Discos eternos – Embalos de Sábado à Noite, Trilha Sonora Original (1978)

IMG_0953-e1353325288458

RIO DE JANEIRO – Hoje com 81 anos de idade e provavelmente aposentado, o produtor multimídia Robert Stigwood certamente tem entre os maiores orgulhos de sua carreira ter contribuído para a explosão da onda da discothèque. Além de ser competente na área dos musicais – “Evita”, “Hair”, “Jesus Christ Superstar”, “Pippin” e “Oh! Calcutta” foram todas de sua responsabilidade – ele montou a RSO Records em associação com a Philips – leia-se PolyGram, hoje Universal Music – e produziu Cream, Eric Clapton e Bee Gees.

O jornalista André Barcinski, tricolor de quatro costados, escreveu em seu (ótimo) livro “Pavões Misteriosos” que um dos grandes feitos de Stigwood foi fazer do Bee Gees, “o grupo mais sem suingue do planeta” (palavras do Barcinski) ponta de lança de uma trilha sonora fenomenal, das melhores da história do cinema – a do filme “Embalos de Sábado à Noite” (“Saturday Night Fever”), estrelado por um John Travolta que tinha somente 23 anos e abalou corações ao atacado – diria até que de ambos os sexos.

Não é para menos: a personagem Tony Manero, encarnada por Travolta, mostrava toda a sua competência nas pistas de dança do Brooklyn, em Nova York. O filme, dirigido por John Badham com roteiro de Nik Cohn e Norman Wexler, foi lançado em dezembro de 1977. Custou US$ 3,5 milhões e rendeu US$ 237,1 milhões.

Quanto ao disco da trilha sonora, foi um estouro. Os já citados Bee Gees transitaram das baladas – que sabiam cantar melhor que ninguém, vide “I started a joke” – aos hits arrebenta-pista em seis das 17 faixas do álbum – lançado em formato duplo no bolachão. Todas as músicas cantadas pelos australianos viraram clássicos instantâneos: “Stayin’ Alive”, “Jive Talkin'” “You Should Be Dancing”, “Night Fever”, “How Deep Is Your Love?” e “More Than a Woman” – que, aliás, aparece também com o ótimo conjunto vocal Tavares. Mas todo mundo só lembra dos Bee Gees a cantando. E ponto.

O disco tem outros clássicos da Era Disco: Yvonne Elliman emplacou sua “If I Can’t Have You” (por sinal, de autoria dos irmãos Gibb), The Trammps botavam fogo com sua “Disco Inferno”, KC & The Sunshine Band tinham “Boogie Shoes” e Kool & The Gang vieram com “Open Sesame”. E ainda havia espaço para uma versão dançante da Quinta Sinfonia de Beethoven, adaptada por Walter Murphy e executada por sua Big Apple Band.

O sucesso da trilha sonora de “Embalos de Sábado à Noite” pode ser medido por números: quinze discos de platina, só nos EUA. Ficou na parada de sucessos da Billboard até o fim do ano de 1980. Foi o disco de trilha sonora de filme mais vendido em todos os tempos por 15 anos – até ter seu recorde superado por “The Bodyguard”, aquela película água-com-açúcar que reuniu a falecida Whitney Houston e Kevin Costner.

É claro que no Brasil a trilha sonora chegou a #1 nas paradas de sucesso, mas nada se compara aos números ianques e em outros países de América do Norte, Europa, Ásia e África do Sul. “Embalos de Sábado à Noite” marcou história (tanto que a temática da discoteca foi um dos motes de Dancin’ Days, novela do horário das 20h da Globo, escrita por Gilberto Braga) e as músicas – até hoje – são executadas em festas flashback, o que comprova que Robert Stigwood foi, de fato, o midas da indústria fonográfica, dos musicais e até do cinema.

Ficha técnica da Trilha Sonora Original de Embalos de Sábado à Noite
Selo: RSO Records/PolyGram/Universal Music
Produzido por Arif Mardin
Músicas gravadas entre 1975 e 1977; Lançado em novembro de 1977
Duração: 74’06”

Músicas:

1. Stayin’ Alive (Bee Gees)
2. How Deep Is Your Love? (Bee Gees)
3. Night Fever (Bee Gees)
4. More Than a Woman (Bee Gees)
5. If I Can’t Have You (Yvonne Elliman)
6. A Fifth Of Beethoven (Walter Murphy and Big Apple Band)
7. More Than a Woman (Tavares)
8. Manhattan Skyline (David Shire)
9. Calypso Breakdown (Ralph MacDonald)
10. Night on Disco Mountain (David Shire)
11. Open Sesame (Kool & The Gang)
12. Jive Talkin’ (Bee Gees)
13. You Should Be Dancin’ (Bee Gees)
14. Boogie Shoes (KC & The Sunshine Band)
15. Salsation (David Shire)
16. K-Jee (MFSB)
17. Disco Inferno (The Trammps)

Comentários

  • Tinha 15 anos na época do lançamento do filme, foi um estouro!!!! íamos (eu, amigos e amigas) varias vezes ao cinema para tentar guardar na memória os passos de dança. Bons tempos.

  • Caro Rodrigo, boa noite! Perdão por misturar gêneros musicais, mas achei que o local mais adequado para meu comentário/sugestão era dentro do mais recente “Discos Eternos”…
    Procurei em todos os posts, mas não achei citação da música “Lotus 72D” (porisso resolvi comentar neste espaço)…. Você já ouviu? `É do artista Zé Roberto?? Soube que a mesma inspirou uma versão por parte de Hermanos da América Central??
    Ah, sim, uma sugestão: que tal um post sobre músicas relacionadas com automobilismo?
    Um abraço cordial

  • Se alguém puder me informar, gostaria de saber o nome da música da dança dos hispanos, que não está na trilha sonora é não encontro em lugar algum, obrigada!