ELMS 2016 – Silly Season, classe LMP2

FilipeAlbuquerque-Elms2015-Estoril-Corrida
O plantel da classe LMP2 deve ser tão forte e competitivo no ELMS quanto o que se viu na última temporada

RIO DE JANEIRO – Após o blog ter repassado o panorama de possíveis participantes do IMSA Weather Tech SportsCar Championship e também do FIA World Endurance Championship, agora o foco é o European Le Mans Series. Vocês já viram aqui que a próxima temporada terá três categorias e a principal delas é a LMP2, a porta de entrada para os times e pilotos disputarem o Mundial e também as 24h de Le Mans.

O regulamento técnico do ELMS para a divisão permanece o mesmo, com a permissão de uso de chassis abertos (Spyder) pelo menos por mais esta temporada. Algumas equipes vão dividir atenção entre o Europeu e o Mundial e outras, aproveitando a questão do regulamento restrito e pela LMP2 ser uma classe cost capped, estão chegando para a festa.

Vamos dar uma olhada no que temos para o momento entre os LMP2.

AF Racing

Conhecida também como SMP Racing, a AF Racing deve participar do ELMS em 2016 ao menos com um protótipo BR01 Nissan, após a boa campanha de 2015. O time irá se desdobrar como nunca, pois os russos confirmaram que vão participar também das 24h de Daytona e pretendem se inscrever para toda a temporada do WEC.

Previsão: 1 carro

Algarve Pro Racing

A equipe de bandeira portuguesa disputou parcialmente a temporada 2015 do ELMS e depois levou seu Ligier JS P2 Nissan para as provas do AsLMS, estreando com relativo sucesso na pista malaia de Sepang. Devem voltar com o mesmo conjunto mecânico. Pilotos ainda indefinidos.

Previsão: 1 carro

DC Racing

David Cheng deve fazer a estreia da equipe sino-estadunidense no ELMS em 2016, após a campanha no AsLMS, onde o time começou sua caminhada com um Ligier JS P3. Ele e o compatriota Ho-Pin Tung devem disputar a temporada completa, confirmando um terceiro piloto de graduação bronze. No horizonte, uma participação nas 24h de Le Mans.

Previsão: 1 carro

DragonSpeed

A equipe do multinações Elton Julian (ora equatoriano, ora estadunidense, ora espanhol) pretende disputar toda a temporada do ELMS com pelo menos um protótipo Oreca 05 Coupé Nissan, que já foi testado e será também inscrito para as tradicionais 12h de Sebring. O próprio Elton, que anunciara sua retirada das pistas, pode voltar a bordo. O experiente Nicolas Lapierre deve ser um dos integrantes do trio, junto a Henrik Hedman.

Previsão: 1 carro

Eurasia Motorsport

Mark Goddard fechou a compra de um protótipo Oreca 05 Nissan e é com ele que o time das Filipinas irá disputar o ELMS em 2016, pleiteando também uma vaga direta em Sarthe. A equipe estreou com boa participação no Europeu, com Nico Pieter de Brujin e Pu Jun Jin a bordo. Tristan Gommendy foi anunciado nesta segunda-feira como o terceiro piloto para a próxima temporada.

Previsão: 1 carro

Graff Racing

A equipe dirigida por Pascal Rauturier viu gorarem os sonhos da volta às 24h de Le Mans neste ano, o que levou o time francês a comprar um Ligier JS P3 Nissan para dar os primeiros passos no ELMS. Mas o plano do retorno a Sarthe permanece e a equipe, se conseguir patrocínios ou pilotos com pacote fechado, pode comprar um protótipo LMP2 e participar na categoria principal do certame europeu.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Greaves Motorsport

Atual campeã do ELMS, a equipe dos britânicos Jacob e Tim Greaves volta para defender seu título em 2016, mesmo tendo confirmado a passagem para o WEC. O carro será o mesmo Gibson 015S usado neste ano. A novidade pode ser a passagem dos campeões da LMP3 Charlie Robertson e Sir Chris Hoy, múltiplo campeão olímpico de ciclismo, para a LMP2.

Previsão: 1 carro

Ibanez Racing Services

José Ibanez não disputou com sua equipe as provas finais do ELMS neste ano, mas tem planos de voltar à competição em 2016, pleiteando também pelo menos uma vaga direta às 24h de Le Mans. Se prosseguirem com os protótipos Oreca 03R rebatizados de Wolf GB08 em parceria com Giacomo Bellarosa, o filho deste, o ítalo-suíço Ivan Bellarosa deve ser um dos titulares.

Previsão: 1 ou 2 carros

IDEC Sport Racing

Patrice Lafargue tem o ambicioso plano de estrear com sua IDEC Sport Racing no ELMS em 2016 com pelo menos um carro. O piloto e dirigente acredita que sua escuderia pode acrescentar à classe LMP2 com a experiência adquirida nas competições do VdeV e nas provas do certame 24h Series, nos quais apareceram com distinção neste ano.

Previsão: 1 carro

Jota Sport

Simon Dolan confirmou que sua escuderia fará exatamente o mesmo que a Greaves em 2016 (aliás, ele confirmou primeiro): jornada dupla entre ELMS e WEC, com o Gibson 015S no certame europeu. Com a possível participação de Harry Tincknell no WEC e a ida de Filipe Albuquerque para as provas do IWSC nos EUA, pode ser que o piloto-proprietário tenha que se socorrer de bons nomes disponíveis no mercado.

Previsão: 1 carro

Krohn Racing

O bilionário estadunidense Tracy W. Krohn deve seguir em 2016 no ELMS com seu protótipo Ligier JS P2 que teve boas performances neste ano. O texano e seu fiel escudeiro Nic Jönsson continuam a bordo. A tarefa será encontrar um bom terceiro piloto com graduação prata ou ouro. Na última temporada, o brasileiro Oswaldo Negri chegou a colaborar com a equipe.

Previsão: 1 carro

Morand Racing

Pouco provável que vejamos o Morgan EVO do time de Bénoit Morand no ELMS. O suíço tem planos de levar seu protótipo Spyder para disputar a temporada 2016 do IWSC em paralelo com mais um ano de FIA WEC, onde terão à disposição um chassi Ligier JS P2 adquirido junto à G-Drive Racing.

Previsão: não devem participar

Murphy Prototypes

A pequena e valente equipe britânica chefiada por Greg Murphy deve dar as caras novamente no ELMS em 2016. Com o mérito de ter revelado o talento de Brendon Hartley e Pipo Derani na condução dos Esporte-Protótipos, a equipe provavelmente seguirá com o confiável Oreca 03R no próximo ano.

Previsão: 1 carro

Panis-Barthez Tech 1

A nova equipe saída da associação entre o antigo piloto de F1 Olivier Panis e o campeão pela seleção francesa na Copa de 1998 Fabién Barthez entra em cena no ELMS numa parceria com a Tech 1, equipe que disputa o World Series e dará a assessoria técnica para os dois veteranos. Panis emprestará seu nome e prestígio ao projeto, que visa também uma vaga nas 24h de Le Mans. Barthez, é claro, está confirmado a bordo, voltando ao ELMS após um ano ausente.

Previsão: 1 carro

Pegasus Racing

Julien Schell não confirmou nada ainda, mas é bem provável que a Pegasus Racing venha de carro novo no próximo ano. O time comprou um Ligier JS P2 e só não o estreou na prova de Xangai do WEC por falta de testes. O problema agora é outro: dinheiro. Com David Cheng montando sua própria equipe e levando Ho-Pin Tung junto, potenciais patrocinadores foram embora. Ainda assim, o time de Gelsposheim tem esperanças grandes de participar com até dois carros, incluindo o bom e velho Morgan EVO Spyder.

Previsão: 1 ou 2 carros

Race Performance

Obrigado a disputar o AsLMS este ano por falta de fundos, Michel Frey pode regressar a tempo inteiro ao ELMS em 2016 com seu velho Oreca 03R, que ainda prova ser suficientemente rápido e confiável. O problema será conseguir pilotos pagantes para fechar a conta.

Previsão: 1 carro

Signatech Alpine

Com a compra de um novo LMP2 Coupé, o Oreca 03R (rebatizado Alpine A450b) ficou disponível para o time de Philippe Sinault ensaiar um possível retorno ao ELMS, após o campeonato conquistado em 2014. Mas segundo fontes na imprensa europeia, parece pouco provável que a escuderia sediada em Bourges vá se dividir em duas para o próximo ano. Em todo caso, sempre há esperança do grid ganhar mais um participante muito forte na próxima temporada.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

SO24! by Lombard Racing

Outra nova equipe com pretensão de estrear no ELMS é a SO24! by Lombard Racing, operação tocada a quatro mãos, mais precisamente as de Dominique Payne e Jean Lombard. O time deve fazer a temporada completa nas duas classes de protótipos. Na LMP2, dois nomes já estão confirmados para guiar o Ligier JS P2: Vincent Capillaire, que defendeu a Signatech Alpine em seis provas do WEC neste ano e Olivier Lombard, que volta às provas de Endurance após um tempo defendendo a Bentley no Blancpain Sprint Series.

Previsão: 1 carro

Thiriet by TDS Racing

A equipe de Xavier Combet já é peça de mobília do ELMS e deve ser presença 100% certa no campeonato e também em Sarthe. Pierre Thiriet é o único piloto confirmado até aqui, por enquanto. A equipe dispensou Tristan Gommendy antes do fim deste ano e terá que pensar noutros nomes para 2016. O carro continuará sendo o Oreca 05 Coupé com motor Nissan.

Previsão: 1 carro

Comentários

  • Se todas as inscrições se confirmarem, o que é pouco provável, mas não custa sonhar, seria um plantel de 20 LMP2. Simplesmente excelente, ainda mais se levarmos em conta que o campeonato foi considerado morto poucos anos atrás!