Direto do túnel do tempo (312)

tumblr_m6n1tmanRi1rod8iso3_1280

RIO DE JANEIRO  –  Esta é uma das últimas aparições de Jacky Ickx a bordo de um carro da Ferrari, equipe que defendeu em 1968 e depois entre 1970 e 1973. Aí está o belga no GP da França (em Paul Ricard, 1973), à frente da Tyrrell de Jackie Stewart , que se atrasara na disputa e o ultrapassaria para terminar em quarto lugar.

A Ferrari 312B3, em sua primeira versão, foi um completo fiasco. Concebido por Mauro Forghieri, o monoposto foi o primeiro a ser montado em estrutura monocoque na história da equipe de Maranello. O serviço, para deixar os italianos de cabelo em pé, foi feito na Inglaterra pela Thompson. E era melhor que não tivesse sido feito: o melhor resultado do carro foi justamente o 5º posto de Ickx na França e a equipe praticamente desistiu do carro, abandonando os GPs da Holanda e Inglaterra – os dois últimos em que a Ferrari deixou de participar numa prova da categoria.

Ickx despediu-se do time no GP da Itália e assinaria com a Lotus após perder a vaga na McLaren para Emerson Fittipaldi. Arturo Merzario segurou a bagaça até o fim do ano, mas nada fez. A Ferrari reconstruiria o carro e teria melhor sorte na temporada de 1974.

Há 43 anos, direto do túnel do tempo.

 

Comentários

  • Ickx também perdeu uma vaga na Tyrrell, nessa de esperar a vaga na McLaren. Ken acabou chamando Jody Scheckter, o “troglodita”, que teve um desempenho acima do esperado no seu primeiro ano na equipe.
    Se o belga tivesse um pouco mais de paciência na Ferrari, os títulos que ficaram com Lauda e Scheckter (já na equipe em 1979), seriam dele.
    Ickx foi um talento versátil, marcado por escolhas erradas.

  • Depois da aula de ambos, tanto o Paulo Pinto como o escriba, passagem rápida apenas para dizer que essa 1ª versão da 312B3 era de fato lamentável. . .

  • Melhores pilotos alemães: Stefan Bellof e Sebastian Vettel. Melhor piloto belga: Thierry Boutsen. Melhor piloto brasileiro: Emerson Fittipaldi. Escrevi isso só para provocar, mas se quiserem levar isso a sério, por mim tudo bem.