PWC: 93 carros confirmados para rodada inaugural no COTA

CbW2jtcUYAAGode
O português Álvaro Parente é um dos principais nomes confirmados para a abertura do Pirelli World Challenge no COTA

RIO DE JANEIRO – O primeiro fim de semana de março será mesmo movimentado no automobilismo internacional: além da primeira rodada do Australiano de GT e do International V8 Supercars Series, o Pirelli World Challenge fará sua primeira rodada na temporada 2016 no Circuito das Américas (COTA) em Austin, capital do Texas.

Um total de 93 carros consta na primeira lista de entradas divulgada pelos organizadores do evento. São sete subclasses, divididas em três corridas e duas baterias no fim de semana. As divisões GT/GTA/GT Cup correm juntas, a GTS corre sozinha e as demais, TC/TCA/TCB, também correm juntas. O plantel é de 30 carros na primeira, 17 na segunda e incríveis 46 na terceira divisão de categorias.

A série GT/GTA/GT Cup é a mais interessante porque reúne os modelos Grã-Turismo, sempre atrativos e velozes. Serão onze marcas diferentes – Audi, Cadillac, McLaren, Mercedes-Benz, Porsche, Nissan, Acura, Bentley, Aston Martin, BMW e Ferrari – brigando no seletivo circuito do Texas, que ano passado já sediara a prova de abertura, inclusive com direito à chuva como convidada inesperada. O atual tetracampeão do PWC Johnny O’Connell vem para defender seu título e tentar um inédito pentacampeonato a bordo do Cadillac ATS-V.R – agora pintado de vermelho – e com um novo companheiro de equipe, Michael Cooper, campeão do PWC ano passado na divisão GTS e substituto do dispensado Andrew Pilgrim.

Na K-PAX Racing, além da estreia do português Álvaro Parente e da ascensão do campeão da GT Cup, Colin Thompson, à turma de cima, o time terá a estreia de Austin Cindric, filho do presidente do Team Penske, Tim Cindric. A equipe tem o suporte oficial da McLaren e seu modelo 650S GT3, cada vez mais competitivo. Outra atração é a volta do “Red Dragon” da Gainsco/Bob Stallings, revivendo a velha parceria com Jonathon Fogarty no carro #99. O excelente Patrick Long vai substituir Ryan Dalziel na equipe EFFORT a bordo do Porsche #31 e JD Davison promete seguir dando trabalho com o Nissan da Always Evolving. A Bentley será representada neste ano não pela Dyson, mas sim pela Absolute Racing, alinhando Andrew Palmer e Adderly Fong.

A divisão GTA, com seis pilotos inscritos, tem como principal nome o mexicano Martín Fuentes, que já esteve no hoje Weather Tech SportsCar Championship. Ele vai alinhar uma Ferrari F458 GT3 da Scuderia Corsa. Na GT Cup, cinco carros serão vistos no COTA, entre eles os de Sloan Urry e Preston Calvert, que disputaram a temporada passada. A GMG promove a volta de Alex Welch às pistas e os pilotos Corey Fergus (campeão da divisão TC em 2015) e Will Hardeman completam a lista de entradas.

Apesar do bom grid, notam-se ausências entre os times inscritos. Vários protagonistas do último ano estão de fora: a equipe R. Ferri Motorsport, que alinhou um carro ano passado para o vice-campeão Olivier Beretta, não regressa para 2016, assim como a NGT Motorsport de Ramez Wahab, a alemã Reiter Engineering, a TRG-Aston Martin Racing e a Dragonspeed, campeã da classe GTA em 2015 com o piloto Frankie Montecalvo.

Comentários