IWSC 2016 – Silly Season GTLM (atualizado)

cobb-sebringtest-2374-copy-1
A nova BMW M6 GTLM, aqui em testes no circuito de Sebring, é uma das muitas novidades para a temporada 2016 do IMSA Weather Tech SportsCar Championship na classe GT Le Mans

RIO DE JANEIRO – Já atualizamos a situação de equipes e pilotos para a classe GTD do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, então vamos passar à classe principal de Grã-Turismo, a GTLM – que vai ter muita ação em 2016 com a entrada da Ford na jogada e um bom plantel (em qualidade) de carros nas provas longas do início do ano.

Confiram as equipes já garantidas para 2016:

Porsche North America (2 carros)

Em parceria com a CORE Autosport, a Porsche segue firme nos EUA com seu programa de Endurance, mesmo com a redução de envolvimento no FIA WEC. Os dois carros do time ianque poderão ser vistos em Le Mans, inclusive – e no IWSC a equipe vem para defender o título conquistado neste ano por Patrick Pilet. O francês permanece a bordo, ao lado de Nick Tandy, no carro #911. O outro bólido vem com Earl Bamber e Fred Makowiecki. Para as provas do NAEC, a equipe contará com Kévin Estre e Michael Christensen.

Carro #911 – Nick Tandy/Patrick Pilet/Kévin Estre
Carro #912 – Earl Bamber/Fred Makowiecki/Michael Christensen

Corvette Racing (2 carros)

A nova versão do Corvette C7-R, construída dentro do novo regulamento técnico do ACO/FIA, já fez seu debute em testes e aguarda agora o Roar Before The Rolex 24, no início de janeiro, para o primeiro confronto direto contra a concorrência. Nenhuma mudança no que diz respeito aos pilotos titulares, mas mudaram os colaboradores nas provas de Endurance. Surpreendentemente, a Audi cedeu Mike Rockenfeller e Marcel Fässler para participarem das provas iniciais do IWSC em Daytona e Sebring.

Carro #3 – Antonio Garcia/Jan Magnussen/Mike Rockenfeller
Carro #4 – Oliver Gavin/Tommy Milner/Marcel Fässler

BMW Team RLL (2 carros)

Assim como na marca da gravatinha, não houve qualquer mudança substancial no lineup de pilotos da equipe de Bobby Rahal, David Letterman e Mike Lanigan para esta temporada. A grande novidade está no carro: sai o modelo Z4 GTLM e entra a nova M6 GTLM, que já agradou visualmente desde os primeiros quilômetros rodados – mesmo ainda sem a aplicação dos decalques definitivos. A equipe contratou o canadense Kuno Wittmer para colaborar nas provas de Endurance e ao menos em Daytona o time de Ohio terá o reforço do brasileiro Augusto Farfus, de Bruno Spengler e Graham Rahal.

Carro #24 – John Edwards/Lucas Luhr/Kuno Wittmer/Graham Rahal
Carro #25 – Bill Auberlen/Dirk Werner/Augusto Farfus/Bruno Spengler

Chip Ganassi Racing (2 carros)

A mais aguardada estreia da GTLM em 2016 é, sem dúvida nenhuma, da Chip Ganassi Racing e do Ford GT – celebrando este ano meio século da criação do imortal GT40, que massacrou a Ferrari consecutivamente nas 24h de Le Mans entre 1966 e 1969. O ataque da marca do oval azul de Detroit é total e a ordem é entrar para ganhar – ainda mais quando se tem um chefe de equipe exigente feito Chip Ganassi. Os pilotos titulares são muito bons e a equipe terá o mérito de reviver uma parceria bem-sucedida na BMW entre Dirk Müller e Joey Hand. Os demais competidores que irão formar nas provas de Daytona e Sebring ainda não foram indicados – mas tudo indica que devem sair da formação que será anunciada para o FIA WEC.

Carro #66 – Joey Hand/Dirk Müller/pilotos a confirmar
Carro #67 – Ryan Briscoe/Richard Westbrook/pilotos a confirmar

Risi Competizione (1 carro)

Giuseppe Risi e sua escuderia estão confirmados para a próxima temporada do IWSC e devem receber a nova Ferrari F488 GTB apenas após a realização do Roar Before The Rolex 24 – portanto, com pouco tempo para preparar a nova máquina do Cavallino Rampante. Segundo a imprensa internacional, Pierre Kaffer não estará de volta em 2016, o que abre uma interessante vaga de piloto titular. Aliás, ninguém foi confirmado para o campeonato inteiro ainda – tampouco para Daytona e Sebring.

Carro #62 – pilotos a confirmar

Scuderia Corsa (1 carro – NAEC)

A equipe de Giacomo Mattioli conseguiu uma Ferrari F488 GTB para uma campanha parcial na GTLM e vai se empenhar na preparação e inscrição do carro nas quatro etapas do Tequila Patrón North American Endurance Cup. A boa notícia é que o brasileiro Daniel Serra foi confirmado a bordo para Daytona, Sebring, Glen e Petit Le Mans – mostrando que o piloto fez um belíssimo trabalho a bordo do carro GTD do time nos últimos anos. Alessandro Pier Guidi é outro destaque, muito veloz. A dúvida fica por conta do francês Alexandre Prémat, meio imprevisível.

Carro #068 – Alessandro Pier Guidi/Alexandre Prémat/Daniel Serra

SMP Racing (1 carro – Daytona)

Ao menos em Daytona, os russos da SMP Racing irão comparecer com a nova Ferrari F488 GTB assistida pela AF Corse. Três pilotos oficiais de fábrica – Gianmaria Bruni, Toni Vilander e Andrea Bertolini – dão o tom do envolvimento do construtor italiano e do time de Amato Ferrari com este projeto. O russo Viktor Shaitar, que junto a Bertolini e ao compatriota Aleksej Basov sagrou-se campeão do FIA WEC na classe LMGTE-AM completa a tripulação.

Carro #72 – Gianmaria Bruni/Toni Vilander/Andrea Bertolini/Viktor Shaitar

Comentários

  • Essa M6 é linda demais!
    O campeonato tá com uma boa variedade de carros e tem tudo para termos uma belíssima temporada.

    PS: Uma notícia chata é que veio do WEV com a desistência da Nissan com seu protótipo Lmp-1.
    Como amante dessas tentativas mais radicais e de carros esquisitos, confesso que fiquei chateado.

  • Realmente o BMW ficou lindo, e beleza era exatamente o que faltava ao seu antecessor, o Z4…Porém. como não podia deixar de ser, estou ansiosíssimo é para ver o Ford GT na pista…´