WEC 2016 – Silly Season, classe LMP2

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Campeã deste ano da LMP2, a G-Drive Racing pode não continuar no WEC em 2016 se não fechar parceria com algum time. Apesar disso, Pipo Derani deve seguir a bordo no Mundial e ganhar companhia na categoria…

CAMPINAS – Enquanto aguardo com minha mulher aqui em Viracopos (e haja paciência…) um voo da Azul que me levará de volta ao Rio de Janeiro após sair de manhã cedo em Londrina, aproveito para deixar os leitores do blog – principalmente aos fãs do WEC e aos críticos que vira e mexe têm aparecido para falar bobagens (puro recalque de quem conhece pouco, muito pouco mesmo, de automobilismo – como está o panorama da classe LMP2 para 2016.

Será o último ano de regulamento nas atuais condições em que são permitidos mais de um fabricante de motor – embora a Nissan dê as cartas no grid – e também quanto aos chassis. Os protótipos Spyder ainda deverão ser permitidos no WEC – contudo serão pouquíssimo utilizados – e em 2017, só quatro construtores estão autorizados a fornecer equipamento, todos com cockpits fechados: Ligier (leia-se Onroak Automotive), Oreca, Riley Automotive e Dallara.

Mesmo a próxima temporada sendo de total transição, muitas novidades estão aí no horizonte. Inclusive a participação de brasileiros (no plural) na classe LMP2, além de chegadas e regressos de algumas escuderias ao campeonato.

Vamos ao panorama atual da Silly Season da divisão:

Tequila Patrón ESM

Fecharam uma parceria com a OAK Racing para o próximo ano, o que quer dizer que deverão usar os Ligier JS P2  que correram neste ano sob a égide da G-Drive Racing – sem significar, portanto, o fim definitivo do vínculo com a Honda Performance Development (HPD), que neste ano forneceu os motores para o time da Flórida, até porque nada foi confirmado. Dentre os pilotos, Jon Fogarty (que volta ao automobilismo dos EUA) e David Heinemeier-Hänsson (este, buscando outras alternativas) não permanecem para 2016. Um dos cotados para fazer parte do time é o brasileiro Pipo Derani, que fez uma grande temporada de estreia no WEC. O canadense Chris Cumming deve fazer parte da tripulação do #30 junto a Ed Brown e Johannes Van Overbeek.

Previsão: 2 carros

Morand Racing

Vêm com pacote novo após um bom ano de estreia, apesar da crise que sacrificou um dos carros previstos (no imbróglio com a Kairos Technologies e o fim do programa Race To 24, que selecionaria um piloto para disputar o WEC a partir das 24h de Le Mans). A associação com a SARD do Japão pelo visto também foi desfeita e Bénoit Morand quer mostrar que pode caminhar com as próprias pernas. Vão de Ligier JS P2 Nissan e os pilotos poderão vir quase todos da G-Drive Racing. O mexicano Ricardo Gonzalez é um dos cotados e fala-se inclusive no retorno de Bruno Senna ao Mundial de Endurance como piloto do time helvético.

Previsão: 1 carro

AF Corse

Com a chancela de Amato Ferrari, os russos da SMP Racing devem correr com o nome de AF Corse em 2016 na classe LMP2, entrando com dois chassis BR01 de motor Nissan. O projeto de Paolo Catone andou bem no ELMS e em sua primeira prova no WEC, nas 6h do Bahrein, teve boa performance. Entre os pilotos que foram vistos a bordo neste ano, devem permanecer o veterano franco-armênio Nicolas Minassian, o rodado Maurizio Mediani e também o veloz russo Mikhail Aleshin. O time prospecta oferecer possibilidades a outros pilotos, entre eles o mexicano Memo Rojas, que ficou sem lugar para correr nos EUA e pode levar patrocínios do México – o que é importante também para a prova que lá será realizada no próximo ano.

