Um grande barato

RIO DE JANEIRO – Cada vez mais os carros clássicos atraem o interesse dos fãs de automobilismo e muitos deles, repletos de histórias e glórias, estiveram na Flórida durante o último fim de semana. O circuito de Daytona recebeu a edição 2015 da Classic 24 Hour, que foi um grande barato. O vídeo aí acima não me deixa mentir.

A prova contou com a participação de 174 carros, divididos por características e antiguidade. Logicamente, a grande atração foi o Grupo C, com 22 protótipos que reviveram o antigo World Sportscar Championship e os áureos tempos da IMSA. Os participantes se revezaram na pista em quatro corridas e o carro mais rápido em cada uma delas dentro das categorias foi, logicamente, o vencedor.

r_porsche99
Com este Porsche nas clássicas cores dos cigarros Rothmans, Christian Zügel e Mark Patterson ganharam a Classic 24h Daytona no Grupo C

Entre as atrações dentro dos cockpits, muitas lendas da história do Endurance, como Dieter Quester (76 anos de idade), Brian Redman (78 anos), Jürgen Barth (67 anos), sem contar o holandês Gijs Van Lennep, vencedor das 24h de Le Mans por duas vezes, o estadunidense Bobby Rahal, o alemão Jochen Mass e o britânico Derek Bell, que recém-completou 74 anos e venceu cinco vezes em Sarthe, além de ganhar as 24h de Daytona por três oportunidades.

Os vencedores, por categorias, foram os seguintes:

Grupo A (1963-1972): Gray Gregory/Randy Buck, com um protótipo Chevron B16

Grupo B (1973-1982): Robert Blain/John Maydon, com um protótipo March 75S

Grupo C (1983-1993): Mark Patterson/Christian Zügel, com um protótipo Porsche 962C

Grupo D (1994-2002): Dean Baker, com um protótipo Riley & Scott MKIIIB

Grupo E (2003-2012): Butch Leitzinger/Doug Smith, com um protótipo Audi R8

Grupo F (HSR): Robert Spence/Jack Thuber, com um Porsche 911

Comentários