01_PHC
Sexto em Monza e terceiro em Vegas: com esses bons resultados, Cheever conseguiu um contrato com a Renault para 1983

Em Dijon-Prenois, na volta do GP da Suíça ao calendário da F1 após mais de duas décadas, os problemas de sempre: minissaia travada no carro de Laffite e dirigibilidade no de Cheever. O ano irregular da Talbot-Ligier terminou até de forma proveitosa: Eddie chegou em 6º lugar no GP da Itália e fechou a temporada no pódio, com a 3ª colocação do GP dos EUA, em Vegas. Laffite desistiu cedo em ambas as corridas e preferiu não aceitar uma proposta de renovação para 1983, assinando por duas temporadas com a Williams – que defendera no início da carreira. Cheever viu seu talento reconhecido e acabou contratado pela Renault para substituir René Arnoux.

Após o 8º lugar no Mundial de Construtores de 1982, sem pilotos e sem o mesmo fôlego dos anos anteriores, a Ligier se via pela primeira vez no desvio. No próximo post, veremos a trajetória do time francês nos anos de 1983 e 1984.

Comentários