Curvelo e Londrina, as novidades da Stock
RIO DE JANEIRO – O combalido automobilismo brasileiro respira. Sob aparelhos, mas respira. A Vicar, promotora da Stock Car e de outras categorias – incluindo a Fórmula 3 e o Brasileiro de Marcas – anunciou hoje seu calendário para a temporada 2016. E com boas notícias, contrabalançando com outras nem tanto.
Curitiba, por exemplo, terá sua última corrida na história dos eventos da categoria justamente em março, na abertura do certame, com a Corrida de Duplas – que será disputada pela terceira vez. Aliás, espero que seja um evento com maior duração que nos dois anos anteriores, para valorizar o investimento em trazer bons pilotos de fora. Que tal uma prova com 80 minutos de duração, com dois reabastecimentos obrigatórios e uma parada idem para troca de pneus?
As boas novidades são a volta do Autódromo Internacional de Londrina (estive lá no último fim de semana para acompanhar as 500 Milhas de Londrina e muita gente me disse que a pista precisa de uma boa reforma – e terá, incluslive) e a estreia do Circuito dos Cristais, colocando Minas Gerais no mapa do automobilismo brasileiro pela primeira vez desde que foram realizadas provas no entorno do Estádio do Mineirão, décadas atrás. A prova em Curvelo está marcada para 20 de novembro.
A Corrida do Milhão será em Interlagos e a única pendência é a rodada marcada para Brasília, outra pista cujo futuro está em enorme perigo por conta das obras jamais realizadas para a prova de Fórmula Indy, prevista para março deste ano e que acabou cancelada. Falido, o novo governo do DF, comandado por Rodrigo Rollemberg, não garante nenhum investimento no circuito.
“Sobre o Autódromo de Brasília, ainda aguardamos a conclusão das obras, mas contamos que isso deve ser finalizado em tempo de receber a Stock Car, apesar de não termos uma posição oficial do Governo do Distrito Federal”, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar.
Caso a corrida na capital federal não aconteça, o evento deverá acontecer em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Ah… e para nenhuma surpresa, haverá a pausa para as Olimpíadas Rio 2016 – como se os esportes a motor precisassem parar por causa desse evento.
Eis as datas:
06/03 – Curitiba (Corrida de Duplas)
10/04 – Velopark
22/05 – Goiânia
05/06 – Santa Cruz do Sul
26/06 – Tarumã
17/07 – Cascavel
11/09 – Interlagos (Corrida do Milhão)
25/09 – Londrina
16/10 – Goiânia
30/10 – Brasília (ou outra pista a definir)
20/11 – Curvelo
11/12 – Interlagos
Eu acho um crime a Stock ter só 12 provas!! Pra quê repetir Goiânia?
Por mim, seriam 14. Circuito tem, se fôssemos um país sério, poderíamos ter Brasília confirmada, Campo Grande, Fortaleza… =/
Concordo, acho que a stock poderia promover mais corridas de rua
rodrigo vilela esqueceu q esse campeonato e varzeano e q um canalzinho d tv manda no dono da categoria e os carros pifios ,pra poder ultrapassar tem q usar a vitamina (sergio mauricio) vai ver no super tc2000 la as equipes podem testar durante o ano ,e nenhuma pista no campeonato foi repetida
Algumas observações:
Excelente notícia sobre o Circuito dos Cristais, acho que vale até a pena se programar para assistir in Loco…vou consultar a distância daqui de SP/SP para lá;
Interlagos não é a melhor praça para a “Corrida do Melão”…estive no autódromo em três edições (2010, 2011 e 2013) e somente o evento de 2011 foi bom, com bom público e boas disputas na pista…o público daqui não se comove, não vê como um evento especial da Stock;
Também acho que a Stock deveria repensar não só o tempo de duração desta prova de duplas, como também das demais…no mínimo 60 minutos com reabastecimento/troca de pneus obrigatório e 80 minutos com 2 pits obrigatórios para a prova de duplas e para a “Corrida do Espigão”. Podiam aproveitar e abolir este formato bizarro de rodadas duplas, ainda que digam que é um sucesso e tal…é simplesmente ridículo.
Para finalizar, sobre a “pausa para as Olimpíadas”, deve ser por alegar uma possível falta de espaço na programação da tv…ora, o pessoal do “somos todos campeões” anuncia pelos cotovelos que terá 16 canais durante as olimpíadas…e não terá espaço para uma corridinha da Stock em Agosto?? Fecha as portas, né!!
Corrida com reabastecimento?
Corrida com troca de pneus?
E que tal corrida curta sem parada, cada um que se vire?
E tem (muita) gente que é contra investimentos no automobilismo! Oras, isso é INVESTIMENTO, não custo, traz dividendos (se feito de maneira honesta, claro!), movimenta a economia de uma forma geral!