Ubiratan Rios, o Bira Louco (1943-2015)

tz 250 bira frente

RIO DE JANEIRO – Através do facebook do Luiz Zamuner, um dos meus contatos, fiquei sabendo da infausta notícia. Morreu hoje, aos 72 anos, o antigo piloto paranaense de Motovelocidade Ubiratan Rios, o “Bira Louco” que fez história no motociclismo brasileiro nos anos 70 e 80.

Tricampeão brasileiro na categoria 350cc, com o lendário modelo TZ da Yamaha, Bira fez parte de uma geração dourada de pilotos que por aqui surgiram em tempos idos, da qual também fizeram parte muitos dos meus ídolos de infância – Walter “Tucano” Barchi, Edmar Ferreira e Denísio Casarini – sem contar Adu Celso, Carlos “Jacaré” Pavan, Cláudio Girotto Fº, Lucílio Baumer, Alex Barros, Antônio Jorge Neto e tantos outros que a memória acabou por esquecer.

Velório e enterro do “Bira Louco” serão hoje mesmo em Curitiba, no Cemitério Municipal da capital do Paraná. E a melhor forma de lembrarmos dele e de outros nomes do esporte a motor sobre duas rodas é exaltar toda essa turma hoje, porque cedo ou tarde, ninguém infelizmente há de se recordar não só do Bira, como também dos outros que aqui citei.

Comentários

  • Pois é, aí você procura a história dele no Google, e não acha nada! Cadê a nossa história? Cadê os documentaristas, escritores, biógrafos? Blogs com informações mínimas, inúteis e visando apenas lucrar com o AdSense existem às centenas… (não estou dizendo que é o seu caso, pelamordedeus).

  • A geração dos pilotos de motovelocidade nascidos nos anos 40 e 50 teve qualidade e quantidade, Bira, Tucano, Denísio, Edmar, Adu Celso (o 1º brasileiro a vencer uma etapa do Mundial, cat. 350) e Jacaré, para mim o mais rápido e talentoso, pena que tenha morrido muito jovem num acidente de rua.
    Girotto e Netinho eram muito bons também, mas a eram só estes dois que realmente se destacavam, e o Alexandre apareceu depois como a última esperança, um talento solitário.( Teve o Gilson Scudeler, que dominou os camp. brasileiros por uma década).
    Hoje na Moto 1000 GP, os vencedores são todos estrangeiros, trazidos para tentar elevar o nível, os brasileiros na Motovelocidade atualmente tem muito a aprender…