VF-16: o primeirão da Haas

haas_f1_2-807x346RIO DE JANEIRO – É claro que o blog deixou para o fim da leva de carros novos da Fórmula 1 já apresentados para 2016 aquele que mais chamou a atenção. Não só por ser de uma equipe nova – e que parece promissora, muito mais do que as que surgiram nos últimos anos (algumas delas, inclusive, pereceram, casos da HRT e da Caterham) – mas pelo carro ser talvez o mais bonito, visualmente falando, até agora.

Projeto encomendado junto à Dallara da Itália, o Haas VF-16 teria essa sigla pelo seguinte motivo: VF é uma abreviação em inglês para “very first”. Portanto, uma menção ao fato de ser o primeiro F1 da primeira equipe estadunidense da categoria em 30 anos. E 16, logicamente, porque estamos em 2016.

Mas o motivo oficial é que a empresa Haas Automation, de Gene Haas, é especializada em CNC (Computational Numeric Control), um sistema de controle de automação. E sua primeira criação recebeu o nome de VF1. Logo…

O carro também é prateado como o Mercedes-Benz FW07, mas ficou muito bonito com a aplicação de vermelho na seção dianteira e nas derivas laterais da asa traseira, bem como o nome da empresa que autopatrocina o time também pintado de vermelho. É com essa máquina que Romain Grosjean e Estebán Gutiérrez prometem fazer um bom papel em 2016 – de preferência classificando o VF-16 (que tem motor Ferrari, é bom lembrar) no meio do pelotão para a frente, desde a primeira corrida na Austrália.

Comentários