Rali da França, dia #1: Evans dita a lei

TOUR-DE-CORSE-2015-La-FORD-FIESTA-RS-WRC-d-ELFYN-EVANS-600x289
O galês Elfyn Evans foi uma das surpresas do primeiro dia do Tour de Corse, o Rali da França

RIO DE JANEIRO – Surpresa no comando do primeiro dia de trechos cronometrados do Tour de Corse, o Rali da França, marcando a volta da Córsega ao WRC. O galês Elfyn Evans fechou a sexta-feira, que teve apenas duas – e tumultuadas – passagens, de um total de três previstas – em primeiro com seu Ford Fiesta oficial de fábrica. Não foi o único espanto: o holandês Kevin Abbring, com um quarto i20 da Hyundai, também tirou partido dessa primeira fase tumultuada e fechou o dia com a 2ª posição.

Na verdade, o dia já começara de forma curiosa, com um empate: Sébastien Ogier, já coroado tricampeão mundial antecipado e o polonês Robert Kubica, largaram na frente exatamente com o mesmo tempo – 19min44seg, quase seis segundos à frente de Jari-Matti Latvala, com o segundo VW Polo oficial de fábrica. Evans tinha sido apenas o 6º colocado nesta especial de abertura, atrás também de Dani Sordo e Mads Østberg.

Mas a SS2, que aconteceria ainda pela manhã entre Casamozza-Ponte Leccia, acabou cancelada por conta da enorme tromba d’água que se abateu sobre a ilha da Córsega na véspera da realização do primeiro dia de provas. Como efeito, Evans venceu a SS3 disputada entre Francardo e Sermano (e que iniciou com grande atraso), percorrendo os pouco mais de 36 km em 26min48seg5/10, pouco mais de 10 segundos melhor que o tempo de Abbring. Ogier teve um pneu furado e despencou para 55º na geral após terminar a etapa em 87º. Thierry Neuville foi outro que começou de forma pífia o Tour de Corse, ocupando a 83ª posição geral ao fim do dia.

A classificação, além da surpreendente liderança de Evans e do 2º posto de Abbring também nos mostra outras “zebraças”: o piloto da Toyota no WEC Stéphane Sarrazin, em dupla com o navegador Julien Renucci, ocupa o 6º lugar geral com um Ford Fiesta RS WRC. Bryan Bouffier, após um longo período fora das provas do Mundial, reapareceu bem e em 9º após o primeiro dia. Já no WRC2, liderança para o Ford Fiesta de Craig Breen, 15º colocado na geral, seguido por Julien Maurin, Esapekka Lappi e Armin Kremer.

Amanhã, o Tour de Corse prossegue com a realização de mais três trechos cronometrados – serão apenas nove (ou melhor, oito), numa das etapas mais curtas do WRC em toda a temporada 2015.

Classificação do Tour de Corse após o primeiro dia:

1. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 46’48”5
2. Abbring-Marshall (Hyundai i20 Wrc) – 18”7
3. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) – 22”9
4. Østberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) – 38”3
5. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS Wrc) – 40”3
6. Sarrazin-Renucci (Ford Fiesta RS Wrc) – 43”1
7. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 44”5
8. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 47”0
9. Bouffier-De La Haye (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’04”8
10. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 1’14″9

Comentários