Payback

RIO DE JANEIRO – A Nascar vai ter que administrar uma treta daquelas. Matt Kenseth e Joey Logano são os protagonistas.

A primeira foi no Kansas.

Na ocasião, Kenseth sentiu-se prejudicado. Foi tocado por Logano a pouquíssimas voltas do fim, numa corrida que o piloto da Gibbs tinha dominado e poderia – e merecia – ter vencido. O triunfo foi para o piloto da Penske, que emplacou uma sequência de três vitórias.

Todo mundo se perguntou quando viria o “payback”, o troco do #20 em cima do #22.

A resposta está aqui no vídeo abaixo.

Kenseth foi chamado de “covarde” por Logano. Mas o que este último faz questão de omitir é que ele foi igualmente covarde com o adversário na quarta etapa do Chase. Não é a primeira vez que um piloto com três voltas de atraso tira o outro de propósito na pista. E o mais interessante é que o público reagiu favoravelmente à manobra do #20 em Martinsville, com muitos aplausos.

Mas a Nascar não deve deixar barato – embora ela seja responsável por deixar tudo isso chegar onde chegou – porque as regras de conduta dentro da pista não são escritas. Os pilotos têm que saber até onde podem ir, mas às vezes os limites são jogados para o buraco. Por isso, a possibilidade de suspensão de Kenseth até o fim do campeonato da Sprint Cup é bem grande.

Apesar do revés em Martinsville, Logano ainda tem chances – grandes – de chegar à decisão em Homestead-Miami, na qual já está Jeff Gordon – que finalmente conquistou sua primeira vitória em 2015. Uma vitória das mais aguardadas e comemoradas da temporada.

E vocês, leitores, o que acham? A Nascar fará certo em punir Kenseth?

Comentários

  • se a nascar punir o kenseth , pela corrida de ontem teria que ter punido o logano tambem na corrida de kansas , mas eu torceria para não termos punição para ninguem como vc uma vez disse ” aqui se faz , aqui se paga ” . mas fico com uma duvida . será que kenseth vai dar o troco tambem no keselowski ?
    abraços

    • Entao, acho realmente que são momentos diferentes. No Kansas, a briga era pela P1 a poucas voltas do fim. Já em Martinsville, Kenseth vinha voltas atras e voltou a pista apenas pro payback.
      Pelo que sei das regras não escritas, o piloto pode (ou deve) pagar com voltas em atraso apenas se fosse no mesma corrida (Kansas). Já para outras provas, acredito que em uma disputa de posição, Kenseth poderia tirar Logano da frente. No mais, não acredito que a NASCAR puna alguem nessa historia, desde que ela tenha se encerrado ontem, agora se Kenseth continuar acredito que a suspensão venha sim.

  • Existem diferenças básicas: no Kansas era uma disputa direta pela posição, e aqui o Kenseth era retardatário, estava várias voltas atrás. Se estivessem disputando posição, nada mais justo. Mas na situação de retardatário, ficou ruim. Eu puniria.

  • A atitude é errada, mas as regras permitem o olho por olho. Nós o público adoramos isso, pois mostra que o esporte não tem envolvimento político. Espero que continue funcionando assim do contrário vai virar F1. A Danica tb mandou um payback lindo ontem, espero que o Kenseth se acerte tb com o Keselovski…. O público agradece.

  • Se tem uma coisa que me chama muito a atenção na Nascar é essa liberdade para os pilotos resolverem as coisas na pista. Quem acompanha automobilismo há mais tempo deve recordar de grandes paybacks na história. Lembram de Senna vs. Prost em 1989?
    Voltando a Nascar,,, apesar de não torcer para nenhum dos dois (até agora rsrs) eu gostei demais do payback, foi justo e digo ainda mais, o Kenseth foi mais suave. O Logano acabou com as chances do Kenseth em Kansas, já o Kenseth não acabou com as chances do Logano, muito pelo contrário, tenho certeza quase absoluta que Logano estará em Homestead.
    Punição? Bem tem que ter, sempre… só para falar que fizeram alguma coisa. Mas não acho válido uma suspensão, uma multa estaria de bom tamanho.

  • Punição tem que ter, senão descamba de vez e isso é perigoso.
    Imaginou um payback em Michigan? Tudo bem que já teve um do Carl Edwards em cima do Brad, mas foi feio!
    Agora, que o moleque estava merecendo, estava!

  • Se o Kenseth tivesse tirado o Logano da pista numa disputa por posição eu acharia extremamente justo, agora com voltas atrás voltar a pista só pra bater é um pouco demais, acho que irão punir, porém concordo com sua avaliação tbm, Logano pediu por isso e a culpa desse rolo todo é só da NASCAR

  • Isso é que é corrida de verdade!!! Danica não deixando barato, Kenseth indo pra galera….Martinsville é uma pista moldada a essa coisas. Ninguém dá o troco em pistas muito velozes, é em pistas como Martinsville e Phoenix que se acerta as contas.

