WRC: falta de neve prejudica Rali da Suécia

7912_Kirkenaer-2016_002_592x333
A passagem por Kirkenaer foi cancelada e o Rali da Suécia perdeu oito das 21 especiais previstas no roteiro; o evento quase foi cancelado, mas está garantido (Foto: Site oficial WRC)

RIO DE JANEIRO – A poucos dias do início da 2ª etapa do Mundial de Rali (WRC), os organizadores do Rali da Suécia se viram às voltas com um problema cabeludo e pouco comum em pleno inverno: a falta de neve e as temperaturas mais altas que o normal nesta época do ano se tornaram o grande obstáculo para a realização do evento. O risco de cancelamento foi enorme e chegou a ser considerado por conta das péssimas condições de alguns trechos selecionados para integrar o percurso da prova que começa na próxima sexta-feira.

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, foi confirmada a supressão de pelo menos oito especiais, o que sem dúvida prejudica o evento como um todo. Ao invés de 21 trechos cronometrados, o Rali da Suécia apresentará apenas treze, numa redução de 331,21 km anteriormente previstos no roteiro para apenas 241,48 km.

Pelo menos salvou-se a especial de Vargasen, notória pelo famoso trecho Colin’s Crest, onde os competidores protagonizam saltos espetaculares – transmitidos ao vivo pela televisão. As duas passagens estão confirmadas pelos organizadores.

Cinquenta e oito duplas foram inscritas para disputar o evento. Sebastién Ogier, vencedor do Rali de Monte-Carlo que abriu a temporada 2016, defende a vitória conquistada ano passado, com desempenho perfeito – incluindo os três pontos conquistados no Power Stage. As novidades em relação à primeira prova são várias: a Hyundai colocou Hayden Paddon no carro #4 em lugar de Dani Sordo, dando ao neozelandês a chance de estrear a bordo do novo i20 do construtor sul-coreano. A Citroën vem com Kris Meeke e mais dois carros, para o Xeque Khaild Al Qassimi e Craig Breen. Henning Solberg também participa com um Ford Fiesta, assim como o saudita Yazeed Al Rajhi.

Já entre os ausentes, nota-se que Stéphane Lefevbre não defenderá a Citroën nesta prova, assim como o Ford de Ott Tanak não será visto nesta etapa. No WRC2, a M-Sport apresentará dois carros. Além do galês Elfyn Evans, vencedor na categoria no Rali de Monte-Carlo, o norueguês Eyvind Brynildsen figura na lista de entradas. A Skoda, principal concorrente da marca do oval de Detroit, terá Esapekka Lappi – desta vez brigando por pontos no campeonato – e o sueco Pontus Tidemand, uma das esperanças locais. A destacar que, em meio aos nórdicos e europeus, uma dupla sul-americana vai encarar o desafio do Rali da Suécia: Augusto Bestard/Fernando Mendonça, do Paraguai, estão entre os 19 concorrentes do WRC2.

A lista completa de inscritos do Rali da Suécia está aqui

Comentários