Ishiura é o novo campeão da Super Formula

RIO DE JANEIRO – A decisão da temporada 2015 da Super Formula japonesa teve todos os ingredientes necessários para um fim de campeonato eletrizante. O circuito de Suzuka viveu o clima da finalíssima em rodada dupla, com dois pilotos locais no páreo e dois estrangeiros – entre eles o brasileiro João Paulo de Oliveira – podendo melar a festa. No fim das contas, os nipônicos comemoraram: pela primeira vez, Hiroaki Ishiura, da tradicional escuderia Cerumo Inging, levou o título.

A primeira prova foi disputada sob chuva forte e com a pista muito molhada. Andre Lotterer tomou partido da pole position e foi embora, para vencer de ponta a ponta. Hiroaki Ishiura conquistou um importantíssimo 2º lugar, o que lhe colocava totalmente no páreo para o título, com Kamui Kobayashi fechando o pódio da disputa programada para 20 voltas – após uma intensa disputa entre os dois pilotos. João Paulo de Oliveira viu suas poucas esperanças irem por água abaixo num contato com o japonês Naoki Yamamoto, que danificou ambos os carros. O brasileiro do Lenovo Team Impul desistiu da disputa e o rival completou a prova uma volta atrasado, em 14º lugar.

A pista seguiu molhada para a prova #2, mas a direção de prova adotou o procedimento normal de largada parada e tudo parecia correr bem até que o carro de Kobayashi apresentou um princípio de fogo na roda dianteira direita. Koba teve que saltar fora do seu carro e largar dos boxes. A corrida perdeu uma volta por conta do procedimento abortado e o pole position Yamamoto conseguiu uma boa largada, com Kazuki Nakajima pulando para segundo. Hiroaki Ishiura, líder do campeonato, passou em sexto ao fim da primeira volta.

Enquanto o couro comia e vários pilotos, entre eles Lotterer, tinham problemas ou rodavam por conta do piso traiçoeiro, Yamamoto rumou tranquilo para a vitória, que foi a primeira de um carro com motor Honda em toda a temporada da Super Formula. Nakajima chegou em 2º e João Paulo de Oliveira, que brigou no início com Tomoki Nojiri, fechou a temporada com a terceira posição – que lhe deu o 4º lugar ao fim do campeonato, com 34 pontos.

Mas os olhos estavam todos no carro #38. Hiroaki Ishiura fez uma corrida tranquila e sem sustos. Cruzou a linha de chegada em quarto e mesmo não sendo o maior vencedor do ano – ganhou duas corridas contra três de Lotterer – foi o mais constante e com isso tornou-se o novo campeão da categoria.

A classificação final do campeonato:

1. Hiroaki Ishiura (campeão) – 51,5 pontos
2. Kazuki Nakajima – 45,5
3. Andre Lotterer – 40
4. João Paulo de Oliveira – 34
5. Naoki Yamamoto – 26
6. Kamui Kobayashi – 20
7. Tomoki Nojiri – 19
8. Ryo Hirakawa – 13
9. Yuji Kunimoto – 7,5
10. Daisuke Nakajima – 7
11. Narain Kartikheyan – 6
12. James Rossiter – 5
13. Takuya Izawa – 4,5
14. Andrea Caldarelli – 4
15. Takashi Kogure – 2,5
16. Yuichi Nakayama – 1,5

Comentários