Porsche campeã por antecipação do WEC

Em seu segundo ano no WEC, a Porsche conquista o primeiro título entre as marcas. Agora, só falta a taça de campeã entre os pilotos...
Em seu segundo ano no WEC, a Porsche conquista o primeiro título entre as marcas. Agora, só falta a taça de campeã entre os pilotos…

RIO DE JANEIRO – A Porsche conquistou neste domingo o título do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) por antecipação. O construtor alemão venceu sua quinta corrida consecutiva em 2015, desta vez nas 6h de Xangai. E foi o quarto triunfo do trio do #17: Mark Webber/Brendon Hartley/Timo Bernhard ganharam mais uma e dispararam vantagem na liderança do campeonato entre os pilotos, dando um enorme passo rumo ao título inédito da classe LMP1.

A corrida deste domingo foi sensacional nas primeiras horas. Choveu antes da largada e as equipes decidiram por montar pneus intermediários em todos os 31 carros que compunham o grid. A direção de prova fez o mesmo procedimento da etapa de Fuji, determinando o início da corrida em regime de Safety Car. Tão logo a corrida começou, o Porsche #18 de Neel Jani/Romain Dumas/Marc Lieb rodou  após um contato com  o Audi #7 e saiu da pista, o mesmo acontecendo ao Oreca #47 da KCMG Racing.

Ao fim da primeira hora, o #17 liderava com pouco mais de quatro segundos e meio apenas para o Audi dos rivais Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer. O #18, em feroz corrida de recuperação, passou de quinto para segundo ao cabo da segunda hora de prova e na metade da distância, assumiu a liderança de forma espetacular.

Mas não era para ser assim e na altura da 100ª volta, o Porsche que dominara as duas primeiras horas tornou a assumir o comando. Dumas rodou a 1h20min do final, caiu novamente para a 4ª posição e voltou a ultrapassar os dois Audi R18 e-tron quattro para chegar em segundo a pouco mais de 26 segundos do carro vencedor. Com a dobradinha, a Porsche chegou a 308 pontos na classificação dos construtores do FIA WEC e não pode mais ser alcançada. Webber/Hartley/Bernhard mantém a liderança entre os pilotos com 12 pontos de vantagem (155 a 143) para a última etapa, no próximo dia 21, no Bahrein.

Tréluyer/Fässler/Lotterer fizeram o que lhes foi possível, assim como Lucas Di Grassi/Oliver Jarvis/Loïc Duval. As trincas quatrargólicas terminaram respectivamente em terceiro e quarto. A Toyota fez mais uma vez papel de coadjuvante: o #2 de Mike Conway/Alex Wurz/Stéphane Sarrazin levou quatro voltas dos vencedores e o #1 de Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Anthony Davidson, cinco.

Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, mesmo após um acidente que destruiu parcialmente o carro #12, a Rebellion Racing ganhou mais uma com Mathias Beche/Nicolas Prost completando a disputa em sétimo lugar na geral – duas voltas à frente do ByKolles CLM P1/01 de Simon Trummer/Pierre Kaffer. Na LMP2, a Signatech Racing – que já havia “batido na trave” em Fuji – conquistou sua primeira vitória, graças ao ótimo trabalho da trinca Paul-Loup Chatin/Nelson Panciatici/Tom Dillmann.

O Morgan da Pegasus Racing fez uma boa estreia no WEC e chegou a liderar na LMP2 com Alex Brundle. Mas o carro terminou apenas em 5º na sua categoria
O Morgan da Pegasus Racing fez uma boa estreia no WEC e chegou a liderar na LMP2 com Alex Brundle. Mas o carro terminou apenas em 5º na sua categoria

No início da corrida, quem dominou foi a Pegasus Racing, beneficiada pela performance sólida dos pneus intermediários da Michelin em relação aos Dunlop. E também pela velocidade do britânico Alex Brundle. O carro teve que ser guiado também por David Cheng e Ho-Pin Tung e aí o ritmo caiu. A trinca do #29 pelo menos conquistou um honroso quinto lugar – em contraste com o que aconteceu ao brasileiro Pipo Derani e seus parceiros latinos Gustavo Yacamán e Ricardo González.

Pela primeira vez em todo o campeonato, o #28 da G-Drive Racing ficou de fora de uma corrida. O carro vinha em 3º lugar, que representaria o sexto pódio em sete corridas e um resultado importantíssimo para a própria equipe, pois ajudaria os pilotos do #26 – Sam Bird/Roman Rusinov/Julien Canal – a ampliar vantagem no campeonato de pilotos contra Matt Howson e Richard Bradley, da rival KCMG. Mas González, que guiava o Ligier JS P2 Nissan, cometeu um erro na última volta. Rodou e o protótipo não teve a menor condição de voltar à disputa.

Assim, o Oreca 05 Coupé Nissan do time de Paul Ip ainda obteve um pódio mesmo com a rodada no início da prova, precedendo o outro Ligier da G-Drive. O Team SARD Morand colocou na conta mais um bom resultado, com o 4º lugar do Morgan EVO guiado por Oliver Webb/Pierre Ragues/Chris Cumming.

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Com a vitória em Xangai, Richard Lietz – ajudado pelo parceiro Michael Christensen – está bem próximo do título na divisão LMGTE-PRO

Na LMGTE-PRO, a Porsche tirou partido das condições da pista no início para mostrar a força do 991 RSR dotado de tração traseira. E só não fez 1-2 porque Gimmi Bruni/Toni Vilander não deixaram. O triunfo foi do #91 de Richard Lietz/Michael Christensen e o piloto austríaco vai para a decisão do campeonato no Bahrein com 18 pontos de frente para o próprio companheiro de time e 20 para Davide Rigon/James Calado, que acabaram a corrida de Xangai em quarto na classe.

Fernando Rees e seus parceiros Alex MacDowall e Richie Stanaway novamente pouco puderam fazer contra as rivais Porsche e Ferrari. O Aston Martin Vantage #99 perdeu duas voltas ao longo da disputa e a trinca acabou em 5º lugar. Com o resultado, o brasileiro e o britânico MacDowall (Stanaway não correu em Fuji) estão em sexto na tabela de pontos, com 78 – quinze a menos que o francês Fred Makowiecki, da Porsche.

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Primeira vitória: Emmanuel Collard/Rui Águas/François Perrodo triunfaram na LMGTE-AM e levaram a decisão do campeonato para o Bahrein

Entre os LMGTE-AM, a SMP Racing não conseguiu levar por antecipação o título para os pilotos Viktor Shaitar/Aleksej Basov/Andrea Bertolini. Mesmo com um rendimento fraco durante a qualificação, em que ficaram em antepenúltimo no grid, a trinca do time russo se recuperou e chegou em 3º lugar na prova. Só que a vitória foi justamente da trinca rival da AF Corse: François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas faturaram o sétimo pódio consecutivo na temporada, que marcou o primeiro triunfo do carro #83 – a despeito de uma penalização que podia ter custado caro aos pilotos.

Com o resultado da prova da China, Perrodo/Collard/Águas chegaram a 136 pontos, dezenove a menos que Shaitar/Basov/Bertolini. Qualquer pontuação acima do 6º lugar em Sakhir, no Bahrein, dá o título ao trio da Ferrari #72.

O pódio foi completado por Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda, que chegaram em 2º, com os vencedores de Fuji Patrick Dempsey/Marco Seefried/Patrick Long na quarta colocação.

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