12h de Sebring, treino livre #3: Albuquerque lidera folha de tempos e Pew bate

12 Hours of Sebring, IMSA WeatherTech Series

RIO DE JANEIRO – A sessão noturna desta quinta-feira de treinos livres das 12h de Sebring acabou antes do previsto. Um forte acidente do Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing, conduzido naquela altura por John Pew, impossibilitou que a prática pudesse terminar no tempo de 90 minutos. Eram marcados exatas 1h12min no cronômetro, quando o piloto do carro #60 bateu na curva 7 do circuito da Flórida.

Felizmente, a pancada foi numa zona de frenagem e o chassi do carro não sofreu grandes danos, o que poderia impedir a participação do time no treino classificatório desta sexta-feira. Pew saiu andando, foi levado de ambulância ao Centro Médico no infield do circuito para exames de praxe e depois foi liberado.

“Senti a traseira travar e o carro rodopiou de uma forma que eu nunca tinha visto antes”, contou o piloto. “Ainda estamos investigando o que possa ter causado isso”, completou. A equipe confirmou pela aquisição de dados que não existiu um problema mecânico aparente e que não houve contato com nenhum outro adversário antes do acidente.

O fim prematuro do treino também prejudicou a adaptação de John Pew às condições noturnas. Ele tinha sido mandado para a pista a fim de fazer as voltas obrigatórias, já que a IMSA exige que os pilotos prata/bronze com menos experiência tenham que cumprir alguns giros. Pew deu apenas sete e acabou ficando com o 15º melhor tempo da sessão.

O carro mais rápido foi de novo da Action Express: o Corvette DP #5 do português Filipe Albuquerque marcou 1’52″832 e o luso foi um segundo inteiro mais veloz que o Mazda LMP2 guiado por Jonathan Bomarito. Mas o tempo de Albuquerque não foi o melhor do dia – Dane Cameron fechou a quinta-feira com o melhor tempo – 1’52″447.

Na Prototype Challenge, a CORE Autosport foi de novo superior às adversárias e Colin Braun estabeleceu a melhor marca em 1’55″077. Lucas Luhr foi o mais veloz da principal divisão de Grã-Turismo com a BMW M6 GTLM – que está andando muito bem em Sebring, cravando 1’59″270. E na GTD, deu Jeroen Bleekemolen no Viper #33, conseguindo virar em 2’03″417.

O último treino livre antes da definição do grid é às 10h15 locais, 11h15 pelo horário de Brasília.

Resultado do treino livre #3 em Sebring, aqui.

Comentários