Curvelo e Londrina, as novidades da Stock

2015916920851_curvelo_II
Quase pronto: Curvelo estreia como sede de provas da Stock Car e suas categorias suporte em novembro de 2016 (Foto: Reprodução Grande Prêmio)

RIO DE JANEIRO – O combalido automobilismo brasileiro respira. Sob aparelhos, mas respira. A Vicar, promotora da Stock Car e de outras categorias – incluindo a Fórmula 3 e o Brasileiro de Marcas – anunciou hoje seu calendário para a temporada 2016. E com boas notícias, contrabalançando com outras nem tanto.

Curitiba, por exemplo, terá sua última corrida na história dos eventos da categoria justamente em março, na abertura do certame, com a Corrida de Duplas – que será disputada pela terceira vez. Aliás, espero que seja um evento com maior duração que nos dois anos anteriores, para valorizar o investimento em trazer bons pilotos de fora. Que tal uma prova com 80 minutos de duração, com dois reabastecimentos obrigatórios e uma parada idem para troca de pneus?

As boas novidades são a volta do Autódromo Internacional de Londrina (estive lá no último fim de semana para acompanhar as 500 Milhas de Londrina e muita gente me disse que a pista precisa de uma boa reforma – e terá, incluslive) e a estreia do Circuito dos Cristais, colocando Minas Gerais no mapa do automobilismo brasileiro pela primeira vez desde que foram realizadas provas no entorno do Estádio do Mineirão, décadas atrás. A prova em Curvelo está marcada para 20 de novembro.

A Corrida do Milhão será em Interlagos e a única pendência é a rodada marcada para Brasília, outra pista cujo futuro está em enorme perigo por conta das obras jamais realizadas para a prova de Fórmula Indy, prevista para março deste ano e que acabou cancelada. Falido, o novo governo do DF, comandado por Rodrigo Rollemberg, não garante nenhum investimento no circuito.

“Sobre o Autódromo de Brasília, ainda aguardamos a conclusão das obras, mas contamos que isso deve ser finalizado em tempo de receber a Stock Car, apesar de não termos uma posição oficial do Governo do Distrito Federal”, disse Maurício Slaviero, diretor geral da Vicar.

Caso a corrida na capital federal não aconteça, o evento deverá acontecer em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Ah… e para nenhuma surpresa, haverá a pausa para as Olimpíadas Rio 2016 – como se os esportes a motor precisassem parar por causa desse evento.

Eis as datas:

06/03 – Curitiba (Corrida de Duplas)
10/04 – Velopark
22/05 – Goiânia
05/06 – Santa Cruz do Sul
26/06 – Tarumã
17/07 – Cascavel
11/09 – Interlagos (Corrida do Milhão)
25/09 – Londrina
16/10 – Goiânia
30/10 – Brasília (ou outra pista a definir)
20/11 – Curvelo
11/12 – Interlagos

Comentários

  • Eu acho um crime a Stock ter só 12 provas!! Pra quê repetir Goiânia?

    Por mim, seriam 14. Circuito tem, se fôssemos um país sério, poderíamos ter Brasília confirmada, Campo Grande, Fortaleza… =/

  • rodrigo vilela esqueceu q esse campeonato e varzeano e q um canalzinho d tv manda no dono da categoria e os carros pifios ,pra poder ultrapassar tem q usar a vitamina (sergio mauricio) vai ver no super tc2000 la as equipes podem testar durante o ano ,e nenhuma pista no campeonato foi repetida

  • Algumas observações:
    Excelente notícia sobre o Circuito dos Cristais, acho que vale até a pena se programar para assistir in Loco…vou consultar a distância daqui de SP/SP para lá;

    Interlagos não é a melhor praça para a “Corrida do Melão”…estive no autódromo em três edições (2010, 2011 e 2013) e somente o evento de 2011 foi bom, com bom público e boas disputas na pista…o público daqui não se comove, não vê como um evento especial da Stock;

    Também acho que a Stock deveria repensar não só o tempo de duração desta prova de duplas, como também das demais…no mínimo 60 minutos com reabastecimento/troca de pneus obrigatório e 80 minutos com 2 pits obrigatórios para a prova de duplas e para a “Corrida do Espigão”. Podiam aproveitar e abolir este formato bizarro de rodadas duplas, ainda que digam que é um sucesso e tal…é simplesmente ridículo.

    Para finalizar, sobre a “pausa para as Olimpíadas”, deve ser por alegar uma possível falta de espaço na programação da tv…ora, o pessoal do “somos todos campeões” anuncia pelos cotovelos que terá 16 canais durante as olimpíadas…e não terá espaço para uma corridinha da Stock em Agosto?? Fecha as portas, né!!

  • E tem (muita) gente que é contra investimentos no automobilismo! Oras, isso é INVESTIMENTO, não custo, traz dividendos (se feito de maneira honesta, claro!), movimenta a economia de uma forma geral!