24h de Dubai: vai começar a International Endurance Series

10919024_594020214064426_682101895495521286_n
A Black Falcon vai em defesa da vitória conquistada ano passado nas 24h de Dubai – só que, desta vez, com a nova Mercedes AMG GT3

RIO DE JANEIRO – Engana-se quem pensa que a temporada das provas longas em 2016 irá começar com as 24h de Daytona. A Endurance mundial tem início sim em janeiro, mas não nos EUA: as 24h de Dubai são, de fato, a primeira corrida do gênero neste ano – abrindo também a temporada da International Endurance Series powered by Hankook, certame que terá seis outros eventos.

Além de Dubai, outros três circuitos terão maratonas de um dia inteiro – Silverstone, Paul Ricard e Barcelona. As pistas de Mugello, Brno e Zandvoort verão provas com 12h de duração cada.

A prova de Dubai é uma das mais concorridas e, não raro, a lista de inscritos é uma das mais numerosas de todo o ano. Mais de uma centena de carros estarão no circuito dos Emirados Árabes Unidos, com 5,390 km de extensão e 16 curvas. Vencedora ano passado, a equipe alemã Black Falcon estreará a novíssima Mercedes AMG GT3 para defender seu título. O carro #2 terá, entre seus tripulantes, o ótimo holandês Jeroen Bleekemolen e o alemão Maro Engel. A lenda Bernd Schneider está inscrita no #3, que terá também o polaco Michael Broniszewski e também Yelmer Buurman.

Haverá ainda a boa e velha SLS com as portas lembrando asa de gaivota, com alguns bons pilotos feito Adam Christodoulou e Oliver Webb, num terceiro carro da Black Falcon – uma espécie de zebra, podemos dizer assim. Entre outras atrações, a Konrad Motorsport – que também está inscrita para as 24h de Daytona – promete comparecer com um de seus novos Lamborghini Huracán. O próprio dono do time, Franz Konrad, estará a bordo junto aos irmãos helvéticos Rolf e Mark Ineichen, o italiano Fabio Babini e o alemão Christian Englehart.

As principais inscrições das 24h de Dubai são da classe A6, de carros equivalentes ao regulamento GT3 FIA. Aliás, as categorias presentes na prova que abre a International Endurance Series são, além da A6 (dividida em Am e Pro), a 991 – para modelos Porsche GT3 Cup; a SP2 – para carros especiais que não se enquadram em nenhuma outra categoria acima descrita; a SP3 – para carros não enquadrados em nenhuma outra categoria acima e também para os modelos GT4; a TCR – de modelos de Turismo com turbo e capacidade cúbica até 2 litros no motor; A3 – para carros de Turismo, a diesel e gasolina, com cilindrada entre 2 e 3,5 litros para motores aspirados e entre 1,65 e 2 litros para os turbocomprimidos; Cup1 – exclusiva das BMW M235i e – por fim – a divisão A2, para carros movidos a gasolina com cilindrada até 2 litros (aspirados) e até 1,65 litro (turbo).

A lista completa de participantes das 24h de Dubai 2016 está aqui

Comentários