MENU

28 de janeiro de 2016 - 22:29IMSA

Surreal: Porsche faz o melhor tempo das 24h de Daytona, mas não sai na pole…

912-Porsche-Rolex-24-Qualifying-600x400

Nick Tandy foi o mais rápido dos treinos classificatórios, mas por segurança, os protótipos largam à sua frente. Surreal…

RIO DE JANEIRO - Sabe aquela sensação de “ganhar e não levar”? Pois a Porsche sentiu isso na pele nos treinos classificatórios das 24h de Daytona. Os dois 991 RSR oficiais de fábrica inscritos na classe GTLM foram os mais rápidos entre os que arriscaram entrar numa pista molhada e traiçoeira, cheia de aquaplaning à medida que a água acumulava e a chuva engrossava na Flórida. Beneficiados principalmente pelo bom comportamento dos pneus Michelin e também pela chuva que não caía com tanta força durante a qualificação – que acabou interrompida em bandeira vermelha por um acidente com o carro guiado por Gianmaria Bruni, Nick Tandy e Fred Makowiecki acabaram como os dois pilotos mais rápidos da classificação.

Tandy fez sua melhor volta em 2’01″408 e Mako em 2’02″364. Mas quando a largada for dada neste sábado, nenhum deles estará na primeira fila do grid. Por uma questão de segurança, os protótipos da classe principal é que vão liderar o pelotão, seguido dos carros da Prototype Challenge. Por isso mesmo, o privilégio da pole position é de uma equipe estreante na categoria – a SMP Racing.

37-SMP-BR01-Rolex-24-Qualifying-600x400

Mikhail Aleshin, na estreia do BR01 Nissan em terras ianques, vai largar na pole position neste sábado

Com o protótipo BR01 Nissan, o piloto russo Mikhail Aleshin superou todas as expectativas e liderou o pelotão de 13 bólidos de sua divisão, com o tempo de 2’05″793, nono melhor na geral. Pipo Derani, também estreante nas 24h de Daytona, conseguiu um ótimo resultado apesar das péssimas condições da pista na hora da classificação – além da chuva forte, escureceu de forma assustadora na Flórida e os carros das divisões de protótipos treinaram de faróis acesos. Derani marcou 2’06″304 e Oswaldo Negri ficou em terceiro na categoria – 2’07″432.

Com três protótipos LMP2 liderando o grid, o melhor DP foi o Corvette #10 da Wayne Taylor Racing, o mesmo no qual andará Rubens Barrichello e que teve Ricky Taylor a bordo na qualificação. Alex Wurz, recém-aposentado no WEC, andou no #01 da Chip Ganassi e ficou com o quinto melhor tempo. O segundo Ford EcoBoost Riley DP, que tem a mesma tripulação que venceu a prova ano passado, incluindo Tony Kanaan, larga de 7º lugar. João Barbosa preferiu não arriscar nada com o Corvette DP #5 da Action Express que terá entre os tripulantes Christian Fittipaldi e a lenda Scott Pruett, e parte da décima posição.

20-BAR1-Motorsports-Rolex-24-Qualifying-600x400

A pole da divisão Prototype Challenge foi de Johnny Mowlem

Só para que o leitor tenha uma ideia, o tempo de Johnny Mowlem que deu ao piloto da BAR1 Motorsports a pole da classe Prototype Challenge, foi também melhor que a pole de Aleshin na Prototype. O britânico comanda o pelotão de oito carros da categoria com o tempo de 2’05″708, quase dois segundos mais veloz que o #85 da JDC Miller Motorsports. A equipe campeã da prova – a PR1/Mathiasen Motorsports e os bicampeões da categoria, da CORE Autosport, sequer treinaram. “Poupamos o equipamento para não correr riscos inúteis, afinal é uma corrida de 24 Horas. Não há problema em largar do fim do pelotão”, disse o dono de equipe e piloto Jonathan Bennett.

Na divisão GTD, também deu Porsche: o austríaco Norbert Siedler cravou o melhor tempo da sessão em 2’05″798 – curiosamente, apenas cinco milésimos pior que o tempo de Aleshin com seu protótipo, mas cravado logo no início da sessão, quando a pista ainda estava em condições menos precárias. Marc Basseng foi o segundo mais rápido do lote de 22 carros com o novo Lamborghini Huracán GT3 da Konrad Motorsport e Leh Keen foi o terceiro mais veloz com o Porsche #22 da Alex Job Racing.

Agora há pouco, no treino noturno, Jan Magnussen foi o mais rápido com 2’05″881 – numa amostra de que as condições da pista pouco melhoraram. Augusto Farfus foi o 2º mais rápido e o outro Corvette C7-R oficial de fábrica ficou com o terceiro tempo.

60-Michael-Shank-Racing-Rolex-24-Qualifying-600x400

Oswaldo Negri é um dos sete brasileiros na corrida que terá transmissão AO VIVO do Fox Sports 2.

O Fox Sports 2 transmite a partir de 17h de Brasília as primeiras horas das 24h de Daytona e domingo, as horas finais da competição. O blogueiro aqui estará nos comentários. Espero que vocês assistam!

8 comentários

  1. Victor de Mattos disse:

    Estaremos acompanhado ansiosamente… corrida promete e se tudo der certo, dobradinha dos Vettes na GTLM. Aproveitando a deixa, otima cobertura da Fox também no WRC. Hoje foi show de bola e parabéns Rodrigo pelos comentários precisos.

  2. ricardo divila disse:

    Epa, o Marc Basseng esta no meu Lambo n28 da Konrad Motorsport, junto com o Babini, Einechen e mesmo o Franz Konrad.
    Abracos\Ricardo

  3. . Giordani Roberto disse:

    Vamos estar atentos aos teus inteligentes comentários.
    Olha na tua agenda se será possivel no próximo dia 10 de Março estares disponivel para o evento de abertura das atividades de 2016 da Confraria dos Jurássicos em Porto Alegre. É um Convite do Coordenador.

  4. Ingo Hofmann disse:

    Este é o tipo de corrida que está fazendo falta no Brasil.

  5. Douglas disse:

    Essa prova promete, por motivos maiores (pergunte para a OiTv) não posso assistir no fox sports 2, então vou ter que me virar pra achar algum lugar que passe a corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>