Um grid “vitaminado” no ELMS 2016

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Dez carros a mais que o ano passado: o ELMS tem incremento do grid graças à nova divisão LMP3 (Foto: Laurent Chauveau/Endurance-Info.com)

RIO DE JANEIRO – O Automobile Club de l’Ouest (ACO) e a FIA divulgaram há pouco as listas de entradas do WEC e das 24h de Le Mans. Sobre elas, o blog terá postagens em instantes. Vamos começar falando do European Le Mans Series (ELMS), que terá uma prova a mais em 2016 em relação ao último campeonato e um grid ainda maior, por conta da febre que se tornou a nova classe LMP3 entre os times. Se em 2015 a classe veio de forma tímida, neste ano houve um “boom” de participantes. Serão nada menos que 20 carros – quase 50% do total de 44 carros anunciados por Gérard Neveu, CEO do WEC e do ELMS.

A Ligier (leia-se OAK Racing) fez a festa: serão nada menos que dezenove carros do construtor francês e somente um Ave-Riley, alinhado pela Murphy Protoypes. Nenhum Ginetta, carro que venceu todas em 2015, tampouco o ADESS 03 e muito menos o Dome foram vistos na anabolizada lista de entradas da categoria.

São muitas as equipes novas para este campeonato: inscrita com bandeira dos EUA, a United Autosports entra com dois carros, assim como a própria OAK Racing, a também francesa Graff Racing e a Eurointernational, da Itália. Os demais times vêm com um bólido e em relação ao último ano, somente a Villorba Corse, a By Speed Factory e a RLR Msport permanecem. Todas, evidentemente, com carros novos. Também estão entre as atrações a nova equipe de Olivier Panis e Fabién Barthez e o time de Yvan Muller, quatro vezes campeão do WTCC.

Na classe principal, quinze LMP2 estão confirmados. A grande novidade é a presença da equipe de Yves Courage, alinhando um protótipo BR01 Nissan construído por Paolo Catone para a SMP Racing de Boris Rotemberg. É o primeiro carro comercializado da equipe russa na Endurance. A classe assiste ao regresso da Race Performance, campeã da última temporada do AsLMS e quatro novos times estreiam: Dragonspeed, IDEC Sport, SO24! by Lombard Racing e Panis-Barthez Competition, com o próprio Fabién Barthez, goleiro da seleção francesa campeã da Copa de 1998 e da Euro 2000 a bordo. Como sócio e piloto.

Por fim, a divisão LMGTE vem com somente nove inscritos, mas com algumas novidades: a TDS Racing passa da GTC para esta classe com um Aston Martin Vantage V8 GTE, tornando-se assim a nova parceira do construtor britânico nas pistas internacionais. Proton Competition e AF Corse respondem por dois carros cada e a Beechdean AMR também integra a lista oficial de entradas do ELMS, com mais um Aston Martin. Serão de novo três marcas na pista, uma vez que o Corvette C7-R ainda não será visto no Europeu – pelo menos, por enquanto.

A lista de inscritos do ELMS 2016 está aqui abaixo.

ELMS2016 Provisional Season Entry list 1st Driver 03022016.xls

Comentários

  • Grid excelente é pouco. Expectativa de mais um grande campeonato.

    Só fiquei um pouco decepcionado com a divisão LMP3, não pela quantidade de inscritos, que é ótima, mas por ter se tornado, pelo menos esse ano, praticamente um campeonato mono-marca, já que quase todos correrão com o chassi Ligier. Se bem que, se as disputas na classe forem boas, ninguém vai reparar muito nisso (inclusive eu). Mas como ainda se trata de uma divisão nova na competição, todos ainda estão meio que procurando a fórmula, e espero, para os próximos anos, que haja um maior embaralhamento de fornecedores de chassis entre os participantes.

  • Estranho a Ginetta, que foi a pioneira na classe LMP3 no ano passado, não ter nenhum carro na classe deste ano. Aliás, as Ginettas Juno, correram sózinhas na ELMS o campeonato todo, à exceção da última prova no Estorial, onde a Ligier LS P3 estreou. Tá certo que foram poucas unidades comercializadas, mas o Lawrence Tomlinson desistiu muito facilmente da disputa. Logo no final do ano passado ele lançou um híbrido da Ginetta Juno, a G57 (oficialmente apresentado na feira da Autosport inglesa em janeiro último) e que será empurrado por um motor Chevrolet LS3, V8 de 6.3 litros! Essa G57 fica portanto fora das competições do WEC. A Ginetta vai sobreviver somente e principalmente do VdeV?

  • Rodrigo, você que é um jornalista super bem informado e um profissional da melhor qualidade, certamente já deve ter ouvido falar da National Auto Sport Association – NASA (não “aquela” famosa) e que organiza campeonatos de automobilismo nos E.U.A., paralelos aos da IMSA, e com sede na Califórnia. Recentemente a NASA criou uma categoria de protótipos e juntamente com a élan motorporsts technologies (pertencente ao grupo do famoso Don Panoz) que fabrica o carrinho que foi batizado de élan NP01. O NP01 nada mais é que um mini LMP atual, construido com chassi tubular de aço , carenagens em fibra de carbono e equipado com um simpático motor Mazda de 4 cilindros, 2 litros e que leva o protótipo a 250 km/h de velocidade máxima nas pistas e com o peso (sem o piloto) em torno de 660 kg. Ele é vendido, basicamente, como kit e custa (preços de 2016) US$ 72.500 no estilo “construa você mesmo” ou pode ser montado pela própria élan, por mais US$8.500. Para não fazer este post ficar enorme, já ficando, vou incluir os site da NASA e da élan, para a sua apreciação.
    https://www.nasaproracing.com/
    http://nasaprototype.com/
    http://elanmotorsports.com/
    P.S. O mini LPM estreou nas 25 horas de Thunderhill, em dezembro último e conseguiu completar a prova inteiro e bem classificado!
    http://www.motorsport.com/endurance/photo/main-gallery/6-clp-motorsports-elan-nasa-np01/
    Desculpe-me pelo tamanho do post.

  • Rodrigo,

    A Greaves não ia para o WEC? Sabe o porque da mudança de planos? Dei uma procurada sobre isso na midia internacional e não achei nada…. Mas na silly-season todos falavam desta trasferência.

    Um abraço,

    Thiago