WEC: as últimas novidades para as 6h de Xangai

WEC_Shanghai_Race-Start

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) chega neste fim de semana à China, para a penúltima etapa a se realizar no circuito de Xangai. O sétimo round da luta entre Audi e Porsche pelo título de 2015 já começou nos bastidores, com muito falatório e disse-me-disse entre as armadas de Weissach e Ingolstadt.

Nada mais justo: trata-se de uma reta final de temporada e a luta está praticamente equilibrada entre a trinca do #17 formada por Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley e a do #7 de Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer/Marcel Fässler. Apenas um pontinho separa as duas trincas e a vantagem de momento é do pessoal da Porsche – que venceu inclusive as três últimas corridas contra duas do trio do Audi, que liderou a temporada até a corrida de Fuji.

As 6h de Xangai teriam inicialmente 32 carros, mas o plantel sofreu uma redução com o forfait do Aston Martin Vantage LMGTE-PRO #95 que seria inscrito para Christoffer Nygaard/Marco Sørensen/Nicki Thiim. Protestos com relação ao BoP da categoria de Grã-Turismo fizeram o construtor britânico retirar pelo menos um de seus cinco bólidos. Assim, o total de carros será o mesmo das etapas anteriores em Fuji, Austin e Nürburgring.

Entre as escuderias confirmadas na etapa da China, algumas caras novas se apresentam na lista de inscritos recém-atualizada. O franco-suíço Mathéo Tuscher, de apenas 18 anos de idade, é o mais novo piloto da Rebellion Racing. Após duas temporadas na GP3 Series pela Jenzer Motorsport, Tuscher dividirá o carro #13 com Dodo Kraihamer e Alexandre Imperatori. Daniel Abt, que o pessoal das transmissões da Fórmula E costuma zoar com “a pior volta da história” do automobilismo, vai se concentrar na categoria dos carros elétricos.

Na LMP2, Alex Brundle regressa ao WEC após mais de um ano de ausência e completa a trinca de pilotos do #29 da Pegasus Racing, que terá – para deleite da torcida – os ídolos locais David Cheng e Ho-Pin Tung. A Signatech Alpine anunciou a chegada de Tom Dillmann para as provas finais do WEC a bordo do Alpine #36, ocupando a vaga de Vincent Capillaire – cujo acordo com o time de Philippe Sinault era para apenas seis corridas na temporada.

Richie Stanaway, que não disputou as 6h de Fuji, regressa a bordo do #99 da Aston Martin, enquanto Jonathan Adam fica como parceiro de Darren Turner até o final do campeonato – um indício do que pode ser o futuro de Stefan Mücke, que tem sido cotado para participar do programa da Ford em 2016. Na LMGTE-AM, o dinamarquês Nicolai Sylvest fará sua segunda aparição pela Larbre Competition após a estreia no Japão, assim como o britânico Liam Griffin segue com o #96 ao lado de Francesco Castellacci e Stuart Hall.

Com vistas à próxima temporada, as equipes começam a definir os pilotos que vão participar dos treinos abertos a novos pilotos em Sakhir, no Bahrein, exatamente após a decisão do campeonato, marcada para o dia 21 de novembro. A Porsche, por exemplo, vai testar o neozelandês Mitch Evans, um protegido de Mark Webber. Juan Pablo Montoya, atual campeão das 500 Milhas de Indianápolis, também vai experimentar o 919 Hybrid.

Mas o construtor germânico também oferecerá uma chance a outros dois pilotos: Oliver Turvey e o recém-dispensado pela McLaren Kevin Magnussen. O teste foi marcado para o circuito da Catalunha, na Espanha. Evans está igualmente escalado para o mesmo treino.

A Audi oferecerá o cockpit de um de seus R18 e-tron quattro para a primeira experiência de Richie Stanaway a bordo de um LMP1. Já pela Toyota, quem treina é Sam Bird, da G-Drive Racing, equipe da divisão LMP2. A ByKolles pretende escalar um novato (ou mais) para realizar treinos com o seu protótipo CLM P1/01 de motor AER Biturbo.

Entre os times da divisão LMP2, o Team SARD Morand, a KCMG e a AF Racing – esta última fazendo sua estreia no WEC durante as 6h do Bahrein – não definiram nomes. A Signatech dará uma oportunidade a Matthew Rao em seu Alpine A450b. E a Strakka oferecerá a chance para Lewis Williamson e o cipriota Tio Ellinas, que disputou o último campeonato da World Series by Renault pela escuderia britânica.

Entre os construtores com modelos grã-turismo, Porsche e Aston Martin devem pôr seus carros na pista e promover a estreia de alguns pilotos. Os dois 991 RSR #91 e #92 estão confirmados na primeira lista de entradas e os britânicos participarão do teste aberto com dois LMGTE-PRO e um LMGTE-AM.

Comentários

  • Pelo jeito a “dança das cadeiras” vai ser grande para a próxima temporada…me chamou a atenção o provável fim de uma das duplas mais tradicionais do endurance e gran-turismo da última década, talvez: Darren Turner/Stefan Mucke.

    • Apenas highlights. A corrida é de uma da manhã às sete, pelo horário de Brasília. No momento, a Fox não reúne condições para fazer transmissões na madrugada, por seis horas.

      • Obrigado. Espero que a Fox consiga em breve colocar uma etapa inteira no ar. A propósito, se a Fox está com os direitos de transmissão, seria legal colocar algo a respeito do WEC no site pois na aba Speed só temos F1, FE e Nascar… abs