Direto do túnel do tempo (299)

skip-barber-zandvoort-1971_0

RIO DE JANEIRO – A bordo deste March 711, o famoso “Tábua de Passar Roupa” em razão do seu insólito aerofólio dianteiro, está um dos aniversariantes do dia dentro dos compêndios históricos da F1. Além de ter competido em cinco GPs da categoria máxima entre 1971 e 1972, virou nome de escola de pilotagem – uma das mais populares dos EUA. É Skip Barber, que hoje completa 79 anos de idade.

Nascido John Barber III, Skip saiu da sua Pensilvânia natal para estudar em Harvard, quando começou a competir, no ano de 1958. Mas o primeiro título veio só em 1969, seguido do bicampeonato do SCCA Formula Ford. Aos 34 anos de idade, ele fez sua estreia na Fórmula 1 com um carro alinhado pela Gene Mason Racing.

A primeira tentativa foi em Mônaco, não exatamente uma das pistas mais adequadas para uma estreia. É óbvio que Skip não se classificou, adiando a estreia para o GP da Holanda, onde foi tirada a foto que ilustra este post. Na pista de Zandvoort, Barber largou em último e chegou em 14º – sem receber classificação, no entanto. Disputaria ainda os GPs dos Canadá e EUA, tanto em 1971 quanto no ano seguinte. Em Watkins Glen, na sua corrida de despedida, completou a disputa na décima-sexta posição.

Após a curta experiência na F1, Skip Barber passou aos carros de Grã-Turismo e posteriormente à condição de “coach”, montando a Skip Barber Racing School a partir de 1975. Quatro décadas depois, sua escola de pilotagem está espalhada em 23 circuitos por todo o país e até categoria de base o ex-piloto batizou, montando a Fórmula Barber que existiu entre 1999 e 2011 – tendo como campeões pilotos de Fórmula Indy como Ryan Hunter-Reay e Marco Andretti, além de dois brasileiros – Júlio Campos (tinha escrevido o nome do irmão Marco, perdão pelo erro) e Raphael Matos.

Há 44 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários