Roar Before The Rolex 24: brasileiros fazem melhores tempos do domingo

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Em seus primeiros treinos no Daytona International Speedway defendendo a Tequila Patrón ESM, Pipo Derani foi muito veloz e acabou com o melhor tempo do Roar Before The Rolex 24 (Foto: John Dagys/Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – Os brasileiros riram por último no domingo, dia de encerramento do Roar Before The Rolex 24. Oswaldo Negri começara o dia com o melhor tempo, cravando 1’39″438 – quatro décimos melhor que o Mazda SDR-14 de Joel Miller/Tom Long/Ben Devlin. À tarde, foi a vez de Pipo Derani mostrar a habitual velocidade para terminar os treinos coletivos de pré-temporada com a melhor marca entre os 53 carros que treinaram no Daytona International Speedway.

Novato na pista da Flórida, Derani marcou 1’39″249 e assim ele e Negri encerram com um 1-2 de protótipos Ligier JS P2 HPD. Cabe lembrar que a Tequila Patrón ESM, escuderia na qual o piloto de 22 anos disputará o WEC em 2016, deve fazer apenas esta corrida e as 12h de Sebring com o novo propulsor 3,5 litros turbo do construtor japonês, optando pelo bloco Nissan para o Mundial que começa em abril com as 6h de Silverstone.

As boas surpresas dos treinos foram, sem dúvida, o DeltaWing DWC13 e os protótipos Mazda SDR-14, com ótimos tempos. Não é, contudo, garantia de confiabilidade mas, no caso da Mazda, é um salto e tanto. Os carros com motor diesel eram lentos e motivo de piada na classe Prototype nas duas últimas temporadas. Com bons pilotos feito Jonathan Bomarito, Tristan Nuñez, Spencer Pigot e Ben Devlin, podem dar algum trabalho na primeira prova do campeonato.

Hoje, na Prototype Challenge, os melhores tempos das duas sessões foram do #54 da CORE Autosport – 1’42″531 e do #8 da Starworks, que fechou os treinos do Roar com a marca mais rápida do Roar em 1’42″113, com o piloto da Fórmula Indy Jack Hawksworth a bordo. No cômputo geral dos três dias, o sueco Felix Rosenqvist também foi muito rápido e registrou a segunda marca com o #88 da equipe de Peter Baron. Lucas Auer treinou com o #20 da BAR1 Motorsports, deixou ótima impressão e ficou em 3º.

Na divisão GTLM, os Corvettes C7-R foram os mais rápidos nos dois treinos do domingo. Oliver Gavin registrou 1’45″106 com o #4 de manhã e Antonio Garcia, na última sessão, rodou em 1’45″227. Mas o melhor tempo da categoria foi de um dos três novos carros que estreiam este ano na categoria: a BMW M6 GTLM sai do Roar com a melhor volta em 1’45″088, com o alemão Lucas Luhr. Aliás, registre-se que a categoria teve diferenças ridículas entre os 10 carros que treinaram – sinal de que teremos, de novo, muito equilíbrio ao longo do campeonato que está por se iniciar no fim de janeiro.

A GTD fechou os testes com o Porsche 991 GT3-R #22 da Alex Job Racing, tripulado por Leh Keen, marcando 1’47″852 de manhã. Na última sessão, em que 14 dos 22 carros inscritos treinaram, Damien Faulkner acabou com a melhor marca a bordo do Dodge Viper #93, em 1’47″960. Assim, Keen fechou os treinos com o melhor tempo do Roar, mas os Lamborghini Huracán mostraram muito bom desempenho e se destacaram, com o italiano Mirko Bortolotti alcançando bons tempos a bordo do #48 da Paul Miller Racing.

Comentários

  • Será que ainda vai acontecer algum ajuste de performance feito pela direção da categoria na classe Protótipos antes da prova ? Porque se houver não duvido nada que os protótipos DP sejam favorecidos e voltem a aparecer na frente.

  • Oi Rodrigo! Ouvi boatos que os DPs estão “sandbagging”, escondendo o jogo, o que vc acha?
    E gostaria de deixar um comentário, essa Tequila Patrón com motor Nissan vai brigar lá em cima. Que faaaase dessa Honda…
    abraço
    Carlos Del Valle