Petrov no WEC

vps_20140802_02
Longe do automobilismo em 2015, Petrov volta no próximo ano para o FIA WEC e na classe LMP2, pela SMP Racing

RIO DE JANEIRO – Após um ano sabático, Vitaly Petrov volta às pistas na temporada 2016. O piloto russo de 31 anos, cuja última aparição no esporte foi com uma Mercedes-Benz no DTM (sem marcar ponto algum), vai disputar o Mundial de Endurance (FIA WEC) pela escuderia SMP Racing. O anúncio foi feito na sexta-feira passada, em conferência de imprensa na Rússia.

Com 58 largadas pela F1 nas equipes Renault e Caterham, Petrov foi contratado pela SMP Racing para a vaga do compatriota Mikhail Aleshin, que volta à Fórmula Indy em 2016. “Vyborg Rocket” será uma das atrações da classe LMP2, com o protótipo BR01 Nissan, financiado por Boris Rotemberg e projetado pelo engenheiro italiano Paolo Catone, ex-Peugeot. A equipe russa inclusive estará na disputa das 24h de Daytona, em janeiro – provavelmente sem Petrov, mas ainda com Aleshin – que pode inclusive participar até das 24h de Le Mans se a escuderia assim quiser, pois não há coincidência de datas entre o evento de Sarthe e qualquer prova da Indy no período.

O russo não é propriamente um “Alien” no que diz respeito a Esporte-Protótipos: em 2007, quando ainda estava na GP2 pela equipe Campos, o piloto participou das 24h de Le Mans num protótipo Courage LC75 AER LMP2 da equipe de Noël Del Bello, ao lado da piloto Liz Halliday e de Romain Ianetta. Nos treinos daquela prova, aliás, Petrov deu uma bela “panca” e deixou sua marca na pista francesa. Contudo, na corrida, a trinca acabou desistindo após 198 voltas.

O WEC ganha mais um ex-F1. Contem quantos já temos: Di Grassi, Kobayashi, Sarrazin, Davidson, Buemi, Webber, Bruni, Nakajima, Heidfeld e, agora, Petrov. Dez no total. E podemos ter mais no ano que vem.

Aguardem.

Comentários

  • A verdade é que o WEC é cada vez mais a melhor opção para grandes pilotos, tendo ou não espaço na F1, vide o caso de Hulkemberg, que a categoria do Tio Bernie teve de arrumar um evento (muito do fajuto…) em Baku na mesma data para impedir a debandada do excelente piloto alemão para as 24h de Le Mans do ano que vem…Alonso e Button também já se interessaram e se Massa fosse mais esperto…