Mudança de rumo?

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Para o ano que vem: Nissan aborta participação no WEC e promete retornar em 2016. A dúvida é se com o GT-R LM Nismo ou com outro projeto…

RIO DE JANEIRO – A Nissan muda seu rumo para o WEC: os japoneses hoje anunciaram que não voltam mais para a temporada 2015, concentrando seus esforços no próximo ano. Os enormes problemas mecânicos do protótipo GT-R LM Nismo, concebido com motor dianteiro, muito contribuíram para a retirada do construtor após o verdadeiro fracasso que foi a participação da marca nas últimas 24h de Le Mans.

Um novo projeto no horizonte? Complicado dizer agora. Ninguém fala, mas a Nissan carrega o fardo do desenvolvimento de um carro com uma configuração diferente de Audi, Porsche e Toyota, afora as independentes Rebellion e ByKolles. E para se livrar desse fardo, vai ser bem difícil: o engenheiro que concebeu o GT-R LM Nismo, Ben Bowlby, segue na casa como diretor técnico. Contudo, a Nissan anunciou uma reestruturação do projeto de Endurance, que será tocado a partir de agora por Michael Carcamo, antigo engenheiro da Ilmor Technologies e que vem da Nissan México para a empreitada. O japonês Motohiro Matsumura, chefe de operações da marca, não faz mais parte do programa.

É claro que o board da Nissan no Japão não está nem um pouco feliz com tudo isso. A marca, afinal, está acostumada a conquistas – ganhou o Blancpain Endurance Series este ano, além das 12h de Bathurst – e pode fazer um carro campeão não só na classe GT500 no Super GT japonês como também na GT300. Ao ousar demais no programa de Endurance, os engenheiros e técnicos da Nissan se perderam. Até achar um bom caminho, vai ser difícil.

Tomara que a Nissan consiga encontrar o rumo certo, porque se continuar como estava…

Comentários

  • Não sou expert, mas pelo que vejo no automobilismo as respostas devem ser rápidas e quando uma equipe grande experimenta o rabo da cobra e lá permanece por muito tempo… cabeças tendem a rolar.

  • Quando surgiram as primeiras matérias desse carro me empolguei igual a uma criança…quando veio a prova de Sarthe…bem…me veio a lembrança do Delta Wing, que também tinha participação da Nissan e igualmente fracassou.
    Espero que este projeto não tenha o mesmo destino.

    • Conversei com ele em SPA em julho e ele falou que o carro tava cheio de problemas que não seria de fácil correção. Ele me disse que iria a um teste depois das 24hrs de SPA para o desenvolvimento do carro.