Especial 24h de Daytona – classe Prototype Challenge

RIO DE JANEIRO – O blog já trouxe aqui e aqui as apresentações das equipes das classes Grã-Turismo para a disputa das 24h de Daytona. Agora é a vez da divisão Prototype Challenge ser dissecada no blog.

Com relação aos chassis, continuam sendo os mesmos Oreca FLM09C baseados no velho Courage LC70 que disputou o European Le Mans Series nos anos 2000. Esses carros ganharam mais dois anos de vida útil, pelo menos, com a adoção de novas centralinas eletrônicas, a introdução do controle de tração – que por conta dos custos era abolido na classe PC – e também um novo kit de aerodinâmica. Os motores Chevrolet 6,3 litros desenvolvidos pela Katech também tiveram seu peso reduzido em cerca de 30 libras (mais ou menos 13 kg).

A divisão continua sendo Pro-Am, mesclando pilotos profissionais e diletantes, com a obrigação de um participante com graduação prata ou bronze. E mesmo as novidades não atraíram equipes novas para o IWSC. Pelo contrário: a RSR Racing de Paul Gentilozzi, que disputou a última temporada com Chris Cumming e Bruno Junqueira, deu no pé. Mas há otimismo, pois algumas escuderias dobraram a aposta e devem ter dois bólidos a tempo inteiro em 2016.

Veja quem são os times e pilotos que estão confirmados na PC em Daytona.

STARWORKS MOTORSPORT
Sede: Fort Lauderdale, Flórida

Proprietário: Peter Baron
Chefe de equipe: Simon Morley
Engenheiro: Stefan Pfeiffer

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Pneus: Continental

Pilotos:

Carro #8 – Renger Van der Zande (ouro)/Jack Hawksworth (ouro)/Chris Cumming (bronze)/Alex Popow (prata)
Carro #88 – Mark Kvamme (bronze)/Sean Johnston (prata)/Maro Engel (platina)/Felix Rosenqvist (ouro)

Tempos no ROAR – 1’42″118 (#8) e 1’42″458 (#88)

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Alex Popow e Renger Van der Zande vão formar a dupla do carro #88 em toda a temporada. Em Daytona, Maro Engel e Chris Cumming completam a tripulação

A equipe de Peter Baron volta a ter dois carros no IMSA Weather Tech SportsCar Championship em 2016, conforme anunciado durante o ROAR Before The Rolex 24. Sem Mirco Schultis a tempo inteiro em 2016, o carro #8 volta a ter o venezuelano Alex Popow como o companheiro do holandês Renger Van der Zande, que venceu duas provas pelo time de Fort Lauderdale ano passado. Nas 24h de Daytona, os dois têm a companhia de Chris Cumming – que em 2016 disputará o FIA WEC pela Tequila Patrón ESM – e do piloto de Fórmula Indy Jack Hawksworth. Para as 12h de Sebring, já foi anunciado o dinamarquês David Heinemeier-Hänsson.

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Campeão europeu de F3, o sueco Felix Rosenqvist faz sua estreia em provas longas nas 24h de Daytona a bordo do carro #88 do time de Peter Baron

O #88 tem Mark Kvamme como o único piloto que disputará a temporada completa, já que sua companheira nas provas de Sprint será a jovem Ashley Freiberg, a serviço da Turner Motorsport em Daytona, Sebring e, possivelmente, em Watkins Glen. Em três das provas do NAEC, estarão a bordo Sean Johnston e o alemão Maro Engel, que é o atual campeão do FIA GT World Cup, em Macau. O campeão europeu de F3 Felix Rosenqvist faz sua estreia nas 24h de Daytona, completando a tripulação.

Nos testes do ROAR, os dois carros andaram bem e tiveram desempenho quase semelhante.

BAR1 MOTORSPORTS
Sede: Plain City, Ohio

Proprietário: Brian Alder
Chefe de equipe: Brian Alder
Engenheiro: John Travis

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Pneus: Continental

Pilotos:

Carro #20 – Johnny Mowlem (ouro)/Marc Drumwright (bronze)/Tomy Drissi (bronze)/Ricardo Vera/Brendan Gaughan
Carro #26 – Adam Merzon (prata)/Don Yount (bronze)/John Falb (bronze)/Ryan Eversley (ouro)/Ryan Lewis (prata)

Tempos no ROAR – 1’42″658 (#20) e 1’44″078 (#26)

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O #20 do time de Brian Alder ainda não tem tripulação 100% definida para as 24h de Daytona

O time de Brian Alder, que conta neste ano com o experiente John Travis cuidando da parte de Engenharia, deve ter dois carros em grande parte da temporada do IWSC. No #20, que teve a presença do proprietário e chefe de equipe no ROAR para ajudar nos acertos, ainda há vagas disponíveis e – de repente – o próprio Alder pode aparecer a bordo, com chances de ser chamado o austríaco Lucas Auer, sobrinho do antigo piloto de F1 Gerhard Berger. Foi ele o responsável pela melhor volta do carro nos treinos de pré-temporada, em 1’42″658. O problema do #20 é a participação do canadense Tomy Drissi, que é afeito a barbaridades ao volante.

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O experiente engenheiro John Travis, com passagens pela Lola, é o trunfo da BAR1 Motorsports na parte técnica

No #26, que fez o penúltimo tempo dos testes na classe Prototype Challenge, o melhor piloto do lote é Ryan Eversley, o que não é nenhuma garantia. O colombiano Gustavo Yacamán chegou a andar pela equipe, mas não fechou nada ainda para a prova do fim do mês.

