Ogier soberano

sebastien-ogier-driving-to-victory-in-the-wrc-rally-sweden-2016
Só dá ele: Ogier venceu mais uma no WRC e chegou à mais uma pontuação máxima, desta vez no Rali da Suécia

RIO DE JANEIRO – Ninguém parece ser capaz de superar Sebastién Ogier: o tricampeão do WRC mantém-se soberano neste início de temporada do Mundial de Rali. Após o triunfo em Monte-Carlo, o francês da Volkswagen dominou do início ao fim o Rali da Suécia, prejudicado pela falta de neve e pelo cancelamento de nove dos 21 trechos cronometrados previstos.

Com apenas 12 especiais cumpridas, o evento perdeu um pouco do seu brilho, mas teve coisas muito bacanas – como, por exemplo, a quebra do recorde mundial de salto numa prova do WRC na Suécia. O lendário Colin’s Crest tem uma nova marca: 45 metros, alcançada pelo norueguês Eyvind Brynildsen a bordo de um Ford Fiesta WRC2. Apesar do feito, o piloto não passou do 15º lugar na geral e quarto em sua categoria.

Voltando a Ogier, ele novamente fez a pontuação máxima tal como na etapa de abertura, somando mais três pontos extras com o melhor tempo do Power Stage de Varmullsasen, superando o norueguês Andreas Mikkelsen por três segundos e quatro décimos. Kris Meeke e Thierry Neuville fizeram a mesma marca, mas o pontinho do terceiro lugar coube ao britânico da Citroën. Os dois, inclusive, tiveram um Rali cheio de problemas e ficaram fora da zona de pontuação. Jari-Matti Latvala também segue seu calvário: após um primeiro dia terrível, o finlandês acabou em 26º lugar.

O neozelandês Hayden Paddon igualou o melhor resultado da carreira e chegou em 2º lugar em seu melhor desempenho na neve. O piloto da Hyundai ficou a menos de 30 segundos de Ogier, com Mads Østberg completando o pódio em mais uma bela performance a bordo do Ford Fiesta da M-Sport. Mikkelsen foi o quarto e Ott Tanak fechou os cinco primeiros.

Elfyn Evans levou mais uma vez os pontos da vitória entre os pilotos do WRC2, completando o Rali da Suécia no top 10: o galês foi o 9º colocado. Pontus Tidemand foi o segundo da categoria, perdendo o décimo posto geral para Teemu Suninen no último dia de provas. Esapekka Lappi não pontuou em Monte-Carlo na divisão, embora tenha sido nono colocado na prova de abertura. Na Suécia, o nórdico ficou em terceiro na divisão.

Resultado final do Rali da Suécia:

1. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) – 1.59’47”4
2. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) + 29”8
3. Ostberg-Floene (Ford Fiesta RS Wrc) + 55”6
4. Mikkelsen-Jaeger (VW Polo Wrc) + 1’10”8
5. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) + 1’50”7
6. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) + 2’24”0
7. H.Solberg-Minor (Ford Fiesta RS Wrc) + 2’40”0
8. Breen-Martin (Citroen DS3 Wrc) + 2’44”6
9. Evans-Parry (Ford Fiesta R5) + 5’17”0
10. Suninen-Markkula (Skoda Fabia R5) + 5’31”6

Classificação do WRC após duas etapas:

1. Sebastién Ogier – 56 pontos
2. Andreas Mikkelsen – 33
3. Mads Østberg – 27
4. Hayden Paddon e Dani Sordo – 18
6. Ott Tanak – 16
7. Thierry Neuville – 15
8. Stéphane Lefevbre – 10
9. Elfyn Evans e Henning Solberg – 6
11. Craig Breen – 4
12. Esapekka Lappi – 2
13. Armin Kremer, Teemu Suninen e Kris Meeke – 1

Comentários