WEC 2016 – Silly Season, classe LMGTE-AM

le-mans-test-finish-order-51
A equipe italiana AF Corse deverá ser uma das participantes da classe LMGTE-AM do WEC em 2016, como tem sido habitual

RIO DE JANEIRO – O blog A Mil Por Hora termina a apresentação do panorama que se avizinha no horizonte do Mundial de Endurance (FIA WEC) para a temporada 2016 com a classe LMGTE-AM. A divisão dos modelos Grã-Turismo que permite carros com um ou mais anos de uso certamente continuará animada no futuro, ainda mais com a qualidade dos equipamentos que devem tomar parte do campeonato – os mesmos deste ano que terminou na LMGTE-PRO.

Contudo, algumas escuderias têm seus programas indefinidos. Das que tomaram parte neste ano, a AF Corse é a única certeza, pois herda o supercompetitivo pacote de carros que disputou o WEC em 2015 na turma de cima. Aston Martin, Larbre Competition, Proton e SMP Racing têm ainda muito o que discutir, mas o envolvimento dessas quatro escuderias é praticamente certo no próximo ano, com uma ou outra modificação no plantel de pilotos e também no esquema de envolvimento dos times na classe.

Vamos às equipes:

Aston Martin Racing

Com a debandada de Roald Goethe e sua Rofgo, a Aston Martin deve ficar restrita a um carro na LMGTE-AM – ou mesmo a nenhum, dependendo da decisão de Paul Dalla Lana, que foi cliente do carro #98 neste ano. O canadense mostrou progressos e quer ficar no WEC. Não está descartada, inclusive, a participação da Beechdean com outro Vantage V8 em eventos isolados no campeonato do próximo ano.

Previsão: 1 carro

AF Corse

A equipe italiana deve permanecer na divisão com um ou até mesmo dois carros, podendo repartir a responsabiliade de alinhar as competitivas Ferrari F458 GTE que serão herdadas da LMGTE-PRO deste ano, com uma outra parceira do time de Amato Ferrari – talvez a Formula Racing, campeã do ELMS ou até a AT Racing, dos Talkanitsa, da Bielorússia. É provável também a permanência de François Perrodo e Emmanuel Collard na escuderia em 2016.

Previsão: 2 carros

SMP Racing

Os russos têm interesse em alinhar uma Ferrari F488 GTB na LMGTE-PRO, mas tudo depende de fatores – técnicos e financeiros, principalmente, já que o SMP Bank tem sérias restrições no mercado por conta dos problemas entre russos e ucranianos acerca do território da Crimeia. Se for gorada a hipótese de passagem à divisão principal, o time de Boris Rotemberg acena com a hipótese até de trabalhar com um ou mais carros na LMGTE-AM em 2016. O desempenho de Viktor Shaitar e Aleksej Basov agradou bastante neste ano em que os dois mostraram muita evolução ao trabalhar com Andrea Bertolini.

Previsão: 1 ou 2 carros

Proton Competition

O próximo ano poderá ser de trabalho duro para o time de Ummendorf, principalmente se for confirmada a associação com a Porsche para a permanência do construtor alemão com pelo menos um LMGTE-PRO, o que a priori inviabilizaria a participação do time com dois carros na LMGTE-AM, tal como vimos neste ano. Outra questão pertinente é o envolvimento de Patrick Dempsey com o WEC: o ator estadunidense pode ter que deixar as competições para se envolver mais em projetos cinematográficos – aliás, ele não disputou as 6h do Bahrein por estar gravando a película “O bebê de Bridget Jones”. Mas, como bom entusiasta, ele poderá até continuar envolvido com o time e participar eventualmente de algumas provas em 2016. A ver.

Previsão: 1 ou 2 carros

Larbre Competition

A equipe de Jack Lecomte vem tentando reunir forças para um projeto de dois Corvette para 2016. Para já, o objetivo é alinhar um C7-R na classe LMGTE-PRO e outro na LMGTE-AM. Mas há sempre a desconfiança dos estadunidenses, principalmente do chefão Doug Fehan, que não acredita muito na palavra do francês. Em todo caso, existe sempre a possibilidade do time herdar os competitivos equipamentos do time ianque e alinhar mais do que um carro em 2016 – mesmo que seja na divisão inferior de Grã-Turismo. Vamos aguardar os desdobramentos.

Previsão: 1 ou 2 carros

Gulf Racing UK

Após um ano bem razoável no ELMS, a equipe britânica tem como ambição ascender ao WEC com seu Porsche 991 RSR. Pelo menos um piloto estaria confirmado – Mike Wainwright, como o gentleman driver. Será interessante ver dois carros diferentes com as cores Gulf em 2016 no FIA WEC.

Previsão: 1 carro

Comentários