PERFORMANCE TECH MOTORSPORTS
Sede: Deerfield Beach, Flórida

Proprietário: Brent O’Neill
Chefe de equipe: Frank Parazych
Engenheiro Chefe: Ryan McCarthy

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Pneus: Continental

Pilotos:

Carro #38 – James French (prata)/Jim Norman (bronze)/Josh Norman/Brandon Gdovic/Kyle Marcelli (ouro)

Tempos no ROAR – 1’44″848

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O desempenho da Performance Tech foi abaixo do esperado no ROAR Before The Rolex 24

A Performance Tech Motorsports desta vez não empolga no início do campeonato, talvez pela falta de bons nomes para dividir o #38 com o único piloto full time anunciado, James French. Ao contrário do ano passado, quando a equipe contou com os brasileiros Raphael Matos (atualmente suspenso por um suposto doping) e Gabriel Casagrande, Brent O’Neill teve que buscar alternativas lá mesmo nos EUA. Uma delas, familiar: o veterano Jim Norman faz sua estreia pelo time com o filho Josh. O quarto piloto confirmado é Brandon Gdovic, com passagens opacas pela Nascar Xfinity Series.

Nos testes do ROAR, os resultados não foram empolgantes e o carro #38 terminou com o último tempo entre os oito inscritos da categoria.

PR1/MATHIASEN MOTORSPORTS
Sede: Fresno, Califórnia

Proprietários: Lisa e Bobby Oergel
Chefe de equipe: Bobby Oergel
Chefe de mecânicos: Mike Rey
Engenheiro: John Hayes

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Pneus: Continental

Pilotos:

Carro #52 – Tom Kimber-Smith (ouro)/Robert Alon/Nicholas Boulle/José Gutiérrez

Tempos no ROAR – 1’43″261

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A PR1/Mathiasen Motorsports defende sua vitória em Daytona ano passado cheia de caras novas e o velho conhecido Tom Kimber-Smith

Com a debandada de Mike Guasch para o European Le Mans Series, Bobby e Lisa Oergel buscaram novos patrocinadores e um novo piloto para a disputa da temporada completa do IWSC, ao lado do experiente e rápido Tom Kimber-Smith. Egresso da IMSA Prototype Lites, Robert Alon foi o escolhido para competir full time em 2016 e nas 24h de Daytona a equipe dará chance a dois novos nomes – Nicholas Boulle e o mexicano José Gutiérrez.

Nos testes do ROAR, a equipe – que por muito pouco não fechou um acordo com a Honda para usar o protótipo HPD ARX-04b na turma de cima – ficou no meio do pelotão, mas bastante satisfeita com seu desempenho. A PR1/Mathiasen corre para defender o título conquistado no NAEC e a vitória obtida nas 24h de Daytona ano passado.

CORE AUTOSPORT
Sede: Rock Hill, Carolina do Sul

Proprietário: Jonathan Bennett
Chefe de equipe: Morgan Brady

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Pneus: Continental

Pilotos:

Carro #54 – Colin Braun (ouro)/Jonathan Bennett (prata)/Martin Plowman (platina)/Mark Wilkins (prata)

Tempos no ROAR – 1’42″423

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A julgar pelo histórico, a CORE Autosport larga mais uma vez como favorita à vitória na Flórida e, principalmente, ao título de 2016 – que poderá ser o terceiro seguido para Jonathan Bennett e Colin Braun

Atual bicampeã do IWSC na categoria Prototype Challenge, a CORE Autosport é uma das equipes mais vitoriosas com este tipo de carro e quer repetir a dose em 2016, contando como sempre com a dupla formada por Colin Braun e Jonathan Bennett, já bastante entrosada. Nas 24h de Daytona, o britânico Martin Plowman reforça o time, que terá o canadense Mark Wilkins no NAEC.

Para nenhuma surpresa, o carro #54 foi bastante rápido no ROAR Before The Rolex 24, especialmente no primeiro dia de atividades. Missão cumprida, a escuderia até se deu ao luxo de poupar o carro na última sessão, embarcando de volta para a Carolina do Sul. Agora, é esperar para que a história seja bem diferente de 2015, quando a equipe perdeu uma corrida praticamente ganha a poucos minutos do fim em Daytona, por causa de um acidente.

JDC/MILLER MOTORSPORTS
Sede: Lakeville, Minnesota

Proprietário: John Church
Chefe de equipe: John Church
Chefe de mecânicos: Josh Kerrigan
Engenheiro: Burke Harrison

Carro: Oreca FLM09C
Motor: Chevrolet LS7 Katech 6,3 litros V8
Pneus: Continental

Pilotos:

Carro #85 – Chris Miller (prata)/Stephen Simpson (prata)/Misha Goikhberg (prata)/Kenton Koch

Tempos no ROAR – 1’43″491

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O carrinho amarelo da JDC/Miller Motorsports teve desempenho bem razoável nos testes de pré-temporada

Quinta colocada na classe em 2015, a equipe de John Church promove o campeão da IMSA Prototype Lites Kenton Koch para fazer sua estreia no IWSC e logo nas 24h de Daytona. Mas o piloto não deve fazer a temporada completa – e a equipe só tem o russo-canadense Misha Goikhberg como único nome confirmado a tempo inteiro. Koch e o sul-africano Stephen Simpson aparecem por enquanto apenas para a primeira prova do ano e Chris Miller está garantido nas quatro provas do NAEC.

No ROAR, o carro #85 – agora todo pintado de amarelo – teve desempenho satisfatório, com a melhor volta em 1’43″491, sexta mais rápida entre os oito bólidos presentes na Flórida.

Comentários

  • Rodrigo, é um pouco off topic, mas estive procurando na programação da FOX Sports 2 as 24h de Daytona e não encontrei nada. Não haverá nenhum tipo de transmissão (primeira e última hora, compacto)? Obrigado