Rali da Catalunha, dia #1: Ogier lidera, por pouco

sebastien-ogier-rally-racc-barcelona-2015-mascoche

RIO DE JANEIRO – Tricampeão do WRC de forma antecipada, Sébastien Ogier continua na crista da onda. O piloto francês da Volkswagen abriu o primeiro dia de Rali da Catalunha, penúltimo da temporada 2015, na ponta. Mas foi por muito pouco: a vantagem do número #1 sobre o segundo colocado Jari-Matti Latvala foi de somente quatro segundos após os nove primeiros estágios do evento.

Ogier atingiu a dianteira da classificação geral após o SS5 em Terra Alta, na primeira passagem por este trecho. Ele ficou a quatro segundos e um décimo do tempo de Latvala, mas por estar à frente do nórdico, pegou a ponta por oito décimos de segundo após os problemas (que novidade!) enfrentados por Robert Kubica. Na parte da tarde, o francês chegou a perder a dianteira, caindo para 3º na geral. Mas novamente em Terra Alta, o tricampeão mostrou o porquê de ser o melhor da modalidade. Enfiou 7″2 em Latvala e assim ficou com a ponta provisória do Rali da Catalunha.

Ott Tanak tem sido o mais forte concorrente dos atuais campeão e vice do WRC: o estoniano da Ford foi muito rápido no primeiro dia, mas durante à tarde, perdeu terreno para Ogier e Latvala, se colocando a pouco mais de onze segundos dos adversários. Em casa, Dani Sordo mostrou a velocidade de sempre em estradas por demais conhecidas do piloto da Hyundai – não à toa, fechou o dia com a quarta posição, seguido por Mads Østberg e Andreas Mikkelsen.

Hayden Paddon, de contrato renovado por longo período, ficou em sétimo, seguido pelas decepções da sexta-feira – Kris Meeke e Thierry Neuville. Elfyn Evans completou os dez melhores do primeiro dia. E no WRC2, os quatro primeiros lugares são todos ocupados por pilotos com carros Skoda Fabia, pela ordem: Pontus Tidemand, Jan Kopecky, Esapekka Lappi e Nasser Al-Attiyah, atual campeão da subdivisão.

Classificação parcial do Rali da Catalunha:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 1.24’58”4
2. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) – 4”0
3. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 11”3
4. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) – 26”9
5. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) – 29”7
6. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 37”4
7. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 38”3
8. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 59”4
9. Neuville-Gilsoul (Hyundai i20 Wrc) – 1’03”8
10. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’09”2

Comentários