ELMS 2016 – Silly Season, classe LMP3

hoy-racing-in-lmp3
Os protótipos Ginetta-Juno dominaram o primeiro ano de LMP3 no ELMS; mas com tantas equipes interessadas na categoria, a história será bem diferente em 2016

RIO DE JANEIRO – O blog dá sequência à análise do que poderemos ter no European Le Mans Series em 2016, agora na classe LMP3. A subdivisão de protótipos que estreou nesse ano com pequeno quorum pode explodir na próxima temporada, já que o ACO e a FIA definiram quem são os cinco construtores credenciados para o fornecimento de chassis para os (muitos) interessados. Some-se a isso o fato de motor, câmbio e pneus serem de um único fabricante, o que ajuda na contenção dos custos e no “rachuncho” entre os pilotos que entram com $ para garantir suas vagas.

A situação para a próxima temporada é, a princípio, bem mais atrativa e quem vai enchendo os cofres é a Onroak Automotive, construtora dos protótipos Ligier JS P3. As encomendas junto à organização de Jacques Nicolet se multiplicam feito coelhos. E não faltam interessados, principalmente da terra da Bastilha. Aliás, os LMP3 terão inclusive uma corrida extracampeonato, só para eles, como preliminar das 24h de Le Mans.

Veja a situação das possíveis escuderias e dos times já confirmados:

AKKA-ASP

A equipe Auto Sport Promotion, com o patrocínio da AKKA, pode inscrever um protótipo LMP3 e assim fazer sua estreia com esse tipo de carro no ELMS. Mas até o momento, pouco se falou a respeito. Esse carro tem mais chance de ser visto no VdeV do que na competição sancionada pelo ACO.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Baleares Automotive (BA Equipe)

Artur Deutgen pretende confirmar a presença de sua equipe, a Baleares Automotive, na próxima temporada do ELMS, com um chassi Ligier JS P3. O carro deve chegar ao time alemão em fevereiro e fazer assim os primeiros testes antes da estreia em Silverstone. A participação em provas do VdeV não está descartada. Pilotos e patrocinadores ainda não foram definidos.

Previsão: 1 carro

CPB Sport

O francês Sylvain Boulay, após o fracasso do projeto sul-africano Bailey LMP2, está de volta: a CPB Sport é a mais nova equipe confirmada com um protótipo LMP3 para o próximo ano. Mas ao contrário da maioria, que vem optando pelos chassis Ligier, a equipe de Alès terá um ADESS 03 para disputar o ELMS e também o VdeV Endurance na temporada que vem.

Previsão: 1 carro

DC Racing

O time de David Cheng estreou este ano no AsLMS e deve participar do ELMS no próximo ano com o mesmo Ligier JS P3 que disputará a temporada no certame asiático. Thomas Laurent seria um dos confirmados a bordo, mas Yvan Muller apareceu com uma proposta mais, digamos, sedutora e levou o garoto de 17 anos.

Previsão: 1 carro

Duqueine Engineering

A escuderia sediada em St. Martin de Valgagues tem a pretensão de estrear no ELMS pela classe LMP3 e até já comprou seu carro – logicamente um Ligier JS P3, cujo primeiro teste foi feito pelo piloto francês Nelson Panciatici. Como plano B, podem acabar disputando o VdeV.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Eurointernational

A tradicional equipe italiana chefiada por Antonio Ferrari, que até na Fórmula Indy já esteve, agora direciona suas armas para a divisão LMP3 no ELMS. Os primeiros testes já foram realizados em Imola e Misano Adriatico, tendo Giorgio Mondini a bordo com o novo carro e a escuderia comprou não só um, mas dois chassis Ligier JS P3 com o intuito de disputar o certame continental.

Previsão: 1 ou 2 carros

Extreme Limite Racing

A organização francesa que já passou pelo próprio ELMS, WEC e 24h de Le Mans com o protótipo Norma M200, além de disputar várias temporadas do VdeV, regressa às competições internacionais em 2016 com – que novidade! – um Ligier JS P3. Eles acertaram a compra do equipamento em junho e já estão de posse do carro, com o qual já devem ter efetuado alguma quilometragem. Falta fechar o pacote de orçamento e de pilotos.

Previsão: 1 carro

G-Private Racing Services

Mais uma equipe da Alemanha com planos de ingressar no ELMS e na classe LMP3: a G-Private Racing fechou, no início do segundo semestre, um acordo para receber dois chassis fabricados pela ADESS AG, também na Alemanha. A ideia é ter dois bólidos em todo o campeonato, mas se não fecharem patrocínio, correm com apenas um e o que sobrar fica como carro-reserva.

Previsão: 1 ou 2 carros

Graff Racing

O time de Pascal Rauturier já fez a estreia do seu carro – Ligier JS P3 – na etapa derradeira deste ano, no Estoril, como teste para o próximo ano. Aliás, a equipe foi a primeira a receber o protótipo construído pela Onroak Automotive para esta categoria. Eric Troulliet, que leva boa parte do orçamento para a manutenção do time, está confirmadíssimo a bordo junto a Paul Petit e Enzo Guibbert. No segundo carro, o que é uma surpresa, uma tripulação 100% made in USA, formada por Sean Rayhall, John Falb e Bob Corliss.

Previsão: 2 carros

IMSA Performance

Afastada desde o fim de 2014 das competições internacionais, a equipe de Franck Rava e Raymond Narac candidata-se a voltar ao ELMS e até cogitou-se a participação na LMP3 com um protótipo Ligier. Mas a esta altura dos acontecimentos, com tamanha demanda de fabricação e compra de chassis – sem que saibamos se a Onroak vai honrar os pedidos – uma presença da IMSA Performance nesta categoria é bem pouco provável.

Previsão: não devem participar

Lanan Racing

Uma das participantes da primeira temporada completa da classe no ELMS, a Lanan Racing é até o momento a única equipe interessada em inscrever um protótipo Ginetta-Juno LMP3, já que Lawrence Tomlinson abortou a continuidade do Team LNT como equipe “oficial” da fábrica britânica para 2016.

Previsão: 1 carro

Murphy Prototypes

Cogitada como possível participante na LMP3 para formar um time júnior de pilotos, a Murphy Prototypes não deve alimentar muitas esperanças de presença com qualquer que seja o carro cogitado para 2016 nesta divisão.

Previsão: não devem participar

N’Race

Mais uma organização francesa que pinta como possível candidata a uma inscrição na LMP3 em 2016, a N’Race tem experiência nas provas do VdeV e já teria adquirido um chassis Ligier JS P3 para a empreitada.

Previsão: 1 carro

Panis-Barthez Tech 1 Racing

Confirmada no ELMS para a classe LMP2 em 2016, a equipe formada pelo antigo piloto de F1 Olivier Panis mais o goleiro campeão em 1998 pela seleção da França Fabién Barthez em parceria com a Tech 1 Racing, também deve dar as caras na LMP3 com um protótipo Ligier. Eric Debard é o primeiro piloto confirmado para a primeira temporada do time.

Previsão: 1 carro

Prime Racing

Equipe sediada no Grão-Ducado de Luxemburgo, a Prime Racing teria adquirido um Ginetta-Juno LMP3 para a disputa do ELMS em 2016 ainda no primeiro semestre deste ano. Porém, os planos não foram ainda divulgados e não há nenhum indício de participação desta equipe na próxima temporada. Vamos aguardar.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

RLR Motorsport with Mike Smith Motorsport

A RLR Motorsport, que fez uma temporada parcial da LMP3 em parceria com a University of Bolton, agora juntou-se à Mike Smith Motorsport com vistas ao campeonato do ELMS em 2016. Receberam seu novo carro, um Ligier JS P3, e estão fazendo testes desde o mês passado, com o objetivo de escolher pilotos para o certame e para possíveis aparições no VdeV.

Previsão: 1 carro

Scuderia Villorba Corse

A organização italiana que participou de praticamente todo o ano de estreia da LMP3 a partir da etapa de Imola, permanece com Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto para a temporada 2016, trocando de carro. Sai o Ginetta-Juno e entra (que novidade!) o Ligier JS P3.

Previsão: 1 carro

S024! by Lombard Racing

Em sua campanha de estreia no ELMS na classe LMP3, em paralelo com o envolvimento na LMP2, o time francês vai alinhar um Ligier JS P3 e Thomas Dagoneau é o primeiro nome confirmado a bordo.

Previsão: 1 carro

Speed Factory

Os espanhóis da Speed Factory, que fizeram quatro provas na LMP3 neste ano, devem competir a tempo inteiro em 2016. A exemplo da RLR Motorsport, trocaram o modelo Ginetta-Juno pelo Ligier JS P3. O time sediado em Alcasser deve ter dois protótipos alinhados na próxima temporada. Jesús Fuster e Álvaro Fontes foram os primeiros nomes confirmados.

Previsão: 2 carros

Sport Garage

Pouco provável que a Sport Garage, equipe que disputa há vários anos o GT Tour e o VdeV, com passagens no Blancpain Endurance Series, invista num programa LMP3 para 2016.

Previsão: não devem participar

SPV Racing

Vem de uma associação entre uma equipe da Suécia e outra da Espanha uma nova equipe para a disputa do ELMS em 2016 na classe LMP3, com pretensão de passar em pelo menos dois anos para a LMP2, consequentemente buscando em 2018 uma inscrição nas 24h de Le Mans: com base na Costa do Sol, em Málaga, a SPV Racing já testa desde setembro seus Ligier JS P3. Os pilotos Borja Garcia, Alan Sicart e Frëdrik Blomstedt fizeram os primeiros quilômetros do bólido. A direção técnica é de Raúl Garcia.

Previsão: 2 carros

Ultimate Racing

Sediada em Rennes, a Ultimate Racing é participante regular do VdeV e está com estreia marcada para o ELMS em 2016 na classe LMP3 com um protótipo Ligier JS P3. É a primeira equipe com 100% de tripulação já confirmada: os irmãos Matthieu e Jean-Baptiste Lahaye terão a companhia do compatriota François Hériau. É a volta de Matthieu às provas internacionais após três anos, desde sua participação no WEC em 2012 pela OAK Racing.

Previsão: 1 carro

United Autosports

Richard Dean e Zak Brown trazem a já tradicional escuderia participante das séries Blancpain e do Britânico de GT para o ELMS, adquirindo dois Ligier JS P3 para uma forte campanha rumo ao título logo na temporada de estreia do time na LMP3. A prova que o time trabalha sério é a contratação de Alex Brundle, que também já esteve no WEC, para disputar toda a temporada e liderar a escuderia. Mark Patterson e Mike Guasch também foram confirmados.

Previsão: 2 carros

YIL Engineering

Steve Donovan, da Counter Solutions, adquiriu no início do segundo semestre um protótipo Ligier JS P3, cujo running foi entregue a YIL Engineering da Grã-Bretanha. Mas embora o carro esteja dentro do regulamento do ELMS, pode acabar participando apenas de provas do VdeV e de eventos britânicos de Endurance.

Previsão: 1 carro ou não devem participar

Yvan Muller Racing

Uma das principais novidades para a LMP3 e o ELMS é a estreia da equipe do multicampeão do WTCC Yvan Muller, indicando o futuro do piloto da Citroën dentro do automobilismo. Após o próprio Yvan experimentar um Ligier JS P3, foi fechada a compra de dois chassis para 2016. Thomas Laurent é o primeiro nome confirmado. A equipe também disputará o GT Tour no próximo ano – além dos certames de Superturismo e Mitjet. Agenda cheia!

Previsão: 2 carros

Comentários