AsLMS: com público recorde, Eurasia faz pole na Tailândia
RIO DE JANEIRO – O Asian Le Mans Series (AsLMS) conseguiu uma façanha inenarrável: um público estimado em mais de 100 mil espectadores foi ao circuito Buriram International, na Tailândia, para assistir o sábado de treinos livres e classificação, definindo o grid da 3ª etapa do campeonato. Pode parecer brincadeira, mas nem o WEC teve públicos assim ano passado – a exceção, claro, foi as 24h de Le Mans, que levam há anos mais de 250 mil espectadores a Sarthe, com folga.
Esse público extraordinário viu o Oreca 03R Nissan da Eurasia Motorsport, que estreia neste fim de semana, conquistar a pole position para a prova deste domingo. O indonésio Sean Gelael fez a volta mais rápida da sessão em 1’26″869, média superior a 188 km/h, batendo o britânico James Winslow, a bordo do Ligier JS P2 Nissan da Algarve Pro Racing, por 0″160.
Oliver Webb estreou pela Race Performance, equipe vencedora das duas primeiras provas do certame em Fuji e Sepang, com o 3º melhor tempo – já a mais de um segundo da pole. O segundo Oreca 03R da Eurasia, que teve Nico Pieter de Bruijn a bordo de última hora, no lugar de Tacksung Kim, ficou em quarto, fechando o plantel dos LMP2.
Para nenhuma surpresa, Ho-Pin Tung fez o melhor tempo entre os protótipos LMP3, com o Ligier JS P3 Nissan da DC Racing. O sino-holandês marcou 1’30″444, pelo menos três segundos melhor que o ADESS 03 do Team AAI, que ficou somente em 11º lugar – o outro carro do time de Taiwan foi o 13º no grid.
A pole da GT foi da Clearwater Racing. Rob Bell levou o McLaren 650S GT3 ao melhor tempo da categoria com 1’33″410, apenas um décimo melhor que o Audi R8 LMS da Absolute Racing. A Nexus Infinity viu sua Ferrari em terceiro na categora, a mais numerosa do grid de 17 carros, com sete unidades.
Dessa vez, os protótipos CN não incomodaram e foram superados por todos os GT inscritos, com o #69 da Atlantic Racing Team superando o #21 da Avelon Formula. Evidentemente, o último lugar do plantel cabe ao Porsche da KCMG Racing, fechando a raia.
Confira o grid completo das 3h de Buriram:
1ª fila
#9 Sean Gelael/Antonio Giovinazzi (Oreca 03R Nissan) – 1’26″869
#25 Michael Munnemann/Dean Koutsoumidis/James Winslow (Ligier JS P2 Nissan) – 1’27″029
2ª fila
#8 Oliver Webb/Niki Leutwiller (Oreca 03R Judd) – 1’27″956
#99 Richard Bradley/William Lok/Nico Pieter de Bruijn (Oreca 03R Nissan) – 1’28″816
3ª fila
#1 David Cheng/Ho-Pin Tung/Thomas Laurent (Ligier JS P3 Nissan) – 1’30″444
#3 Rob Bell/Keita Sawa/Mok Weng Sum (McLaren 650S GT3) – 1’33″410
4ª fila
#5 Jeffrey Lee/Alessio Picariello/Adderly Fong (Audi R8 LMS) – 1’33″587
#27 Joshua Hunt/Dominic Ang (Ferrari F458 GT3) – 1’33″695
5ª fila
#38 Aaron Scott/Nasrat Muzayyin (Ferrari F458 GT3) – 1’33″933
#91 Jun San Chen/Nobuteru Taniguchi/Ollie Millroy (BMW Z4 GT3) – 1’33″970
6ª fila
#89 Masataka Yanagida/Ryohei Sakaguchi/Tanart Sathienthirakul (ADESS 03 Nissan) – 1’33″974
#92 Morris Chen/Hiroki Yoshimoto/Shinya Hosokawa (Mercedes-Benz SLS AMG GT3) – 1’34″048
7ª fila
#88 Tatsuya Tanigawa/Siyu Chen/Junrong Chen (ADESS 03 Nissan) – 1’34″408
#7 Miro Konopka/Fairuz Fauzy (Audi R8 LMS) – 1’35″064
8ª fila
#69 Zen Low/Shinyo Sano (Wolf GB08) – 1’36″285
#21 Denis Lian/Giorgio Maggi (Wolf GB08) – 1’37″335
9ª fila
#51 Paul Ip/Martin Rump/Bo Yuan (Porsche GT3 Cup) – 1’42″614
Se não me engano, ano passado, as 6h de Shangai também teve um público bem além das expectativas, em se tratando de automobilismo na China…isso mostra que o endurance é cada vez mais a modalidade mais interessante para competidores e público…vou procurar algum live streaming dessa corrida..