  • Sempre achei a NASCAR meio chata, corridas infinitas, carros toscos e instáveis, pilotos chiliquentos e bandeiras amarelas acionadas a todo momento para forçar batidas em relargadas ou para os Bart Simpson ter tempo para buscar mais cerveja e sanduíche. Acho que nunca tinha visto uma corrida até o fim. Mas ontem resolvi assistir, e fiquei chocado. Não conheço nenhuma categoria de automobilismo no mundo que aceita uma baderna destas. Corridas de turismo tem muito contato, mas vamos ver então por exemplo o BTCC, DTM, o australiano de V8, que são disputados a tapa. Agora mesmo a Audi levou um ferro pesado no DTM por ter tirado uma Mercedes. Minha opinião? Ou cassar a licença destes Logano, Kenseth e Kazavlowski ou então retire as gaiolas de proteção dos carros, que aí o pessoal vai morrer nas batidas, tipo no filme Rollerball. Garanto que a audiência melhora. Foi a última corrida de NASCAR que assisto na vida.

  • Jeff Gordon já tinha dado um senhor canhão no Clint Bower e a Na$car não havia feito nada…

    Se fizerem agora é falta de vergonha na cara mesmo dessa serie do Sr. Bill France Jr.

  • não acho q haverá punição, a torcida está do lado do kenseth, e a nascar só se preocupa com a reação da torcida, por isso ela aceita essas babaquices de moleques mimados, o público gosta…

  • Acho que Logano mereceu porque o toque no Kansas não tirou Kenseth apenas daquela disputa, vencida pelo próprio Logano, ele também eliminou talvez o que se apresentava como o mais forte concorrente até então e que se defendia legalmente dos ataques.
    E não termina por ai…talvez estejamos vendo a criação de uma das mais fortes rivalidades dos últimos anos, porque Logano já disparou declarações pesadíssimas sobre Kenseth…eles ainda vão se encontrar outras vezes…
    E podem apostar…Kenseth é um cara meticuloso…certamente também não se esqueceu de Keselowski…

  • Punição de uma corrida tá bom. Pela regra da vida Kenseth agiu bem ainda que descumprindo a regra da Nascar. Na ocasião anterior Logano decidiu eliminar Kenseth do Chase. A gravidade do ato é a mesma ainda que se tratasse de disputa direta de posição. Só acho que Kenseth errou de fazer já. Eu teria feito em Miami para ter certeza que Logano não ganha. Acho que ainda se classifica e é favorito a vencer o campeonato. Torço pro Buschao mas acho que 2015 já foi. Entao, tendo a quere que o 24 vença mas é bem difícil o 22 perder e só o 4 tem chance.

  • Acho que a Nascar é muito permissiva. Os frequentes barracos dentro e fora das pistas lembram os reality-shows mais ridículos e não o evento grandioso e importante que a Nascar é . Nessa mesma corrida, teve um outro episódio, tão ridículo quanto, envolvendo Danica Patrick e o piloto do carro de numero 38 que ficaram se batendo como se estivessem em um dérbi de demolição.
    Talvez seja conveniente aos dirigentes da categoria deixar rolar tantas barbaridades já que é o tipo de coisa que, lamentavelmente, agrada ao publico estadunidense que, em grande parte, é belicoso e afeito à violência.

  • Bom, eu sou a favor dos Paybacks sem a necessidade da NASCAR se envolver diretamente, acho que os pilotos são responsáveis e sabem com quem mexem nas corridas.

    A NASCAR vai envolver após o evento, nos seus julgamentos, estou de acordo, controlando os excessos e punindo os casos, conforme o caso, senão vira uma FIA que pune e perde a competividade.

    Mas da forma que foi, se a NASCAR não se envolver e deixar do jeito que tá, vai dar m….logo, deixe alguns pilotos em sobre-aviso, se der um payback ou tirar outro piloto, vamos punir….simples.

  • Entre o começo de 2013 e o meio de 2014, tive a oportunidade de fazer meu MBA em Pittsburg e, no meio tempo, fui a algumas corridas da Nascar – e também tentei visitar pistas defuntas como North Wilkesboro e Nazareth.

    Digo uma coisa, atitudes como a de Kenseth e big ones são tudo o que 90% do público que vai as corridas quer ver, a própria Nascar criou essa cultura fora da lei e vez ou outra se vê em algumas sinucas de bico, a última que me lembro foi a de Kyle Bush e Ron Hornaday Jr na Truck.

    Acho injusto punir Kenseth. A alguns anos atrás na mesma Martinsville um piloto da então Red Bull – aquele que tem um problema de coagulação e que nunca lembro o nome – terminou a corrida a dezenas de voltas atrás, remendou o carro inúmeras vezes e tirou da competição vários outros pilotos no processo. A atitude da Nascar? Nenhuma.

    Punir Kenseth é ter dois pesos e duas medidas, assim como foi no caso do Kyle Bush. O certo seria chamar todos na chincha e declarar profissionalismo e disputa limpa a partir daquele momento.

    As chances da Nascar fazer isso? Zero!

      • Esse mesmo! Lembro que no final da corrida o Jimmie Johnson reclamou do Vickers não pelas batidas e sim por ele ter causado tantas bandeiras amarelas, o que acabou fazendo a disputa durar uma eternidade.

  • Discordo de você ( Mattar) qdo vc diz que Logano foi covarde no lance do Kansas …..Kensenth não aliviou tbm ( obvio lutando pela vitoria ) porem foi um lance de corrida e não uma atitude covarde .
    Isso que Kensenth fez domingo e um ato de uma pessoa que não sabe perder , e não suportaria ver seu rival vencer a 4ª seguida e garantir seu lugar na final demonstrando um desiquilíbrio . Vou torcer pro Logano mais do que nunca pois o pior castigo que o o piloto do carro 20 recebera é o Titulo do 22 .