MRX Duratec vence última do Gaúcho de Endurance

14210507102015_Paolo.Reis.Endurance.G.09
Com o 4º lugar em Tarumã, Juliano Moro e Cristiano Almeida conquistaram o título do Gaúcho de Endurance na categoria principal (Foto: Paolo Reis)

RIO DE JANEIRO – Terminou neste sábado o Campeonato Gaúcho de Endurance, hoje o principal da modalidade no país e que, por atrair pilotos de vários estados, quase funciona como um Campeonato Brasileiro. A última etapa da temporada 2015, que teve um total de seis etapas, foi disputada com pista molhada e sob chuva, no Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre, com 32 carros no grid.

A vitória foi da esforçada equipe do Mato Grosso do Sul formada por Nilson Cintra Ribeiro e José Ribeiro, com o competitivo protótipo MRX de motor Ford Duratec. Largando da pole com o tempo de 1’10″979, eles dominaram a disputa, que teve 2h de duração, do começo ao fim. A corrida terminou com 81 voltas cumpridas e a dupla cruzou com quase 44 segundos de vantagem para o protótipo MRX Cosworth de Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil – vencedores na classe GP1. A dupla que ganhou a prova na geral pertence à categoria P2.

Em 3º completou outra dupla de pilotos de fora do RS, formada pelos paulistas Emílio Padron Yanez (já campeão por antecipação entre os pilotos da P2) e Renan Guerra, em mais um protótipo MRX. Juliano Moro e Cristiano “Tigrinho” Almeida acabaram na quarta posição, seguidos por Cali Crestani e Franco Pasquale – vencedor da prova e campeão da classe P3.

Mesmo com o resultado abaixo do potencial do carro, Moro e “Tigrinho” levaram o caneco do Endurance RS na divisão principal. Eles foram beneficiados pelo abandono do Lamborghini de Fernando Poeta/Vitor Genz/Andersom Toso, que deixou a disputa na 31ª volta. Acabaram em 3º lugar na classificação do campeonato, atrás ainda de Assunção e Kastropil.

Na GT1, o 11º lugar geral bastou para André Senger/Humberto Giacomello levarem a vitória na categoria e o título da temporada 2015. A GT2 teve vitória da BMW de Henry Visconde/Guilherme Scherer. Aldoir Sette/Marçal Muller ganharam a prova na T1 e o campeonato, com Giancarlo Scomazzon/Erico Postal/Edi Postal conquistando o primeiro lugar entre os carros da divisão T2.

Resultado da última etapa do Gaúcho de Endurance:

1º #65 Nilson Cintra Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo MRX Duratec – classe P2
81 voltas em 2h01min15seg832

2º #75 Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil
Protótipo MRX Cosworth – classe GP1
a 43seg778

3º #117 Emilio Padron Yanez/Renan Guerra
Protótipo MRX – classe P2
a 1 volta

4º #28 Juliano Moro/Cristiano Almeida
Protótipo MRX Audi Turbo – classe GP1
a 1 volta

5º #3 Luiz Carlos Crestani
Protótipo Tubarão Suzuki Hayabusa – classe P2
a 4 voltas

6º #78 Franco Pasquale
Protótipo MC Tubarão VIII – classe P3
a 5 voltas

7º #72 Carlos Antunes/Lucas Biagioni
Protótipo MRX – classe P2
a 5 voltas

8º #64 Henry Visconde/Guilherme Scherer
BMW M3 – classe GT2
a 5 voltas

9º #19 Jorge Machado/Rui Machado
BMW M3 – classe GT2
a 6 voltas

10º #96 Marcelo Viana
Protótipo MCR – classe P3
a 6 voltas

Comentários

  • Rodrigo,

    Boa tarde.

    Legal o espaço para o Automobilismo do RS.

    Só achei que ficou um pouco confuso pra quem conhece os carros e pilotos aqui ter a foto do MRX #28 do Moro que foi o Campeão com os dizeres ” vence última” pois o MRX #65 foi quem venceu a Etapa e o #28 venceu o Campeonato.

    OK?

    Baita trabalho e muito obrigado pelo espaço.

    Volto a deixar o convite para vocês do FOX Sports, tu, Lago, Tiago e Hamilton para virem nas 12 Horas de Taruma em Dezembro.

    Venham que o show é garantido.

    Grande abraço !