MENU

30 de novembro de 2015 - 09:16WTCC

Muller leva o vice do WTCC por um pontinho

wtcc-losail-2015-jose-maria-lopez-citroen-c-elysee-wtcc-citroen-world-touring-car-team

RIO DE JANEIRO - Acabou que na correria das 500 Milhas de Londrina e das novidades do WEC, sequer mencionei no blog a última etapa do Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em Losail, na primeira corrida noturna da história do certame – que aconteceu na sexta-feira passada no Catar. Foi também a despedida de Sébastien Loeb das provas de asfalto e também da Citroën, marca à qual serviu por muitos anos. O piloto francês volta em 2016 às provas de fora de estrada, agora defendendo a Peugeot – pela qual estreou no Rali do Marrocos. Já em janeiro, ele participa do Rali Dakar como integrante do “dream team” da marca do Leão.

A última rodada dupla do ano deu também o vice a Yvan Muller, por um solitário pontinho de vantagem justamente sobre Loeb, que chegou em ambas as provas na 4ª colocação. Muller foi sexto colocado na prova #1 e venceu a última etapa do ano. A primeira prova foi ganha pelo bicampeão antecipado, o argentino José María López, que assim fechou o ano com as mesmas 10 vitórias conquistadas ano passado. A vantagem do sul-americano sobre Muller foi de 98 pontos ao fim de doze rodadas duplas no WTCC.

A Citroën, que reduz seu programa em 2016 para dois carros, com o objetivo de sair do Mundial de Carros de Turismo em 2017, fez os quatro primeiros colocados no Mundial de Pilotos, afora a conquista de mais um título entre os construtores, com enorme folga. O best of the rest entre os pilotos foi o veterano italiano Gabriele Tarquini – que mesmo sem vencer uma única prova, acabou em 5º na classificação, quatro pontos à frente do magiar Norbert Michelisz. O piloto do Honda Civic da Zengö Motorsport levou o Yokohama Trophy para os independentes, deixando o vice para Mehdi Bennani e o terceiro lugar para Tom Chilton.

Resultado final da prova #1 em Losail:

1 – José Maria Lopez (Citroen C-Elysée) – Citroen – 12 voltas em 24’33”158
2 – Mehdi Bennani (Citroen C-Elysée) – SLR – 7”631
3 – Hugo Valente (Chevrolet Cruze) – Campos – 11”774
4 – Sébastien Loeb (Citroen C-Elysée) – Citroen – 12”717
5 – Ma Qing Hua (Citroen C-Elysée) – Citroen – 18”815
6 – Yvan Muller (Citroen C-Elysée) – Citroen – 19”343
7 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Zengo – 20”64
8 – Tiago Monteiro (Honda Civic) – Honda Jas – 22”700
9 – Nicky Catsburg (Lada Vesta) – Lada – 24”397
10 – Nicolas Lapierre (Lada Vesta) – Lada – 31”613

Resultado final da prova #2:

1 – Yvan Muller (Citroen C-Elysée) – Citroen – 14 voltas em 32’47”712
2 – Ma Qing Hua (Citroen C-Elysée) – Citroen – 5”264
3 – Norbert Michelisz (Honda Civic) – Zengo – 6”340
4 – Sébastien Loeb (Citroen C-Elysée) – Citroen – 7”243
5 – Mehdi Bennani (Citroen C-Elysée) – SLR – 7”788
6 – Hugo Valente (Chevrolet Cruze) – Campos – 10”145
7 – Gabriele Tarquini (Honda Civic) – Honda Jas – 10”650
8 – José Maria Lopez (Citroen C-Elysée) – Citroen – 11”682
9 – Tiago Monteiro (Honda Civic) – Honda Jas – 15”098
10 – Nicolas Lapierre (Lada Vesta) – Lada – 16”975

Pontuação final do WTCC após 12 rodadas e 24 corridas:

1. José María López (bicampeão) – 475 pontos
2. Yvan Muller – 357
3. Sébastien Loeb – 356
4. Ma Qing Hua – 241
5. Gabriele Tarquini – 197
6. Norbert Michelisz – 193
7. Tiago Monteiro – 177
8. Mehdi Bennani – 127
9. Hugo Valente – 120
10. Rob Huff – 103
11. Tom Chilton – 96
12. Nicky Catsburg – 41
13. Tom Coronel – 39
14. Stefano D’Aste – 29
15. Jaap Van Lagen – 16
16. Nicolas Lapierre – 7
17. James Thompson e John Filippi – 6
19. Néstor Girolami e Grégoire Demoustier – 5
21. Rickard Rydell – 4
22. Tin Sritai – 3
23. Sabine Schmitz – 1

2 comentários

  1. Fernando Lima disse:

    Teremos vt no Fox Sports? Caso positivo, pode indicar data e horários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>