#KobaMito

Le Mans Test Day

RIO DE JANEIRO – O “mito” está de volta: a Toyota confirmou no início desta quinta-feira que Kamui Kobayashi vai disputar o Mundial de Endurance pela montadora japonesa, no lugar do recém-aposentado Alexander Wurz. Desse modo, Stéphane Sarrazin e Mike Conway ganham um novo companheiro de equipe, com Sebastién Buemi formando a trinca no outro carro com Anthony Davidson e Kazuki Nakajima.

Fora do WEC após uma passagem pela categoria como piloto da Ferrari, Koba serviu à Toyota ano passado como piloto de testes do programa do WEC, além de disputar a Super Formula com um carro da equipe Kygnus Sunoco Team Le Mans, com a qual obteve alguns bons resultados. Agora o antigo piloto da Fórmula 1 retorna à vitrine internacional como piloto titular do novo Toyota TS050 Hybrid, que será oficialmente apresentado no Prólogo de Paul Ricard, no fim de março. O carro já vem sendo testado e inclusive a montadora divulgou algumas poucas imagens dos treinos realizados no circuito Motorland Aragón, na Espanha.

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Como novidade, além da presença de Koba, a Toyota troca as cores de seu time oficial: sai o azul e entra o vermelho, característico dos carros da marca durante muito tempo. Eu já estava acostumado ao azul – aliás, uma cor que pessoalmente eu gosto muito. Mas os japas preferem assim… paciência.

Amanhã saberemos com que numeração Koba e seus colegas correrão em 2016. O ACO e a FIA divulgam a lista oficial de entradas do WEC, ELMS e 24h de Le Mans.

Comentários

  • Rodrigo, particularmente gosto do azul em carros de corridas também, mas essa nova pintura achei mais interessante que a anterior, pois me lembrava muito os Peugeot …

  • Será que essas novas cores vêem acompanhado pelo novo Powertrain ? V6 turbo e troca pela classe 8MJ como vem se falando nos últimos tempos. O desenho está mais bonito que o novo R18, este está com um bico parecendo de fórmula não muito bonito.

  • Quando se chega ao ponto de avaliar que Maldonado pode fazer falta a categoria é porque a mesma está agonizando. Idolos, mitos, etc, são fabricados a todo momento, e sucumbem ante a propria mediocridade. Maldonado e Kamui Kobayashi são apenas mais dois deles.

    • Discordo. Se existissem blogues e a internet em 1994, tenho certeza que dezenas de pessoas discutiriam a aposentadoria do Andrea De Cesaris. Fique à vontade para discordar, também, mas acho que o Kobayashi é um piloto que também faz falta à Fórmula 1. Vai ser muito bem-vindo ao WEC.

    • Repetindo a discussão lá do blog do Gomes: Nem Maldonado nem Kobayashi são ídolos ou mitos no sentido literal da palavra, e nem são medíocres, na minha opinião.

      A trajetória do Maldonado eu não conheço bem, mas por mais que ele tivesse o apoio da petroleira venezuelana, o cara já ganhou corrida.

      E o Kobayashi, se fosse medíocre, não teria sido chamado pra correr o mundial de endurance por uma equipe de fábrica, na divisão principal. Lembrando: ele não tem nenhum grande apoiador. E chegou a usar crowdfunding pra levantar grana pra tentar manter o lugar na F1. A trajetória pós F1 do japa é bastante digna.

  • Excelente para o WEC o retorno do Koba…no caso do Maldonado, não creio que o WEC, onde faria parte de uma dupla ou trio e tendo que conciliar velocidade com preservação do equipamento, seja a saída…talvez a Indy, que tem um prçamento bem menos ao da F1…
    Sobre o carro da Toyota, quando li que o layout teria o vermelho (além do branco e preto), achei que ficaria mais ou menos no padrão do antigo GT-One. Independente disso, ficou lindíssimo…aliás, sou a favor do que fez a Porsche em Le Mans ano passado…variação de cores por carro.