MP4-31 e W07

mclaren2-1-807x346RIO DE JANEIRO – Em busca do prestígio perdido nos últimos anos, de péssimas temporadas, a McLaren também já está de carro novo para a temporada 2016 do Mundial de Fórmula 1. As fotos do MP4-31 vazaram horas antes do anúncio oficial e a equipe britânica não tardou a revelar o que já deixara de ser segredo.

Seguindo uma tendência dos monopostos já apresentados, o novo McLaren tem a seção dianteira descaindo a partir dos apoios de suspensão, além de uma estrutura lateral mais alta e traseira estreita, em formato garrafa de Coca-Cola, um conceito que, aliás, foi introduzido pela própria McLaren nos anos 80(cortesia do designer John Barnard) e desde então não caiu em desuso.

A expectativa é em torno do desempenho do motor Honda, que por conta de diversos problemas não tinha a potência suficiente para propor um bom desempenho ao carro do ano passado e que neste ano, segundo fontes, teria ganho absurdos 223 HP em dinamômetro, com o uso de novos sistemas de refrigeração e atuando em conjunto com o sistema híbrido, de reaproveitamento de energia.

A ser verdade, a McLaren pode até sonhar em tirar o pé da lama. Mas Fernando Alonso e Jenson Button começam esta temporada como enormes pontos de interrogação dentro do grid da categoria. O importante é não criar falsas expectativas.

mercedes_f1_11-807x346

E por falar em expectativas, é claro que todo mundo espera que a Mercedes-Benz continue na linha de frente com seu novo bólido, o W07 – igualmente apresentado neste fim de semana. Em praticamente tudo, o novo carro é uma cópia-carbono do dominante W06 do ano passado, que deu o terceiro título mundial de pilotos a Lewis Hamilton. De diferente, mesmo, apenas a seção dianteira e as entradas de ar das sidepods, realmente mais estreitas que o carro anterior.

No mais, é um carro para seguir a linha “time que está ganhando não se mexe”. E se continuar dominando com Hamilton e Nico Rosberg, tal como vem acontecendo nos dois últimos anos… pior para os adversários.

Comentários