Previsão: 2 carros

Signatech Alpine

O time de Philippe Sinault vai com novidades para o próximo ano, a começar na parte técnica. O velho Oreca 03R travestido de Alpine A450b sai de cena (podendo ser usado no ELMS), para dar vez a um Oreca 05 Coupé devidamente rebatizado com o nome da imortal criação de Jean Rédélé. A equipe deu oportunidade a novos pilotos no teste de fim de ano no Bahrein e pode inclusive trazer caras novas – até porque Tom Dillmann, que deixou excelente impressão nas provas finais do WEC em Xangai e no Bahrein, deixou de ser piloto com graduação prata para ser piloto ouro – o que impossibilita sua permanência na equipe. A menos que Paul-Loup Chatin seja descartado, o que é pouquíssimo provável.

Previsão: 1 carro

Jota Sport

A equipe de Simon Dolan vem com ataque total ao WEC pela primeira vez com um protótipo Oreca 05 Nissan já construído dentro das especificações técnicas que vão vigorar na LMP2 a partir de 2017. O time britânico, aliás, não aposentará seu Gibson 015S, uma vez que o protótipo poderá ainda ser visto na série Le Mans europeia. Quanto à distribuição de vagas, o dono do time – e também piloto – conversa com vários pilotos de monoposto, preferencialmente aqueles ligados à Arden International, com quem Dolan formou uma parceria.

Previsão: 1 carro

KCMG Racing

O time de Hong Kong, atual campeão da classe LMP2 nas 24h de Le Mans e vice-campeão do WEC, ainda não tem seus planos totalmente confirmados para 2016. Paul Ip não definiu se haverá a expansão do programa ou até mesmo uma redução nos esforços da escuderia asiática. Mas é certeza que o time vai defender seu título em Sarthe, com pelo menos um Oreca 05 Nissan. Melhor aguardar os acontecimentos.

Previsão: 1 ou 2 carros (?)

Strakka Racing

Após mudar do Dome S103 para o Gibson 015S, o time sediado no Reino Unido deve seguir no WEC com seu protótipo Spyder – que tem grandes chances de ser o único de todo o campeonato. Não há previsão de mudança no plantel de pilotos, mesmo que a temporada da Strakka tenha sido de mediana para fraca. Os pilotos testados no Bahrein – Tio Ellinas e Lewis Williamson – terão que esperar uma nova oportunidade se quiserem suceder os experientes nomes que lá estão, além do patrão e piloto Nick Leventis.

Previsão: 1 carro

Greaves Motorsport

Outra equipe do Reino Unido que apresenta armas para o WEC, em seu retorno ao Mundial após o título conquistado de forma emocionante no ELMS. A equipe fechou a compra de um Ligier JS P2 Nissan para 2016 e deve seguir na série europeia com seu Gibson 015S, após ver gorados os planos de participação – ou até de construção de um chassis LMP1 não-oficial. Não há ainda pilotos cogitados para disputar a próxima temporada.

Previsão: 1 carro

G-Drive Racing

Roman Rusinov, através do grupo russo Gazprom, busca uma nova equipe para a próxima temporada, já que o acordo com a OAK Racing miou e tanto ele quanto o patrocinador ficaram sem carro. Goraram também as conversações que foram iniciadas com a equipe de Bénoit Morand e também com a Jota Sport. Dessa forma, o atual campeão mundial do WEC na classe ao lado de Julien Canal e Sam Bird pode até não disputar a temporada 2016.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Comentários

  • O que aconteceu entre a. G-Drive e a OAK?
    Quanto a volta de Bruno Senna Seria legal, o que não entendendo até hoje a saída do Pizzonia
    Muito bom ver que o Pipo Já tem vaga garantida o que mostra quanto ele é bom na pilotagem do carro.

    Mattar esse requalque sempre vai existir, contra o WEC pois a maioria do Brasileiro não gosta de Endurance ou na verdade acha que q F1 e suprema e ninguém é pode ter um belo campeonato.

    Abraços

  • Apesar de algumas incertezas, ainda vejo de forma positiva a previsão para a classe LMP2…Quanto ao possível retorno de Bruno Senna, deve agarrar com todas as forças esta provável oportunidade, vide o exemplo de Pipo Derani.