Volvo 100% sueca no WTCC 2016

vpr_karlskoga_5-1280x853-630x354
100% Suécia: Thed Björk e Frëdrik Ëkblom serão os pilotos da Volvo na volta da marca ao WTCC

RIO DE JANEIRO – A notícia já é um tanto quanto passada, mas não dá para não falar: a Polestar Cyan Racing, que representará a Volvo no retorno do construtor sueco ao Mundial de Carros de Turismo (WTCC) em 2016 confirmou seus dois pilotos. A esquadra será 100% sueca, para desapontamento de muitos.

Thed Björk, de 35 anos e o veterano Frëdrik Ëkblom, uma década mais velho, foram os escolhidos pela montadora para conduzir o Volvo S60 no próximo ano. Robert Dahlgren, que chegou a guiar para a marca em algumas provas da competição há anos atrás, será o piloto de desenvolvimento e vai defender a Polestar Cyan Racing no STCC (Scandinavian Touring Car Championship).

Björk vem para esta campanha internacional após quatro títulos conquistados nos certames nórdicos, sendo um pela Kristofferson Motorsport com um Audi e três com os Volvo da Polestar e Cyan Racing. O piloto também tem experiência anterior em monopostos – Barber Dodge Pro Series e Fórmula 3000 – e protótipos, tendo disputado as 24h de Le Mans uma vez em 2002, chegando em 11º na geral com um Courage C60 Judd. Também fez duas provas no DTM em 2006 pela Futurecom TME.

O currículo de Ëkblom inclui passagens pela Fórmula 3 alemã e britânica, Indy Lights, CART, IMSA GT, ALMS e ETCC, além do próprio WTCC em temporada parcial – só que há algum tempinho atrás, em 2007. O piloto também participou das 24h de Le Mans em três oportunidades, com um 5º lugar geral como melhor resultado, correndo num protótipo Courage C36 com Jean-Louis Ricci e Jean-Paul Libert. No STCC, o piloto sueco conquistou três títulos e levou também a taça da TTA Racing Elite League, com um Volvo (of course) em 2012.

Comentários