Quem não tem Hulk, ataca com…

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Sorrisinho de canto de boca, hum… sei não, viu?

RIO DE JANEIRO – A imagem confirma que a Porsche pode ter em Juan Pablo Montoya o reforço que ela pediu a Deus para Le Mans em 2016, já que por conta de uma coincidência estapafúrdia de datas – Gérard Neveu, CEO do WEC, tem certeza absoluta que há o dedo de Bernie Ecclestone nisto – entre o GP da Europa (em Baku, no Azerbaijão, diga-se de passagem) de F1 e as 24 Horas de Le Mans, Nico Hülkenberg não poderá defender o seu título na corrida longa – como era desejo do próprio piloto e principalmente do construtor alemão, já que havia um acordo fechado e praticamente assinado visando o próximo ano.

Se o alemão não pode estar presente em Sarthe, o colombiano que recém completou 40 anos, tem tudo para estar. E é bem provável que esteja: a IndyCar não tem nenhuma corrida marcada para o fim de semana de 18/19 de junho, quando acontece a lendária prova francesa de Endurance. No máximo, o que pode acontecer a Montoya é ficar fora do Journée Test previsto para duas semanas antes das 24h. E até pode ser que ele seja visto nas 6h de Spa-Francorchamps, isto se a turma ianque não marcar nenhuma corrida para o fim de semana de 7 de maio do próximo ano.

A foto mostra Montoyucho, com um sorriso pra lá de maroto, fazendo o molde do banco de seu carro para o primeiro teste do sul-americano no poderoso Porsche 919 Hybrid, carro que venceu as últimas quatro corridas do WEC – Le Mans inclusive. O teste está marcado para após o fim da temporada, no circuito de Sakhir, no Bahrein – pista que, aliás, Montoya conhece de sua passagem na Fórmula 1.

Parece que a visita ao boxe da Porsche nas 6h de Austin, acompanhado do presidente da Penske, Tim Cindric, foi bem mais do que uma visita de cortesia por conta das boas relações do time estadunidense com o construtor de Weissach.

Tem um detalhe: Montoya ganhou duas corridas históricas do automobilismo, o GP de Mônaco e as 500 Milhas de Indianápolis. O único na história a conquistar a chamada “Tríplice Coroa” do esporte é Graham Hill, que faturou Sarthe em 1972 formando dupla com Henri Pescarolo. Quem haverá de detê-lo?

E onde há fumaça…

 

Comentários

  • Mario Andretti perseguiu esta tríplice coroa mas não conseguiu.
    Rodrigo você lembra de alguém mais que chegou perto?
    Boa sorte a Montoyucho!

    • Jacques Villeneuve, creio eu. Ele tinha chances enormes de vencer em Mônaco, em 1997, mas a Williams cagou com a estratégia fazendo os carros largarem com pneus slicks quando começou a chover, arruinando a prova dele.

      Em 2008, o Villeneuve bateu na trave e foi o segundo nas 24 horas de Le Mans com a Peugeot.

  • Pois bem meu caro Rodrigo Mattar. E possibilidade de vitórias são bem reais dado o domínio da Porsche em muitas das corridas (principalmente as mais velozes e que possuem mais retas, onde o 919 é tranquilamente o melhor carro em termos de velocidade final), onde os Turbos da Audi e Porsche estão claramente à frente do V8 aspirado da Toyota.

    Falando nisso Rodrigo, a Toyota abandonará enfim esse V8 e partirá para um V4 com um conceito similar ao do Porsche. Confirma essa informação Rodrigo? Abraços!

  • Rodrigo, algumas semanas atrás, a Porsche declarou que o substituto do Hulkenberg para Spa e Le Mans em 2016 virá de seu próprio time de pilotos – estratégia que já deu grandes resultados com Earl Bamber e Nick Tandy. Segundo a própria marca, Montoya tem como objetivo correr a temporada completa do WEC em 2017, por isso já está se preparando.

    Pessoalmente, estou mais interessado em saber como a equipe vai se virar para encaixar pelo menos o Tandy para a temporada completa o ano que vem.

    A matéria com as declarações da Porsche: http://www.motorsport.com/wec/news/porsche-to-hold-out-for-hulkenberg-despite-f1-le-mans-clash/

    • A Porsche pode estar despistando. E pelo fato de não haver coincidência de datas de provas da Indy com Le Mans e Spa, o que impediria o Montoya de já ser convidado para fazer algumas provas em 2016? Pensa bem, Gustavo.

      • Algumas coisas, como uma má adaptação ao carro, restrições da Penske – até mesmo vinda do próprio piloto disposto a ser campeão – e a vontade da Porsche de revelar outro piloto do quilate de Earl Bamber e Nick Tandy, lembrando que os dois foram os mais rápidos do nº19, e não o Hulkenberg.

        Não acho impossível que ele corra o ano que vem, só citei algo que já tinha sido publicado.

  • Vale lembrar também que o Montoya já venceu uma prova de 24h…no caso foi Daytona, em 2013 quando ainda defendia o time de Chip Ganassi com o Riley/BMW.