Superação

SP1_9779-728x484
Fréderic Sausset transforma em realidade o desafio de disputar as 24h de Le Mans em 2016, mesmo sendo quadriamputado (Foto: Vision Sport Agency/Endurance-Info.com)

RIO DE JANEIRO – Existe outra palavra que defina o que Fréderic Sausset, um apaixonado por velocidade e quadriamputado (sem os membros superiores e inferiores), a não ser superação?

Sim, eu sei que não passa de clichê dos mais baratos, mas não conheço outra definição no dicionário para alguém que, com todas as suas limitações físicas, vai realizar um sonho dos grandes em 2016.

Foi apresentado nesta semana o programa Garage 56 para a próxima edição das 24h de Le Mans: é o projeto SRT41, que consiste na inscrição de um protótipo LMP2 (Morgan EVO com motor Nissan) totalmente adaptado para receber Sausset e seus dois companheiros de pilotagem. Um deles é o experiente compatriota Christophe Tinseau, que disputou a lendária prova de Sarthe por onze vezes – a última delas em 2012.

A história de Sausset é comovente. Ele perdeu todos os membros em virtude de uma infecção contraída há três anos. “Foi um processo traumático para mim e todos os meus familiares”, revela. “Sonhei e imaginei esse projeto de Le Mans sozinho no meu leito de hospital. O que parecia uma loucura na opinião de muitos foi se tornando viável e hoje é realidade”, confessou o piloto de 46 anos, bastante emocionado.

Mesmo quadriamputado, Fréderic vem disputando algumas provas do VdeV Endurance Challenge com um protótipo igualmente adaptado (um Ligier CN), a exemplo da sua futura máquina em Le Mans. E por que a escolha por Tinseau? Simples: foi ele quem colocou Sausset frente a frente com o diretor do ACO (Automobile Club de l’Ouest), promotor das 24h de Le Mans. O encontro com Vincent Beaumesnil foi decisivo para a escolha.

Este será o terceiro “Garage 56” da história da corrida: nos dois primeiros, houve participação da Nissan com o Delta Wing e o ZEOD RC. Desta vez, a história nos mostrará mais um exemplo inspirado na incrível trajetória do aniversariante de hoje, Alessandro Zanardi.

Comentários

  • Você acompanha as corridas seja de qual modalidade for, acompanha pela irrefutável paixão pelo automobilismo, adora ver as máquinas desfilando sua beleza com o corpo escultural e alma de uma fera querendo mais e mais velocidade disputando entre si o glamour junto a seus Pilotos que vivem em busca da gloria. Ai você pensa: nossa que tipo de paixão e essa que me impulsiona a amar as corridas, os carros, a velocidade, a disputa entre pilotos e máquinas e questiona-se se você é o único no mundo que tem essa veemência por isso tudo, dai você ver uma coisa dessas e em um segundo tudo acaba sendo respondido: Automobilismo não e somente paixão, automobilismo é vida!