WRC: Ogier lidera primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha

000b5e69-642
Lama e caos: Sébastien Ogier sobreviveu ao primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha, na liderança do evento

RIO DE JANEIRO – A última etapa da temporada do WRC 2015 está a todo vapor: o Rali da Grã-Bretanha, disputado no País de Gales, começou nesta sexta-feira com a disputa de seis trechos cronometrados de um total de 19 previstos para o evento que encerra o campeonato já ganho por Sébastien Ogier antecipadamente.

E foi o tricampeão do WRC que fechou o primeiro dia na frente, não sem ter trabalho com o ídolo local Kris Meeke – e principalmente com as enlameadas estradas britânicas. O piloto da Citroën foi o mais duro adversário de Ogier, embora tenha ganho apenas uma das seis etapas do dia contra cinco do rival. Só que a diferença entre os dois ainda é relativamente apertada, com pouco mais de 13 segundos separando os dois primeiros.

O finlandês Jari-Matti Latvala não teve um bom primeiro dia: o piloto do Volkswagen Polo #2 sofreu um despiste num trecho cronometrado relativamente fácil (Sweet Lamb), de apenas 3,19 km de extensão. Após começar com o segundo melhor tempo no SS1, o nórdico despencou na classificação e caiu para o 60º lugar na geral.

Apesar dos problemas do companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen precisa descontar uma diferença de 26 pontos se quiser roubar de Latvala a vice-liderança e o vice-campeonato. Por enquanto, está bem longe de conseguir: ao fim do primeiro dia, está em 3º lugar a pouco mais de 31 segundos de Ogier, com Mads Østberg na quarta posição.

Dani Sordo lidera o plantel de pilotos da Hyundai com o quinto posto e Ott Tanak vem em sexto com o melhor Ford Fiesta da classificação, já que Elfyn Evans, que também corre em casa assim como Kris Meeke, teve problemas ao longo da sexta-feira com um furo de pneu e atrasou-se, baixando para oitavo atrás de Hayden Paddon.

O time B da montadora sul-coreana teve muitos contratempos, com Thierry Neuville e Kevin Abbring totalmente fora de contenção, o que permitiu a Lorenzo Bertelli assumir o 9º lugar geral, seguido do terceiro Citroën, com Stéphane Lefévbre.

No WRC2, que também já conheceu seu campeão antecipado – Nasser Al-Attiyah – Eric Camilli lidera com o Ford Fiesta da Oreca, ocupando o 13º lugar geral, seguido por Teemu Suminen (Skoda) e Yuriy Protasov (Ford).

Neste sábado, os pilotos e navegadores voltam às estradas do País de Gales para mais nove trechos especiais.

Classificação do primeiro dia do Rali da Grã-Bretanha:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 1.16’03”5
2. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) – 13”5
3. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) – 31”4
4. Østberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) – 43”0
5. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) – 1’18”7
6. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) – 1’34”9
7. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) – 2’03”5
8. Evans-Barritt (Ford Fiesta RS Wrc) – 2’21”6
9. Bertelli-Granai (Ford Fiesta RS Wrc) – 3’21”5
10. Lefebvre-Prevot (Citroen DS3 Wrc) – 3’25”4

Comentários